O atleta inglês, Ezri Ngoyo Konsa é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube da Premier League, Aston Villa FC, desde Julho de 2019, quando assinou um contrato junto ao clube, com validade para Junho de 2026.

Konsa atua dentro de campo na posição de zagueiro, defensor, e joga com a camisa Nº 4. O craque tem 1,83m de altura, pesa aproximadamente 77 kg e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) Logomarca do clube Aston Villa.

Além de representar seu clube sempre com muita determinação e profissionalismo, Ezri Ngoyo também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Inglaterra, desde 2017, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção inglesa juvenil, SUB-20, aos 20 anos de idade.

O jogador é assessorado pela empresa ICM Stellar Sports, uma agência especializada em administração e gerenciamento de carreiras para atletas profissionais, principalmente envolvendo jogadores e treinadores de futebol. O valor comercial de mercado do jogador atualmente é de € 25 milhões de euros.

Ezri Ngoyo Konsa nasceu no dia 23 de outubro de 1997, na cidade de Londres, Inglaterra.

Os seus pais são de origem africana, sendo o seu pai nascido na República Democrática do Congo, e sua mãe em Angola. O jogador Konsa possui dupla cidadania, a da Inglaterra e a da República Democrática do Congo.

Porém ele é elegível também para obter a sua cidadania portuguesa, quando desejar.

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS

Durante o período em que ocorreu a Copa do Mundo FIFA SUB-20 em 2017, realizada na Coréia do Sul, o jogador Ezri foi um dos atletas da seleção inglesa que participou e venceu aquele campeonato, com a Inglaterra SUB-20 conquistando seu 1º título, depois de vencer a Venezuela por 1x0 na final.

E durante as semifinais daquela Copa, Ngoyo Konsa teve uma participação brilhante dentro de campo, quando ele e sua equipe derrotaram a Itália, com o placar final de 3x1.

(brentfordfc.com) Ezri Konsa #15, defendendo a seleção inglesa SUB-21, em 2019.

No ano seguinte, no dia 9 de junho, foi realizado o torneio de Toulon de 2018, na França, onde o craque foi convocado para disputar jogos pela seleção SUB-21. Em um jogo contra a seleção do México, que foi a final do torneio, a Inglaterra acabou sendo a grande vencedora do seu 7º título como campeã, ao vencer o México por 2x1. Konsa, porém, não jogou naquele dia, e permaneceu no banco.

O craque inglês garantiu o seu primeiro gol internacional durante os jogos eliminatórios do Campeonato Europeu SUB-21, de 2019. Em uma disputa contra a seleção de Andorra, no dia 11 de outubro de 2018, o placar final daquela partida foi de 7x0, e o gol de Konsa foi marcado aos 28 minutos de jogo, no estádio Saltergate.

Depois de realizar belas jogadas dentro de campo, o craque continuou sendo convocado até os jogos finais daquele torneio.

CLUBES PRINCIPAIS

SENRAB FC - (futebol amador)

Durante a sua infância, em meados de 2008, aos 11 anos de idade, os pais de Konsa o matricularam em um clube de futebol local, de Londres, para começar a obter treinamentos, o Senrab FC.

Ali naquela associação esportiva o jovem jogador passou a treinar com a equipe amadora de futebol, pela modalidade juvenil do clube.

(mirror.co.uk) Ezri Konsa a direita, defendendo o clube Charlton Athletic em 2018.

CHARLTON ATHLETIC FC - (futebol amador e profissional)

Pouco tempo depois, em 2009, Konsa acabou ingressando em outro clube inglês da 3ª divisão, o Charlton Athletic FC, aos 12 anos de idade.

Depois de alguns meses treinando pelas modalidades juvenis do clube, logo a seguir o jogador passou a disputar jogos pelas categorias de base do clube, e com muita dedicação e empenho, acabou subindo de graduação e sendo promovido dentro das diversas etapas do treinamento.

Com o tempo, Konsa acabou sendo convocado para integrar a equipe principal do clube, e inicialmente se manteve permanecendo no banco de reservas. Ele pôde assistir algumas partidas importantes disputadas em campeonatos, contra rivais fortes, tais como o Burnley, entre outros.

