Doncic deu um show no domingo em Dallas, marcando 30 pontos apenas no primeiro tempo, e terminando com 44 pontos em 17 de 26 (65,4%) arremessos para ir com cinco assistências na vitória do Maverick por 114-105 sobre o Magic.
Doncic não apenas lidera a NBA em pontuação na semana 3 com 36,4 pontos por jogo, mas também marcou pelo menos 30 pontos em cada um de seus primeiros seis jogos. Quem foi o último jogador a abrir uma temporada em uma sequência tão quente? Michael Jordan em 1986.
Uma das chaves para o início tórrido de Doncic é o fato de que ele está na melhor condição para começar a temporada que vimos em suas primeiras cinco temporadas na NBA. Em vez de jogar em forma ao longo da primeira metade da temporada, Doncic está pronto para jogar desde o primeiro dia depois de jogar pela Eslovênia no EuroBasket na primeira metade de setembro, pouco antes do início do treinamento.
Dê uma olhada nas divisões mês a mês de Luka na última temporada e compare seus números de outubro de 2021 a outubro de 2022. Sua pontuação aumentou 14,2 pontos por jogo, seus rebotes e assistências aumentaram um por jogo e seu field goal efetivo percentual é de até 7,4 pontos percentuais.
E no espírito do Halloween, aqui está algo assustador para o resto da NBA: Luka ainda tem espaço para melhorar em seu arremesso de 3 pontos. Ele está apenas arremessando 22,6% de profundidade até agora nesta temporada; ele acertou 35% de arremessos de 3 pontos em cada uma das duas últimas temporadas e é 33,4% em sua carreira.
Luka pode manter sua sequência de jogos de 30 pontos viva esta semana, enquanto os Mavericks jogam o terceiro e quarto jogos de um homestand de cinco jogos no início da temporada? Os Mavericks abrem a semana contra um dos times surpresa da temporada jovem, o Utah Jazz 5-2, na quarta-feira, antes de fechar a semana contra os Raptors na sexta-feira.
Donovan Mitchell, Cleveland
O Cleveland Cavaliers sabia que estava recebendo três vezes o All-Star quando trocou por Donovan Mitchell nesta offseason, mas o que Mitchell fez em seus primeiros seis jogos superou todas as expectativas para as primeiras semanas com um novo elenco.
Mitchell se encaixou perfeitamente com o Cavs, que começou com 5 a 1 e tem médias de 32,2 pontos, 7,3 assistências, 4,5 rebotes e 1,7 roubos de bola por jogo, enquanto arremessando 49,6% do campo e 45,5% da distância de 3 pontos em mais de nove tentativas por jogo. Todos esses números representariam os melhores da carreira para o guarda do sexto ano, assim como seus 38,9 minutos por jogo.
A questão é se esse nível de jogo é sustentável para Mitchell individualmente e para os Cavaliers como um todo. Eles abrem a semana 3 com um confronto televisionado nacionalmente com o atual campeão da Conferência Leste, o Celtics, na quarta-feira, antes de pegar a estrada para enfrentar Detroit e as duas equipes de Los Angeles.
Milwaukee Bucks
Há apenas um time invicto na NBA entrando na semana 3 e é o Milwaukee Bucks 5-0.
Os Bucks possuem a defesa mais bem classificada da liga, permitindo apenas 102,6 pontos por 100 posses. E depois de ficar com 90 pontos na vitória de abertura da temporada sobre o Sixers, os Bucks marcaram pelo menos 110 pontos em cada um dos últimos quatro jogos.
Tenha em mente que eles estão fazendo isso sem Khris Middleton, que continua afastado dos gramados após uma cirurgia no pulso fora da temporada. Middleton e Pat Connaughton estão se aproximando de seu retorno às quadras, o que só deixará os Bucks mais fortes.