Volante formado no Corinthians estava no Shakhtar Donetsk e vai reforçar o time de Vítor Pereira até o fim da temporada
Mal deu tempo de o Corinthians anunciar a contratação de Maycon e o volante já estava no Centro de Treinamentos Joaquim Grava, trabalhando como se nunca tivesse saído do seu lar. Formado no próprio Timão, o jogador de 24 anos vem por empréstimo do Shakhtar Donetsk até o fim da temporada. Ele se junta a Júnior Moraes, que também estava no mesmo time ucraniano.
No vídeo divulgado pelo Corinthians, já foi possível ver o volante conversando com o técnico português Vítor Pereira, reencontrando antigos funcionários do clube e fazendo exercícios físicos. Ele declarou: "Estou feliz de estar aqui, espero poder contribuir, raça e vontade é o que estou disposto a dar e ajudar o clube a conquistar os objetivos esse ano".
A vinda de Maycon foi um excelente negócio para o Corinthians, sob todos os pontos de vista. O clube pagará apenas os salários, sem necessidade de dar algum valor aos ucranianos.
Além disso, sua juventude e força física podem fazer a diferença para um elenco titular envelhecido, não raro acima dos 30 anos, que tem sentido dificuldade para manter o ritmo na segunda etapa das partidas.
No total, Maycon tem 107 jogos com a camisa alvinegra, além de 8 gols. Ele conquistou um Campeonato Brasileiro, em 2017, e o bi do Paulistão (2017-18). Quando saiu do Timão, ao final da temporada de 2018, gerou quase 30 milhões de reais aos cofres do clube.
Maycon será o sexto reforço do Timão para 2022, encerrando momentaneamente a ida ao mercado do clube, que tem até o fim da tarde deste sábado, 2 de abril, para enviar a lista de jogadores da Copa Libertadores da América.
No entanto, a lista final, de 50 nomes, tem fluxo contínuo até 25 de abril, véspera da terceira partida da primeira fase (no caso, contra o Boca Juniors, em casa).
Passagem europeia trouxe maturidade tática
Embora tenha surgido como volante, os quatro anos de futebol ucraniano elevaram o jogo de Maycon. Treinado por portugueses - como Luís Castro, agora no Botafogo -, ele jogou em novas posições no meio campo, cumprindo funções diferentes das que estava acostumado aqui no Brasil.
Assim, a torcida espera que ele contribua para dar dinamismo e energia ao time do Corinthians. Vítor Pereira poderá utilizar Maycon tanto como primeiro volante, dando mais sustentação à defesa, contribuindo na saída de bola, quanto como meio campista como mais liberdade, na mesma função de Paulinho, sendo aquele "todo campista" capaz de cobrir o gramado de área a área.
O novo reforço pode desafogar Renato Augusto e Willian, que têm se desgastado demais nas partidas, além de ser um jogador melhor do que Du Queiroz, ainda com dificuldades para se firmar como titular absoluto do time.