O atleta alemão Niklas Sule é um jogador de futebol profissional, contratado pelo clube Bayern de Munique desde 2017. O craque atua dentro de campo como um zagueiro na defesa central, e veste a camisa Nº 4. Niklas tem 1,95 m de altura, pesa aproximadamente 99 kg e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) Logomarca Bayern de Munique.

O craque alemão, além de representar bem seu clube, também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da Alemanha, desde 2010, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção SUB-16.

Niklas Sule nasceu no dia 3 de setembro de 1995, na cidade de Frankfurt, no estado de Hesse, Alemanha.

O avô de Niklas é um imigrante húngaro que foi para a Alemanha. Anos depois, o pai do jogador, Georg Sule chegou a ocupar o cargo de treinador no clube de futebol alemão Rot Weiss Walldorf.

Visto que seu sobrenome é de origem húngara, ele se tornou elegível também para defender a seleção da Hungria. No ano de 2020, Niklas Sule e sua namorada Melissa Halter tiveram um filho.    

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

O craque alemão começou a defender sua terra natal, a seleção da Alemanha, em 2010, pela divisão da seleção juvenil SUB-16. Depois Niklas foi convocado também para integrar os jogos do Campeonato da Europa SUB-17, em 2012.

No ano de 2016, o jogador conquistou uma grande premiação durante os jogos Olímpicos de verão, quando defendeu a seleção Alemã e a equipe levou para casa a medalha de prata.

No mês de agosto de 2016, Niklas foi convocado para disputar dois jogos importantes logo após os jogos olímpicos, contra a Finlândia e depois contra a Noruega.

O espetacular treinador da seleção, Joachim Low, vencedor da Copa do Mundo FIFA de 2014, revelou sobre Niklas: “Max Meyer e Julian Brandt já estiveram conosco defendendo a seleção principal da Alemanha.

E junto com eles, Niklas Sule também lutou muito para conquistar a medalha de prata nos jogos olímpicos. Acho que Sule tem o mesmo perfil de jogo e está pronto para atuar com sucesso junto à seleção”.

Wolfsburg - Alemanha 20 de março de 2019 : jogador alemão Niklas Sule em ação durante o jogo amigável internacional alemanha vs sérvia na arena de volkswagen em wolfsburg.(pt.dreamstime.com)

E posteriormente, em 2018, o atleta garantiu sua vaga na lista dos melhores 23 jogadores alemães, para defender a seleção alemã de Joachim Low, para os jogos da Copa do Mundo FIFA de 2018.

No dia 27 de junho de 2018, Niklas participou pela primeira vez em uma disputa oficial pela seleção alemã na Copa do Mundo, ao enfrentar a Coreia do Sul, no último jogo da fase de grupos, onde a Alemanha perdeu por 2x0 e foi eliminada da Copa do Mundo logo na 1ª rodada. Isso ocorreu pela 1ª vez na história da Alemanha, desde 1938.

E em 19 de maio de 2021, Niklas voltou a ser convocado para a equipe da UEFA Euro de 2020.

PRIMEIROS CLUBES.

ROT WEIB WALLDORF - (futebol amador)

O jovem atleta Niklas Sule ingressou em um clube local, de futebol amador, pelo time juvenil, o Rot-Weib Walldorf, quando tinha cerca de 10 anos de idade, em 2005.

EINTRACHT FRANKFURT - (amador)

Depois no mês de julho de 2006, Niklas ingressou em outro clube juvenil, o Eintracht Frankfurt, quando passou a jogar pelas categorias de base, até 2009.

(marca.com) A dupla Rudy e Sule foram negociados e levados juntos, do TSG Hoffenheim para o Bayern de Munique, em julho de 2017.

SPORTVEREIN DARMSTADT 98 - (amador)

Em julho de 2009, o jovem aprendiz assinou um contrato como jogador amador com o clube Sportverein, e apenas 6 meses depois, ele migrou para o TSG Hoffenheim 1899.

TSG HOFFENHEIM 1899 - (futebol amador e profissional)

No ano de 2010, o craque começou sua trajetória pelo clube TSG, ainda como atleta amador. Porém seus treinadores ficaram impressionados com a atuação do jovem dentro de campo, e ele foi sendo promovido rapidamente nas diversas modalidades das categorias de base do clube.

