Newcastle Northstars equipe da AIHL

Membros da Liga Australiana de Hóquei no Gelo (AIHL) desde 2002, Northstars é considerado um time semiprofissional porque seus atletas não participam em tempo integral e consequentemente recebem pagamento a uma taxa menor do que a de um atleta em tempo integral.

São associados ao clube de hóquei no gelo de mesmo nome e já ganharam seis Copas Goodall (troféu concedido anualmente aos campeões Australian Ice Hockey League - AIHL).

Fundado em 1977, o time Newcastle Northstars é membro da Liga Australiana de Hóquei no Gelo (AIHL) desde 2002. Foto: facebook.com

Inicialmente conhecido como Newcastle Red Wings, o time australiano fazia parte das ligas nacionais da época. Em 1978 tornaram-se North Stars e lideravam a “Super Liga” nacional, quando a pista de gelo em que competiam deixou de existir na cidade de Newcastle a partir do final de 1982.

Com isso alguns jogadores trocaram o Hóquei no Gelo por uma variação do mesmo esporte chamado Hóquei em Linha (jogadores de patins se movendo em uma superfície dura e lisa) e outros tantos se aposentaram.

No ano de 2000, foi aberto a menos de 15 km da cidade uma nova pista de gelo, o Hunter Ice Skating Stadium (HISS) e logo uma comissão local foi criada e o Newcastle Northstars Ice Hockey Club registrado em 2001 com a equipe formada por expatriados canadenses e jogadores locais.

Nessa época, a equipe Sênior B do North Stars ganhou o Campeonato Estadual Sênior B de 2001 e ainda no mesmo ano o Hunter Ice Skating Stadium sediou o torneio Goodall Cup e logo o treinador Garry Doré começou a preparar a equipe para a Liga Australiana de Hóquei no Gelo (AIHL).

A estreia na Australian Ice Hockey League (AIHL)

A equipe australiana detém uma história inigualável: campeões seis vezes da Copa Goodall pela Australian Ice Hockey League (AIHL). Foto: newcastleherald.com.au.

Em 2002, a Liga Australiana de Hóquei no Gelo dobrou de tamanho, passando a ser composta por seis equipes ao invés de apenas três, o que garantiu a entrada do Newcastle North Stars no torneio.

Don Champagne foi nomeado o treinador do North Stars AIHL e Bill Jones o capitão. Entretanto, o time sofria com a falta de jogadores talentosos na região, o que dificultava a formação de uma equipe competitiva.

Por sorte, a liga permitiu que o North Stars convocasse jogadores em Sydney, desde que a participação na equipe fosse feita de forma equânime entre locais e não locais. Assim, na temporada de 2002 a equipe possuía nove jogadores canadenses e oito da região.

A primeira partida na Liga Australiana foi dentro de casa em 04 de maio de 2002, no Hunter Ice Skating Stadium, quando perderam por um placar de 3 – 7 contra o Western Sydney Ice Dogs. A primeira vitória veio 15 dias depois por 4 – 0 no jogo contra o Canberra Knights. Encerraram a temporada em quarto lugar com seis vitórias e dez derrotas.

O ex-técnico da seleção dinamarquesa e canadense, Rob Barnes foi eleito como diretor de treinamento do time australiano na temporada de 2003, quando então os North Stars ganharam seu primeiro troféu na AIHL.

O impacto da contratação de Rob Barnes no time foi, sem dúvidas, positivo. Em 2004 repetiram o feito e durante toda a temporada perderam apenas um jogo. Conquistaram Premiership e o troféu da Copa VIP, antigamente concedido à equipe que terminava a temporada regular em primeiro lugar na classificação geral.

Nas temporadas de 2005 e 2006, conquistaram duas Goodall Cups consecutivas e ambas as vitórias foram sobre o rival Adelaide Avalanche.

Décadas de vitórias

No início, o time sofria com a falta de jogadores talentosos na região, o que dificultava a formação de uma equipe competitiva. Foto: newcastleherald.com.au.

Na década seguinte, os North Stars continuaram com a tradição de vitórias e entre 2007 a 2016 conquistaram a Premier League e terminaram quatro vezes no topo da classificação no final de cada temporada regular da AIHL, ganhando o troféu H Newman Reid Trophy (substituto do Copa VIP) em 2009, 2010, 2012 e 2015.

Na temporada de 2015, o time australiano bateu recordes de equipe: marcou 63 pontos (o seu maior total de pontos por temporada), 152 gols e bateu o recorde de maior diferença de gols do período (+69).

Finalizou a temporada de 2016 como sendo a franquia de maior sucesso na história da Liga Australiana de Hóquei no Gelo da época.

Antes de iniciar a temporada de 2017, o time passou por uma reformulação da marca, alterando o nome de North Stars para Northstars.

Northstars como uma única palavra representava um sentimento de orgulho e nostalgia na equipe, vez que era a identidade do time que jogou em Wharf Road na década de 1980. A volta a essa originalidade e os novos uniformes relembravam ao time seus 15 anos na AIHL detentores de um recorde inigualável: seis Copas Goodall, cinco campeonatos menores e 13 aparições em finais.

Antes de iniciar a temporada de 2017 o time passou por uma reformulação da marca, alterando o nome de North Stars para Northstars. Foto: icehockeynewsaustralia.com

Entretanto, a temporada de 2017 não foi tão boa quanto o esperado. Sob o comando de Andrew Petrie o time australiano terminou em sétimo lugar na Liga Australiana e teve apenas dez vitórias em vinte e oito partidas e um saldo negativo de vinte e sete gols.

A temporada de 2018 terminou com o time ocupando o quinto lugar e treze vitórias e, pela primeira vez na história da equipe, não conseguiram a classificação para as finais consecutivas.

Em 2019, o ex-jogador do Northstars, John Kennedy assumiu o comando da equipe e formou um elenco promissor com contratações de jogadores vindos do exterior. Um deles, conhecido como Sammy Banga, terminou como terceiro artilheiro da liga com sessenta e seis pontos.

Encerraram a temporada vendo uma mudança na maré ruim de derrotas das temporadas anteriores, sendo vice-campeões na classificação da liga e classificando-se para as finais disputadas em Newcastle onde infelizmente perderam.

Se você quiser saber mais notícias sobre o mundo dos esportes, acesse o blog do Bets. Aqui você encontra notícias sobre a equipe do seu coração e curiosidades sobre as demais equipes de diversas categorias esportivas.

Compartilhe esse conteudo