Saiba tudo sobre a competição nacional que tem no Grêmio o atual campeão.

Um dos campeonatos mais conhecidos no cenário do futebol brasileiro, o Campeonato Brasileiro sub 23 é uma competição criada recentemente, com apenas cinco edições realizadas, e que tem no Internacional o grande vencedor do torneio, com três títulos.

Além do Inter, Grêmio, São Paulo e Ceará, fecham a lista dos vencedores da competição. Inicialmente estruturada para a disputa de 10 times, a competição sofreu alterações, por conta de uma inclusão de mais times pela CBF, organizadora do torneio.

Por curiosidade, o Inter esteve em três das cinco decisões do torneio que já foram disputadas. O atual campeão Grêmio, bateu o Ceará na última final do campeonato, perdendo o jogo da ida por 2 a 1 e vencendo em casa por 4 a 1.

Banco de madeira na grama

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Troféu do Campeonato Brasileiro Sub 23 entregue ao time vencedor. Foto: CBF

O formato de disputa inicial é de dois grupos com oito equipes cada, em que os times se enfrentam em confronto único. Na sequência, uma nova fase de grupos, agora com os quatro melhores times de cada grupo da fase anterior.

Por fim, os dois melhores times se classificam e jogam a fase final da competição para decidir o campeão do Campeonato Brasileiro sub 23.

Entre os destaques do Grêmio no vice de 2019 e na conquista da temporada passada, alguns bons talentos

Competições de base tem como foco principal revelar grandes jogadores para os times profissionais. Pelo Campeonato Brasileiro sub 23, alguns bons talentos passaram pelas equipes montadas pelo Grêmio.

Em 2019, ano do vice-campeonato para o maior rival, o tricolor gaúcho teve alguns destaques individuais e que seriam figuras conhecidas dos torcedores. Um deles é Ferreira. O atacante rápido e habilidoso, que teve destaque no Grêmio ao longo de 2020.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Ferreira é um dos melhores atacantes do Grêmio e busca retomar as grandes atuações do início no tricolor gaúcho. Foto: Globo Esporte

O jogador é visto pelo clube como um dos principais jogadores que podem dar um retorno alto financeiramente ao time gaúcho. Além dele, Ruan, zagueiro, que já foi vendido pelo Grêmio, é visto como uma joia da base do Grêmio.

O zagueiro que fez parte da campanha do time nos campeonatos em 2021, foi vendido ao Sassuolo da Itália, e começa a sua jornada fora do país, em 2022. Outros destaques que permanecem no time do Grêmio são Jhonata Robert e Darlan, titulares do sub 23 em 2019.

Pelo lado do Inter, pouco aproveitamento dos atletas revelados

Um dos clubes brasileiros de melhor relação com a base, o Inter nos últimos anos tem sofrido com os jogadores que saem das categorias de base para o profissional. Por diversos motivos, alguns atletas acabam não rendendo o esperado.

E um desses casos, que ainda não vingou e levanta dúvidas entre os torcedores colorados, é o do atacante Caio Vidal. Rodeado de expectativas por parte da torcida, o atacante nunca conseguiu repetir o papel de destaque da campanha do título sub 23 em 2017, no time profissional do Inter.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Caio Vidal surgiu como grande promessa na equipe do Inter, mas ainda não correspondeu às expectativas. Foto: Site Oficial Internacional

A expectativa do colorado em cima das categorias de base, é conseguir retomar o padrão de revelar grandes atletas, como os atacantes Nilmar e Rafael Sóbis, no começo do século XXI. Além disso, o colorado que sofre com problemas financeiros, tenta solucionar as carências do elenco, com jogadores das divisões de base.

Entre os campeões, um paulista que gosta de revelar bons jogadores

Lucas, Kaká, Casemiro... A lista de grandes jogadores revelados pelo São Paulo é muito grande. O clube paulista que é um dos melhores times nas categorias de base, costuma promover grandes atletas ao seu time profissional.

Nos últimos anos, alguns jogadores como Antony e David Neres, presenças constantes nas convocações do técnico da Seleção Brasileira, Tite, são dois exemplos claros de como o trabalho é bem-feito nas categorias de base do tricolor paulista.

Porém, da conquista de 2018 do Campeonato Brasileiro Sub 23 pelo São Paulo, apenas um jogador foi promovido ao time principal, e é um dos goleiros da equipe paulista. Lucas Perri é o único dos jogadores da campanha vitoriosa no sub 23, que foi promovido e até hoje é um dos goleiros do São Paulo.

O Ceará é campeão do Brasileiro sub 23 de 2020

Após perder a decisão para o Vila Nova no primeiro jogo da final por 2 a 0, o time cearense virou o jogo em casa, e foi campeão do Campeonato Brasileiro sub 23, vencendo por 3 a 1 e fazendo valer o mando de campo.

Conseguindo o resultado necessário para ter a chance de virar o jogo, a decisão de 2020 foi para as penalidades máximas. Nos penais, 4 a 2 para o time cearense, com uma grande exibição do goleiro Diogo Silva, defendendo duas cobranças.

Entre os destaques da campanha do time do Ceará, o zagueiro Gabriel Lacerda foi promovido e é um dos defensores da equipe cearense até hoje. Na temporada seguinte, o Ceará chegaria novamente a grande decisão, dessa vez contra o Grêmio.

Grupo de pessoas posando para foto com a mão no ar

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Jogadores do Ceará comemoram título sub 23 pela equipe. Foto: CBF

Porém, sem a mesma sorte. Vencendo o primeiro jogo em casa por 2 a 1, no jogo da volta, na Arena do Grêmio, o Ceará sofreria uma goleada para o time gaúcho, com destaque para o atacante Elias. 4 a 1 foi o placar da grande decisão.

Mesmo com o time gaúcho sendo superior, a torcida e integrantes do departamento das categorias de base do clube cearense, não ficaram insatisfeito com a campanha do time e parabenizaram a todos os jogadores pelo vice-campeonato da competição.

A CBF ainda não divulgou as datas da próxima edição do Campeonato Brasileiro sub 23, mas você fica sabendo de tudo sobre o futebol nacional e internacional, aqui no Bets!

Compartilhe esse conteudo