Porém, durante a temporada de jogos de 2016/2017, Ezri Konsa realizou sua estreia como um jogador profissional sênior.

No dia 9 de agosto de 2016, durante a 1ª rodada de jogos da EFL Cup, sua equipe enfrentou o rival Cheltenham Town, que venceu o Athletic naquele dia, por 1x0. Konsa se manteve ativo dentro de campo, jogando como um regular, e durante aquela temporada inteira obteve 39 participações em jogos.

Nos jogos seguintes, Ezri Konsa foi usado dentro de campo nas posições de

meio campo e lateral, demonstrando assim muita versatilidade, o que agradou muito seus treinadores.

Depois de demonstrar total comprometimento com a equipe, Konsa foi reconhecido como o Jogador Jovem do Ano.

O craque inglês acabou assinando um novo contrato, no mês de Março de 2017, válido por 3 anos, e continuou atuando como jogador regular durante toda a temporada 2017/2018.

Com a ajuda de Konsa, o clube Charlton conseguiu chegar até as semifinais do playoff da League One, e o jogador acabou alcançando 86 participações em jogos durante aquelas 2 temporadas e meia, como um jogador profissional, no

estádio The Valley, a casa oficial do Charlton Athletic.

No mês de Junho de 2018, o craque mudou de clube.

BRENTFORD FC -

No dia 12 de Junho de 2018, o clube inglês da Premier League, Brentford FC ofereceu ao jogador um contrato válido por 3 anos, e com valores não revelados. Porém, alguns jornalistas esportivos mencionaram que aqueles valores poderiam estar próximos de £2,5 milhões de libras.

Konsa foi o jogador titular no esquema de defesa para o meio de campo, durante a temporada de 2018/2019. Ele marcou seu gol, aos 45’ + 4’ minutos,  durante uma disputa contra o rival Preston North End, no dia 5 de maio de 2019, que resultou em um placar final vitorioso em 3x0, no estádio Griffin Park.

ASTON VILLA FC -

Depois de ser procurado por alguns clubes importantes, que há tempos desejavam obter seu passe, o clube inglês Aston Villa, no dia 11 de julho de 2019,  decidiu arrematar  o craque, por valores não revelados.

Com a sua nova integração junto ao clube Aston, o craque acabou encontrando ali o seu ex-treinador Dean Smith, que cerca de 1 ano antes, havia contratado Konsa para integrar a equipe do Brentford.

A sua estreia junto ao clube aconteceu em uma disputa contra o rival

Crewe Alexandra, no dia 27 de agosto de 2019, durante os jogos da Copa da Liga Inglesa,  na 2ª rodada de jogos.

(timesofindia.indiatimes.com) Ezri Konsa comemorando mais um gol pelo Aston Villa em 2022.

Ezri Konsa já começou marcando seu gol aos 4’ minutos iniciais daquele jogo, sendo que depois, mais 5 gols aconteceram. O placar final daquela disputa ficou em 6x1.

Em outra disputa importante que ocorreu no dia 21 de janeiro de 2020, Ezri Konsa realizou uma assistência perfeita para seu colega, Tyrone Mings, que não perdoou e marcou seu gol,  dando a vitória para o Aston em cima do rival, Watford FC, com placar final em 2x1.

O craque marcou mais um gol, jogando fora de casa, em uma disputa contra o rival inglês, Everton FC, da Premier League, que aconteceu no dia 16 de julho de 2020, em um jogo que terminou empatado em 1x1.

No dia 2 de abril de 2021, depois de sofrer grandes pressões,  vindas de clubes europeus de grande peso, para negociar o jogador, o clube Aston Villa decidiu garantir a permanência de Konsa junto ao clube, oferecendo ao craque uma extensão de seu contrato, para valer até 2026.

No dia 15 de maio de 2022, o craque sofreu uma grave lesão no joelho, que exigirá do jogador uma pausa em seus jogos, temporariamente.

Compartilhe esse conteudo