Conheça a história da equipe de Doha e o time busca se firmar como protagonista no cenário local

Quando falamos do Qatar, lembramos que esse ano, a edição da Copa do Mundo de seleções da FIFA, será realizada no país, no final do ano. O país que receberá grandes astros do mundo todo, tem algumas histórias curiosas envolvendo o futebol. E uma delas, é o Al-Ahli.

O clube que tem sua sede em Doha, uma das maiores cidades do Qatar, tem no Khalifa International Stadium a sua casa oficial para os jogos da equipe, e conta com a paixão da sua torcida para incendiar o estádio.

Doha é a capital do Catar e uma das maiores cidades do Oriente Médio

Com uma população de mais de 2 milhões de habitantes, a cidade localizada no Golfo Pérsico, fica localizada ao leste do território do Qatar. Fundada em 1820, foi declarada como capital do país em 1971, quando o país deixou de ser um Protetorado Britânico, e teve a sua independência.

Como a maior parte do Qatar, o crescimento local se deve a um forte investimento e a alta produção de petróleo. Esses dois, inclusive, representam 50% do PIB do país, cerca de 70% das receitas do governo local.

Torre de um prédio

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Doha é uma das cidades mais desenvolvidas do Oriente Médio. Foto: iStock

A produção de petróleo do país é uma das maiores do mundo, e faz com que o Qatar seja um dos países com um dos crescimentos econômicos mais rápidos do mundo. Suas reservas de petróleo são estimadas em 15 bilhões.

A política do Qatar tem na família Al Thani como líder do país, e Tamim bin Hamad Al-Thani como o atual emir do Qatar. Uma linhagem longa, e que se estende desde 1825, que perpetua a família real no poder do país.

Futebol e Doha tem uma relação particular e de muito envolvimento entre o esporte e a população local. Além de contar com seis times na cidade, Doha já recebeu diversos eventos esportivos que tiveram como sede o Qatar.

Entre os eventos realizados, estão duas edições da Copa da Ásia em 1988 e 2011, e a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA em 1995. Além disso, é sede confirmada na Copa do Mundo deste ano, que acontecerá no Qatar.

Fora os eventos de futebol, Doha também já sediou o Campeonato Asiático de Basquete em 2005, o Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Masculino por quatro vezes, o Campeonato Mundial de Squash de 2012.

Doha ainda teve uma candidatura para as Olimpíadas de 2016, que na ocasião, perdeu a disputa para o Rio de Janeiro, e acabou eliminada pelo Comitê Olímpico Internacional pela oportunidade de sediar os jogos.

A preparação para receber as grandes seleções do mundo

Como dissemos antes, há uma grande probabilidade da capital do Qatar receber uma quantidade alta de jogos nos estádios da cidade. E Doha segue a todo vapor para preparar tudo para a competição mundial.

Estrelas como Neymar, Messi, Mbappe, e tantos outros grandes jogadores conhecidos no mundo todo, serão vistos no país nessa edição da Copa, que será realizada no final do ano, ao contrário de todas as outras, realizadas na metade do ano.

A justificativa disso é por conta do clima do Qatar, que conta com temperaturas elevadas na metade do ano, chegando a incríveis 50ºC. No final do ano, a temperatura já é menor, e varia geralmente entre 30ºC e 38ºC.

Estádio de futebol

Descrição gerada automaticamente
Principal estádio da cidade de Doha, é o Khalifa Stadium. Foto: Wikimedia

Doha conta com uma estrutura local muito boa, com transporte de qualidade e fácil acesso a todos os turistas que estiverem pensando em acompanhar in loco o melhor torneio de seleções do mundo.

Na cidade, dois estádios foram oferecidos à FIFA para sediar os jogos, que são o Estádio Ras Abu Aboud e o Estádio Al Thumama. Ambos têm capacidade para 40.000 pessoas e são recém-construídos pelo país para o evento mundial.

A história do Al-Ahli e seu envolvimento com a cidade de Doha

Fundado em 1950 com um nome diferente do atual, o antigo Al Nagah Sports Club e atual Al-Ahli Sports Club é o time de futebol mais antigo do Qatar. Nos primeiros anos do clube, a sede do time de futebol ficava em uma casa residencial.

Em 1972, o Al Nagah se fundiu com outro clube local, dando nome ao atual Al-Ahli Sports Club. A sede do clube, com os equipamentos precários, distantes daquilo pedido e visto nos grandes centros do futebol, sempre incomodaram o corpo diretivo da equipe.

Formado por oito membros, a direção da equipe verde e branco, teve na temporada 1984/85, a estruturação do Al-Ahli, com uma nova sede, equipada com treinamento moderno e instalações de primeiro mundo para os jogadores e comissão técnica.

Estádio de futebol

Descrição gerada automaticamente
O estádio do Al Ahli Sports Club demonstra toda a modernidade e conforto necessários para o futebol atual. Foto: Portal DCB

Ao longo dos anos, a principal conquista da equipe de Doha foi a Emir Copa do Qatar, vencida pelo Al-Ahli em quatro oportunidades, nos anos de 1973, 1981, 1987 e 1992. Além de duas conquistas da Sheikh Jassem Cup em duas oportunidades nos anos de 1999 e 2006.

As participações em torneios continentais são pequenas, com duas oportunidades de jogar a competição da Copa dos Campeões da Ásia, e a equipe sendo eliminada na primeira fase do torneio em 1992/93 e na segunda fase em 1998/99.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Time do Al-Ahli comemora gol em jogo da equipe. Foto: Qatar Scorenet

Atualmente, a equipe de Doha luta pelo primeiro título da Liga Nacional do Qatar, e está na 7ª colocação no campeonato. Além disso, segue firme em busca do quinto título da Copa do Qatar.

Quer saber tudo sobre o futebol no Oriente Médio? Fique ligado no Bets, porque aqui, você não perde nenhum lance!
Compartilhe esse conteudo