Dessa forma, em 2012, Niklas passou a fazer parte do time TSG pela equipe reserva, de jogadores profissionais iniciantes, o Hoffenheim II, e seguiu em frente nos seus treinamentos, sempre dando o seu máximo.

A estreia de Niklas Sule aconteceu no dia 11 de maio de 2013, em uma disputa pela Bundesliga contra o Hamburger Sport Verein. O craque jogou somente no 1º tempo, e depois foi substituído por Andreas Ludwig aos 81 minutos.

Durante toda a temporada de 2012/2013, Niklas participou por 2 vezes em jogos da Bundesliga e teve mais 2 aparições nos playoffs de rebaixamento. Apesar de terem sido derrotados no jogo anterior, por 4x1, pelo Hamburger, o clube TSG Hoffenheim venceu a disputa contra o rival FC Kaiserslautern, por 2x1, e conseguiu assim evitar seu rebaixamento, permanecendo na Bundesliga.

Logo após aquela temporada, Niklas passou a se tornar uma peça fundamental dentro do time principal do Hoffenheim. Ele disputou 25 jogos pela Bundesliga e garantiu seus 4 gols na temporada de 2013/2014, contribuindo muito para sua equipe se posicionar em 9º colocado no ranking final do campeonato.

Depois de uma lesão sofrida em seu ligamento cruzado anterior, Sule precisou ficar fora de algumas temporadas, e o rendimento da equipe caiu muito. No final da temporada de 2015/2016, o Hoffenheim havia alcançado o 15º lugar na tabela final da Liga.

Porém ao retornar, totalmente recuperado, na temporada de 2016/2017, o craque demonstrou uma performance surpreendente, e disputou 33 jogos pela Bundesliga. Após várias vitórias dentro de campo, o Hoffenheim deu um salto, ficando posicionado em 4º lugar na Bundesliga.

A partir daquela época vários clubes europeus, como o Chelsea e o Bayern de Munique, passaram a sondar o jogador, com grande interesse.

Foi então que o Bayern decidiu revelar publicamente que havia negociado o craque alemão, junto com outro grande atleta da equipe, Sebastian Rudy, contratando os dois como dupla, no dia 1º de julho de 2017.

BAYERN DE MUNIQUE -

Niklas Sule logo foi nomeado pela equipe como um jogador titular, e sua primeira participação junto ao Bayern ocorreu em uma disputa contra o rival Bayer Leverkusen no dia 18 de agosto de 2017.

Niklas marcou ali o primeiro gol da temporada pela Bundesliga 2017/2018, em um gol de cabeça, depois que seu parceiro de dupla, Sebastian Rudy, efetuou um cruzamento alto para perto da área.

O craque alemão realizou sua estreia pela Liga dos Campeões no dia 12 de setembro de 2017, quando o Bayern enfrentou e venceu o rival Sporting Anderlecht por 3x0.

Niklas participou em 27 jogos pela Bundesliga e garantiu 2 gols. Ele também totalizou 9 aparições na Liga dos Campeões naquela temporada. Naquele período de extremo sucesso, Niklas conquistou seu 1º título pela Bundesliga, sendo que o Bayern finalizou seu torneio com 21 pontos à frente do 2º lugar na tabela, o clube FC Schalke 04.

Niklas Suele do Bayern de Munique comemora após marcar o primeiro gol de sua equipe durante a partida da Bundesliga entre FC Bayern Muenchen e SV Werder Bremen na Allianz Arena em 20 de abril de 2019 em Munique, Alemanha. (Foto de Sebastian Widmann/Bongarts/Getty Images)

Niklas deu início a sua temporada 2018/2019, participando nos jogos da Supercopa da Alemanha de 2018, com a vitória do Bayern por 5x0, contra o rival Eintracht. E no dia 20 de abril de 2019, Niklas garantiu o único gol da vitória, ao marcar contra o oponente Werder Bremen, derrotado por 1x0.

Durante todo aquele período, o Bayern permaneceu no topo do ranking pela Bundesliga. Depois de muitas vitórias, o craque ingressou em um novo clube.

BORUSSIA DORTMUND -

Para a temporada de 2022/2023, o craque aceitou fazer parte do Dortmund, em um acordo de transferência gratuita.




Compartilhe esse conteudo