O atleta uruguaio Marcelo Nicolás Lodeiro Benítez, conhecido também como Nicolás Lodeiro, é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube americano Seattle Sounders FC, da Major League Soccer, desde 2016 e joga com a camisa Nº 10.

(en.wikipedia.org) Símbolo do Seattle FC.

O jogador atua em campo na posição de meio campista ofensivo. Lodeiro tem 1,70m de altura, pesa aproximadamente 69 kg e é um jogador canhoto.

Além de representar muito bem o seu time americano dentro de campo, Lodeiro também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção do Uruguai, desde 2008, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção SUB-20.

Nicolás Lodeiro nasceu no dia 21 de março de 1989, na cidade de Paysandú, Uruguai.

No mês de fevereiro de 2018, o atleta ganhou o Green Card do governo americano, e foi qualificado para representar a MLS, Major League Soccer, como um dos membros de jogadores do elenco da Liga.  

PERFIL DE JOGO DO ATLETA.

O atleta uruguaio Lodeiro tem sido amplamente elogiado por seu perfil dinâmico, talentoso e altamente técnico dentro de campo. O seu potencial de arrancada em corridas e sua velocidade constante com a bola, possibilitam ao jogador se livrar de marcadores persistentes e manter um ritmo de jogo bem frenético.

A sua habilidade nos dribles também tem surpreendido muitos especialistas, que deram o apelido para Lodeiro de “Messi Uruguaio”. Alguns treinadores também já compararam o estilo de Lodeiro, rápido e ao mesmo tempo elegante, com o lendário jogador uruguaio, Enzo Francescoli Uriarte, apelidado em sua época de

“El Príncipe”, devido a sua postura clássica em campo.

A sua visão espacial de jogo também auxilia muito toda a equipe, porque Lodeiro é capaz de realizar passes a longa distância de uma forma quase perfeita.

Apesar de Lodeiro ter uma certa preferência para jogar de modo livre pelo centro, atuando como um meia atacante, ele também é muito versátil e consegue tranquilamente atuar como um ala, ou como um segundo atacante. Uma outra característica de Lodeiro é a facilidade que ele apresenta em jogar com ambos os pés, apesar de ser naturalmente, um jogador canhoto.

Lodeiro também é perigoso para seus rivais, como batedor de faltas, e a sua habilidade em bolas rebatidas também é invejável.

(en.wikipedia.org) Nicolás Lodeiro em 2014, defendendo a seleção do Uruguai.

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

No começo de sua carreira juvenil, internacional, em 2009, Lodeiro realizou ótimas apresentações jogando pela seleção do Uruguai SUB-20. Durante o torneio Sul Americano que ocorreu na Venezuela.

Lodeiro surpreendeu a todos quando marcou 3 gols para sua seleção, garantindo assim a posição de 3º colocado para o Uruguai.

Lodeiro também foi incrível durante o torneio da FIFA SUB-20, que ocorreu no Egito. Ali o craque uruguaio marcou 2 gols em 4 jogos que disputou.

Lodeiro (L) do Botafogo luta pela bola com Fernandinho do Atlético MG durante uma partida entre Botafogo e Atlético MG como parte do Brasileiro Serie A 2013 no Estádio do Maracanã em 26 de outubro de 2013 no Rio de Janeiro, Brasil. (Foto de Buda Mendes/Getty Images)

Posteriormente, em sua carreira sênior, Nicolás Lodeiro realizou sua estreia internacional, em uma disputa contra a seleção da Costa Rica, durante os Playoffs da Copa do Mundo CONCACAF-CONMEBOL, do ano 2010.

Ali, Lodeiro chegou a participar nos 2 jogos do playoff e no jogo de volta, em casa, foi nomeado como o jogador da partida, pela seleção do Uruguai.

Ainda no ano de 2010, com apenas 21 anos, o jogador defendeu a seleção do Uruguai nas finais da Copa do Mundo FIFA naquele ano.

No dia 23 de junho de 2011, Lodeiro marcou seu primeiro gol pelo Uruguai em um jogo amistoso enfrentando a Estônia, que foi derrotada em 3x0. E ainda naquele ano, o atleta participou também nos jogos da Copa América de 2011, quando o Uruguai levou o título e se tornou o grande campeão da competição, realizada na Argentina.

