A equipe mexicana participou do Mundial de 2000 e surpreendeu, ficou na frente do Real Madrid e do Manchester United.

Foto - Site - Trivela.com.br (Ator que interpretou o Seu Madruga era torcedor do Necaxa)

Quem lembra do famoso seriado mexicano ¨Chaves¨? Muito popular aqui no Brasil e que passou anos no SBT, uma série com bastante humor e que destacou personagens inesquecíveis, que são lembrados até hoje, mesmo com muito tempo depois do seu término. Uma dessas figuras que marcou o seriado foi ¨Seu Madruga¨, interpretado por Ramón, seu personagem foi um dos mais queridos. Seu Madruga era um dos mais próximos do Chaves. Don Rámon se tornou dos mais amados da série. Nascido no México, país que ama o futebol, claro que Rámon teria a torcida por um time, esse clube é o Necaxa.

O Necaxa, tem como cores: vermelho e branco. Inicialmente, sua sede foi na capital do país, na Cidade do México, mas em 2003 houve uma alteração, indo para cidade de Aguascalientes. Região famosa pelas touradas, a cidade fica localizada no centro do México e tem quase 1 milhão de habitantes.

Um dos estádios mais modernos do México, o Estádio Victoria, fica localizado em Aguascalientes, e tem capacidade de 25 mil pessoas, sua inauguração aconteceu no dia 25 de julho de 2003. O primeiro duelo foi contra o Chivas Rayadas de Guadalajara, onde a equipe visitante saiu com a vitória. Essa é a casa do Club Necaxa.

Fundado no dia 21 de agosto de 1923, o Club Necaxa tem algumas alcunhas: Los Rayos, Los Electricistas , Los Rojiblancos, Campeonísimo, Los Once Hermanos, El Equipo de la Década. Seu mascote é um raio. E os torcedores do clube são chamados de Electricista, Necaxista e Rojiblanco.

A sua criação se deu por conta da fusão de duas empresas e pela iniciativa de um escocês. William H. Frasser, o engenheiro era diretor geral da empresa ¨Luy e Fuerza¨, ele tinha interesse em popularizar o esporte na região e resolveu fundir a equipe da sua empresa, com a de outra, a ¨Tranvías¨, o objetivo era participar do campeonato ¨centenário¨.

Dessa iniciativa nascia o Necaxa, que em sua primeira leva reuniu os melhores jogadores das duas empresas, que assim formaram verdadeiro clube de futebol.

Seu presidente atual é Guillermo Cantu, o patrocinador é Caja Popular Mexicana e o material esportivo Pirma. No início do artigo, foi destacado o seriado ¨Chaves¨, esse foi produzido pela Televisa, que também está no meio do futebol, a TV mexicana também foi dona do Necaxa por alguns anos.

Foto - Site clubnecaxa.mx 


A década de 1920 foi para afirmação do clube de futebol no cenário mexicano. Seu torneio de estreia foi na Liga Mexicana, em 1923, e de quebra veio à quinta posição. Na temporada 1924-25 veio o primeiro troféu, a Copa MX, após derrotar o tradicional Club América.

Na sequência vem o bicampeonato, dessa vez o triunfo foi sobre as Astúrias, nessa mesma temporada (1925-26) o time ganharia o apelido de ¨Eletricistas¨. Em 1926, vice-campeonato da Liga, o clube já ganhava uma forma. Sempre presente nas competições. Com esse sucesso o clube inaugurou o próprio estádio, o famoso ¨Parque Necaxa¨.

Se na década de 1920 o clube começava a aparecer, na década de 1930 era uma boa oportunidade chegar o primeiro título da Liga, e ele veio. Em 1932, uma vitória com goleada de 9 a 0 sobre o Atlante. De quebra veio a Copa do México, o que foi dando mais destaque ao clube, que foi coroado como Campeão dos Campeões.

