Não tenho certeza se alguém poderia ter previsto nas primeiras semanas da temporada, com o que vimos de todos os times desta divisão, exceto os Vikings , que três dos quatro times da NFC North ainda seriam relevantes em dezembro.
Os Vikings agora garantiram uma vaga nos playoffs e, portanto, a divisão, com sua vitória selvagem e de maior retorno na história da NFL sobre o Indianapolis Colts no sábado. Mas então os Lions venceram para levá-los a 0,500 no ano. O Packers também venceu na noite de segunda-feira sobre o doente Los Angeles Rams para melhorar para 6-8 e agora tem 8% de chance de chegar aos playoffs.
Detroit ganhou seis de seus últimos sete. Eles estão em uma sequência de três vitórias consecutivas e, para todos os efeitos, já estão jogando futebol nos playoffs. Uma derrota seria catastrófica para as esperanças do Lions na pós-temporada. Mesmo com os Packers. Mas a diferença entre os dois é o cronograma restante.
Os Lions enfrentam os Panthers no sábado. Eles conseguem que os Bears e Packers terminem a temporada - todos os times que estão abaixo de 0,500. Por outro lado, os Packers têm que enfrentar três times que estão todos acima de 0,500 no resto do caminho, começando com os Dolphins no dia de Natal. É perfeitamente possível que as chances de playoff de cada equipe cheguem até a última semana da temporada, quando eles se enfrentam.
Passei muito tempo jogando na máquina do simulador de playoffs do New York Times, e parece que se há um time que significa mais do que os outros quando se trata de impulsionar os Packers e os Lions, é o Washington. Se você é fã de qualquer um dos times do Norte, deveria estar torcendo muito para que esses caras percam.
Vamos voltar para quando tudo começou: Semana 9. Essa foi a primeira de seis vitórias em sete semanas e, desde então, os LIONS estão em quarto lugar no DVOA geral. Divida isso e eles são o sétimo no DVOA ofensivo e o 10º no DVOA defensivo - ambos os 10 primeiros classificados. Está levando a máquina inteira, mas finalmente tudo se encaixa.
O ataque é comandado por Jared Goff , que vem sendo um dos melhores em cuidar do futebol durante toda a temporada. Goff não lançou uma interceptação em 219 passes consecutivos. É um novo recorde de franquia para Detroit e é a mais longa seqüência ativa na NFL. Ele é o primeiro quarterback do Lions a fazer seis partidas consecutivas sem produzir uma virada.
O resultado é que o Detroit está empatado em oitavo lugar na margem geral de faturamento, ficando em +3 na temporada. Eles também estão empatados em 10º lugar no takeaway, graças ao fato de a defesa ter se fortalecido neste último trecho. E quanto a forçar as viradas, eles têm feito isso durante toda a temporada. Eles conseguiram pelo menos um takeaway em todos os jogos, exceto na semana 1 contra os Eagles . Eles conseguiram 12 nas últimas sete semanas e tiveram três jogos com várias conclusões nesse período.
A defesa também está sendo ajudada pelo surgimento de vários novatos. O lado defensivo Aidan Hutchinson era esperado - é o que acontece quando você é a segunda escolha geral. Hutchinson lidera o time com sete sacks. Logo atrás dele está James Houston , que jogou pelo Jackson State na última temporada. Ele foi promovido do time de treino para a semana 12 e somou cinco sacks em quatro jogos. Eles são o primeiro conjunto de novatos do Lions a postar cinco sacks ou mais na mesma temporada.