O PFC Neftohimik Burgas é o time da cidade de Burgas, a segunda maior cidade do Mar Negro da Bulgária. Fundado em 1962, o clube passou por altos e baixos, mas nos últimos anos a sua situação ficou mais séria.

O time chegou a ter suas atividades encerradas em mais de uma ocasião. A última delas em 2021, quando estava na Segunda Liga, a segunda divisão do sistema de ligas de futebol búlgaro. Nessa temporada, o time foi desqualificado por problemas financeiros, mas retornou em 2022 disputando a terceira divisão.

Tudo isso não espantou os torcedores dos sheiks, que ajudaram na reestruturação do clube e são presença ativa no Estádio Lazur. Além disso, foram feitas contratações de novos atletas para tentar um retorno à elite do futebol nacional.

Escudo PFC Neftochimic Burgas – créditos da imagem: Wikipedia

Últimas temporadas do PFC Neftochimic Burgas

Após uma campanha ruim na temporada 2013-14, o Neftohimik caiu para o Grupo B, mas não recebeu a licença para participar do campeonato 2014-2015 por questões financeiras. Os patrocinadores então deixaram de financiá-lo e o clube parou de desenvolver o futebol masculino.

No mesmo ano, um grupo de torcedores criou a ONG "Football Club Neftohimik Burgas 1962". O objetivo era preservar a marca e promover uma possível continuidade de sua existência. Na época foi feito um acordo para que o antigo dono cedesse os ativos para a ong e assim preservar a continuidade do clube.

Em 2015, foi anunciada a fusão futura entre o Neftohimik Burgas 1962 e o time profissional PFC Burgas. A intenção é unir as duas gestões e assim construir uma associação forte. O novo clube foi renomeado para PFC Neftohimik Burgas 1962. Na ocasião, a ONG da associação "FC Neftohimik Burgas 1962" votou entre os associados para ingressar como acionista do clube recém-criado.

Em 2015 participou da terceira divisão do Campeonato Búlgaro e terminou na 12ª posição com 38 pontos. No ano seguinte veio a dissolução das divisões "A" FG, "B" FG e "C" e em seu lugar foram criadas a Primeira Liga Profissional, a Segunda Liga Profissional e a Terceira Liga.

Neftohimik Burgas na segunda divisão da Bulgária – créditos da imagem: Ludogorets

A nova Primeira Liga foi formada pelas 10 equipes que competiram na divisão A na temporada de 2015 e outras 4 equipes das divisões inferiores, incluindo o Neftohimik Burgas, que ganhou a vaga por sorteio. Assim, na temporada 2016-17, a equipe começou o novo campeonato como parte da recém-criada Primeira Liga Profissional.

Apesar de iniciar na elite, na mesma temporada o clube foi rebaixado. Na temporada 2017/2018, Os Sheiks competiram na Segunda Liga com muitas incertezas sobre seu futuro. Infelizmente não conseguiu se manter no grupo e foi rebaixado para a Terceira Liga.

Na temporada seguinte, o time ficou na terceira colocação e conseguiu retornar na temporada 2020-21 para a Segunda Liga Profissional. Devido a falta de apoio financeiro, mandou seus jogos para a Arena Sozopol, mas mesmo assim desligou-se da liga.

Já na temporada 2021-22, após uma nova ajuda da ONG, o clube conseguiu participar da terceira divisão do campeonato búlgaro e tenta o acesso para as divisões superiores.

Elenco

O elenco do Neftohimik Burgas foi totalmente renovado para a temporada 2021-22. Foram várias contratações e empréstimos (inclusive de rivais) para que o time pudesse fazer uma temporada competitiva.

É um time com atletas jovens. O time titular conta apenas com jogadores abaixo dos 30 anos. Alguns deles não chegaram aos 20, como o volante Daniel Ivanov, 19, e o lateral esquerdo Georgi Madzharov, 19.

O time titular conta o goleiro Marin Orlinov, 28, os zagueiros Martin Michev, 24, Delyan Ivanov, 21. Na lateral direita o brasileiro Goié, 24, e na lateral esquerda Georgi Madzharov, 19.

No meio de campo, o volante Daniel Ivanov, 19, e os meias Mateja Bajunovic, 21, Dimitar Zanov, 27, e Ivaylo Lazarov, 29. No ataque, o ponta Radoy Bozhilov, 26 e o centroavante Kaloyan Stefanov, 25.

O técnico Zlatko Yankov, contratado em 2021, prefere escalar um time que joga na defensiva, esperando espaços para criar jogadas. Seu esquema tático é o 4 - 4 - 2, com um volante, três meias e dois atacantes.

História

O clube foi fundado por trabalhadores do canteiro de obras da futura estação ferroviária da cidade de Burgas em 1962. Nascia ali um time genuinamente de trabalhadores, inclusive no nome, o "Construtor".

A equipe amadora jogou apenas amistosos e torneios locais até 1964, quando adotou o nome Neftohimik. Com a profissionalização do clube veio o acesso ao Grupo B em 1965. Como era necessário, os Sheiks tiveram que construir seu estádio, que foi inaugurado oficialmente em 1967. O jogo de abertura foi entre as seleções juvenis da Bulgária e da Finlândia.

Em 1970, por uma decisão do Comitê Central do Partido Comunista Búlgaro em Burgas, houve uma fusão entre os times locais, com a unificação das principais equipes. O Neftohimik foi fechado e seus melhores jogadores enviados para Chernomorets.

Somente em 1981, o clube foi reinaugurado e logo fundido com o JSC Lokomotiv (Burgas) e como precisavam de um estádio, utilizaram a casa do Neftohimik, que voltou a vida. O novo time participou de competições entre trabalhadoras até que em 1986 voltou a se profissionalizar ao ser registrado como pessoa jurídica independente.

Em 1987, montou um elenco muito forte e conquistou o terceiro lugar no torneio pela Copa da Bulgária. Era um feito incrível para um time que passou por dissoluções e tinha acabado de se reerguer.

Centro de treinamento Neftohimik Burgas – créditos da imagem: Besoccer

Em 1994, um novo elenco venceu o grupo "B" do Sul e pela primeira vez em sua história é classificado no grupo "A". De 1994 a 1999, o Estádio Neftohimik foi o que apresentou maior média de público na Bulgária devido ao sucesso do time.

Em 1996, o Neftohimik vence a Copa PFL e no ano seguinte consegue o vice do campeonato búlgaro. Com o segundo lugar, participa pela primeira vez de torneios europeus de clubes.

Após boas e más atuações nos campeonatos nacionais, em 2009 o clube é dissolvido mais uma vez. Os atletas foram para clubes recém-criados, como Chernomorets (PM) e o Chernomorets-Burgas (Burgas).

Em 2010, uma nova reestruturação, que veio com o apoio da comunidade, da Câmara Municipal de Burgas e da construtora "Eurobuilding". Houve uma fusão de clubes locais e assim formou-se o novo FC Neftohimik.

Estádio

O estádio que o FC Neftohimik leva suas partidas em casa é a EFbet Arena (Estádio Lazur). É centro esportivo de Burgas, usado para partidas de futebol, rugby, entre outras modalidades esportivas.

Estádio Lazur – créditos da imagem: stadiumdb

Tem capacidade para pouco mais de 18 mil pessoas para eventos esportivos e mais de 20 mil para eventos artísticos e shows.



Compartilhe esse conteudo