Foto - 139_Historia_17 - Site do Necaxa


O sucesso do Necaxa era tão grande na década de 1930, que o clube representou a Seleção Mexicana em um torneio na temporada 1934-35, e venceu. Foi a Copa da América Central. Um período mágico que veio também com os títulos da Liga, Copa, Distrito Federal e Campeão dos Jogos Nacionais. Os eletricistas estavam em alta.

Los Once Hermanos foi também um dos apelidos marcantes daquela época, isso por conta de seus jogadores estarem bem alinhados no jogo e com um ótimo entendimento dentro de campo. Muito sucesso no período, e em 1942 o clube faria sua última partida antes da profissionalização, um jogo contra o Club España, onde o Necaxa venceu por 4 a 3.

As décadas de 1950-1960, já com a profissionalização, vieram alguns títulos, mas algo que marcou mesmo: foi a vitória contra o considerado melhor time do mundo, o Santos de Pelé, 1961.

Na década de 1970 chegaram os problemas financeiros, com isso a equipe acabou sendo vendida para empresários espanhóis, que transformaram o clube em Atlético Español.

Lembram quando eu falei do grupo ¨Televisa¨, então, chegamos na década de 1980, mas exatamente no dia 21 de julho de 1982, a TV Mexicana comprou o clube e trouxe de volta seu nome original, com um apelido que ficou: o ¨Rayos del Necaxa¨.

Nos anos 1990, e o Necaxa voltou a ser forte. Na temporada 1994-95, conquistou os títulos do Campeonato Mexicano, Copa do México e Recopa da CONCACAF e em 1995 veio a Taça do Campeão dos Campeões.

Para aumentar a sequência, vieram os títulos do Campeonato Mexicano 1995-96 e de 1998-99 (inverno). A Liga dos Campeões da CONCACAF tinha batido na trave em 1996, com o vice-campeonato, mas em 1999 a equipe conseguir ser campeã, título esse que colocou o Necaxa no Primeiro Mundial de Clubes da FIFA, no ano 2000.

Foto - AFP - Site do Uol (Necaxa foi terceiro no Mundial de 2000)


O Necaxa foi o primeiro clube mexicano a participar do Mundial de Clubes da FIFA, que teve a sua primeira edição no Brasil. E não foi uma simples participação!

Aquele Mundial de 2000, foi realizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A final foi no Maracanã, em jogo equilibrado entre brasileiros, onde houve empate em 0 a 0 no tempo normal e o Corinthians acabou vencendo o Vasco da Gama, nos pênaltis, pelo placar de 4 a 3.

Na disputa pelo terceiro, entra o Necaxa. A competição tinha dois grupos de 4, onde o campeão de cada um, tinha vaga na final, o Corinthians venceu o Grupo A e o Vasco venceu o Grupo B. O Necaxa estava no grupo do Vasco, que ainda tinha o poderoso Manchester United e o South Melbourne da Austrália.

Na primeira fase, o Necaxa jogou todos os seus jogos no Maracanã, empatou em 1 a 1 com o Manchester United, venceu por 3 a 1 o South Melbourne e perdeu por 2 a 1 para o Vasco.

Por conta do saldo de gols, a equipe avançou para as semifinais como a segunda colocada do Grupo B, ficando na frente do Manchester United, ambos tiveram 4 pontos, mas os mexicanos tinham 1 contra 0, em saldo de gols. O adversário do Necaxa foi o Real Madrid.

Na disputa pelo terceiro lugar, empate em 1 a 1 no tempo normal, Raul pelos merengues e Delgado pelos mexicanos, foram os marcadores dos gols. Na disputa feita nos pênaltis, o Necaxa venceu o Real Madrid por 4 a 3, e carimbou à vaga no pódio do torneio. Um resultado histórico! O atacante equatoriano, que jogava no Necaxa, Augustín Delgado, integrou a seleção do torneio.

Fique ligado na Bets, e conheça histórias sobre o mundo do futebol!



Compartilhe esse conteudo