Aquela última partida na final ocorreu contra o Paraguai, que foi derrotado por 3x0, conquistando o 2º lugar, e a seleção do Peru, ficou em 3º colocado. Aquela vitória do Uruguai na final, deu aos “celestes” o seu 15º título na Copa América.

Lodeiro também teve uma participação ativa durante a Copa das Confederações da FIFA 2013, no Brasil, que terminou com a seleção Uruguaia em 4º colocado. Antes de ser desclassificado naquele torneio, o time do Uruguai enfrentou o Taiti, no dia 23 de junho, e aplicou uma enorme goleada no adversário, terminando aquela disputa em 8x0.

Nicolás Lodeiro de Seattle (10) trabalhou entre dois defensores de Atlanta em 15 de julho de 2018 no Mercedes-Benz Stadium em Atlanta, GA. Atlanta United FC e Seattle Sounders FC empataram em 1 a 1. (Foto de Rich von Bieberstein/Icon Sportswire via Getty Images)

Durante os jogos da Copa América Centenário de 2016, que ocorreu nos EUA, o craque foi titular em 2 disputas. E no ano de 2018, fez parte da escolha dos 23 melhores jogadores uruguaios para disputar a Copa do Mundo FIFA 2018, na Rússia.

No mês de março de 2019, Lodeiro foi incluído na lista de 23 jogadores uruguaios, aptos para a Copa América de 2019, que ocorreu no Brasil. E no dia 16 de junho, em um confronto contra o Equador, Lodeiro marcou o 1º gol do jogo, em um resultado final vitorioso de 4x0.

PRINCIPAIS CLUBES.

BARRIO OBRERO FC -

Durante a adolescência de Nicolás Lodeiro, ele ingressou em um clube local de sua cidade, chamado Barrio Obrero FC, para treinar seu futebol pela modalidade juvenil. Pouco tempo depois, um olheiro talentoso chamado Daniel Lopez convidou o jovem atleta de 14 anos, para ingressar no clube Nacional, em Montevidéu.

CLUBE NACIONAL DE FUTEBOL -

Depois de receber treinamentos de alto nível, aos 18 anos de idade, Lodeiro acabou se tornando um profissional do futebol pelo time principal do Nacional FC. Ele fez a sua estreia no jogo contra o Fênix FC, no dia 19 de agosto de 2007. Poucas semanas depois marcou seu primeiro gol como jogador profissional.

Depois de surpreender bastante seus treinadores, Lodeiro continuou firme progredindo e aperfeiçoando seu jogo. Durante os playoffs da pré-Libertadores, o jovem atleta marcou seu gol contra o poderoso River Plate.

Mais adiante em 2009, Lodeiro garantiu 3 gols durante o campeonato e ainda gerou várias assistências durante a Copa Libertadores, o que garantiu ao Nacional chegar até às semifinais da competição.

No mês de abril de 2009, Lodeiro foi reconhecido e nomeado como o 58º melhor artilheiro do mundo pela Organização IFFHS, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.  Com aquele reconhecimento, o jogador passou a ser um dos melhores jogadores juvenis do Uruguai.

SEATTLE SOUNDERS FC -

Depois de se despedir do Boca Juniors, em julho de 2016, Lodeiro assinou com o time americano. Em seu primeiro jogo contra o LA Galaxy, o jogador registrou 124 toques na bola e 94 passes, batendo assim um recorde para o clube.

No decorrer dos jogos, Lodeiro produziu muitos gols e realizou grandes proezas em campo, o que lhe deu a nomeação de maior revelação de jogador estreante da Major League Soccer.

REALIZAÇÕES EM GERAL.

O grande atleta Lodeiro esteve em diversos países defendendo sua seleção, em jogos profissionais na Holanda, Brasil, Argentina e Estados Unidos, e Uruguai.

Lodeiro conseguiu conquistar a Liga Eredivisie em ambas as temporadas pelo clube Ajax e também com a dobradinha em 2015 com o Boca Juniors.

O jogador conquistou títulos com sua equipe do Nacional e pelo Botafogo, além de levar o título da Copa Major League Soccer, de 2016 e 2019 com os americanos de Seattle.

Ele jogou 2 Copas do Mundo FIFA e somou 60 internacionalizações pela seleção do Uruguai.

Compartilhe esse conteudo