Norfolk Tides equipe seis vezes campeã da liga

A localidade de Norfolk passou a sediar uma equipe de beisebol profissional no final do século XIX. Com o tempo surgiu o Norfolk Tars, o qual esteve presente do período de 1906 a 1955, membro da Liga da Virgínia.

No entanto, na temporada de 1955, o Norfolk Tars acabou desaparecendo, em virtude da baixa frequência e das grandes perdas financeiras. A localidade então passou por um hiato de seis anos sem a presença de uma equipe de beisebol.

Após o período ressurgiu o Portsmouth-Norfolk Tides, dessa vez como membro da Liga do Atlântico Sul, Portsmouth era uma equipe da cidade vizinha. Com a restruturação houve uma junção dos dois clubes.

No período, os Tides tinham uma afiliação ao Kansas City Athletics da Major League Baseball. O primeiro jogo do Portsmouth-Norfolk Tides foi contra o Charlotte Hornets, conquistando uma vitória em campo por 7 – 4.

Na temporada de 1963, os Tides foram aceitos na Carolina League após perder o contrato e sair da liga anterior. Com a mudança a equipe se renomeou para Tidewater Tides, deixando de se afiliar a qualquer time da Major League em sua primeira temporada na Carolina League.

Todavia, em 1964 a equipe se afiliou ao Chicago White Sox. E nesse ano, com a equipe comandada por Allen Jones, eles se classificaram pela primeira vez na história do clube para os playoffs.

Acabaram derrotando o Kinston Eagles, mas perderam na rodada do campeonato para o Winstom-Salem Red Sox. Mas em 1965 a vitória veio, após derrotar o Penisula Grays nas semifinais, o campeonato da Liga Carolina foi vencido ao superar o Durham Bulls por 2 – 0.

Na temporada seguinte, passaram a ser afiliados do Philadelphia Phillies, e até conseguiram chegar a pós-temporada de 1967 e 1968, mas acabaram derrotados nas finais pelo Durham, e nas quartas pelo Raleigh-Durham nessa ordem.

Novas mudanças de afiliações: entrando na Liga Internacional

A equipe foi nomeada fazendo uma referência náutica à localização da cidade em Chesapeake Bay. Fonte: fashoing.top

A temporada de 1969 iniciou com mudanças, pois o Jacksonvile Suns se mudou para Portsmouth como Tidewater Tides, a equipe passou a ser operada pela Tiderwater Professional Sports, e a ser propriedade dos Mets.

Liderados pelo gerente Clyde McCullough, os mais novos Tides obtiveram um recorde de 76 – 59 em sua primeira temporada como participante da Triple-A, no entanto, foram eliminados nas semifinais dos playoffs da Governor’s Cup.

Na temporada de 1970, os Tides passaram a jogar no Met Park. Na temporada de 1972, o gerente Hank Bauer levou a equipe a ganhar a primeira Governo’s Cup após derrotarem o Louisville Colonels por 3 – 2 nas finais.

Com a vitória, a equipe competiu no Kodak World Baseball Championship, mas apesar de conquistar um recorde de 3 – 2, os Tides foram eliminados. Na temporada de 1973, eles voltaram aos playoffs, mas foram novamente eliminados.

Os Tides anteriores foram substituídos por uma equipe da Internacional League da Triple-A em 1969, apesar disso a nova equipe continuou a história do clube anterior. Fonte: milb.com.

Nas temporadas de 1977, 1979 e novamente em 1981, a equipe apareceu na pós-temporada, mas não conseguiu ultrapassar as semifinais. Mas nas temporadas que viriam a seguir, respectivamente em 1982 e 1983, a equipe daria a volta por cima e ganharia a Governor’s Cup consecutivas.

Na pós-temporada, os Tides enfrentaram o Denver Bears e o Portland Beavers na disputa da Triple-A World Series, um torneio round-robin, vencendo a disputa por 3 – 1. Na temporada de 1985, a equipe ganhou sua sexta Governor’s Cup.

O jogo da semifinal foi contra o Maine Guides, na final a disputa foi contra o Columbus. Apesar das boas conquistas, o clube entraria em um declínio em campo, passando por uma seca de vitórias.

Nas temporadas de 1992 a 1993, foi realizada uma grande mudança. Isso porque, os Mets decidiram vender a equipe para um grupo liderado pelo empresário Ken Young, com a consequente mudança em 1993 do Met Park para o Harbour Park, recém-contruído por um total de 16 milhões de dólares.

Com a mudança de centro de treinamento, a equipe também mudou o nome para Norfolk Tides, nesse mesmo período introduziram seu mascote o Rip Tide.

A equipe de 1995, liderou a liga obtendo um recorde de 86-56, no entanto perdeu a final da Governor’s Cup para o Ottawa Lyns. Como afiliados dos Mets, os Tides fizeram aparições em mais três playoffs de 1996, 2001 e 2005, mas acabaram perdendo nas semifinais.

Após 38 anos com os Mets mudança para o Baltimore Orioles

Na temporada de 2007, após 38 anos afiliados ao Mets, o Norfolk Tides, se afiliou ao Baltimore Orioles. Fonte: tribpub.com.

Desde o período de 2007 que se afiliou ao Baltimore Orioles, os Tides tiveram temporadas de pouco sucesso, apenas com algumas boas vitórias em campo, até a temporada de 2014. Mas na temporada de 2015, a equipe liderada por Ron Johnson se classificou para a Governor’s Cup, mas acabaram perdendo nas semifinais.

Em 2016, a equipe adicionou um novo mascote, o Trinton. Das temporadas de 2016 a 2019, a equipe registrou baixos índices. Já a temporada de 2020 foi adiada devido à pandemia de Covid-19, acabando por ser cancelada completamente.  

Após a temporada a Major League assumiu o controle da Minor League, em uma tentativa de promover melhorias nas instalações, nos salários dos jogadores e muito mais, com a mudança os Tides foram remanejados para a Triple-A East, mas mantiveram sua afiliação ao Baltimore.

O recorde final da temporada foi de 48 – 72, sem angariar muitas vitórias. Em 2022, a Triple-A East ficou conhecida como Liga Internacional, nome que já era utilizado anteriormente.

Se você quiser saber mais notícias sobre o mundo dos esportes, acesse o blog do Bets. Aqui você encontra notícias sobre a equipe do seu coração e curiosidades sobre as demais equipes de diversas categorias esportivas.

Compartilhe esse conteudo