No total, as equipes jogaram 33 partidas entre si. O Miami foi mais forte em 23 jogos e o Phoenix venceu exatamente 10 vezes. Ao fazer uma previsão para o Phoenix Suns x Miami Heat, vale destacar que o último confronto, ocorrido no dia 15 de novembro, terminou com uma vitória mínima do Miami (113 a 112).
O Phoenix segue perdendo um jogo após o outro: o clube conseguiu sofrer sete derrotas nas últimas oito partidas, embora praticamente não tenha encontrado rivais sérios. Por causa de um trecho tão desastroso, o Suns voou para fora da zona de playoff e terminou em oitavo lugar na classificação da Conferência Oeste, embora recentemente estivesse entre os líderes. Além disso, ao fazer um palpite para o Phoenix, deve-se atentar para o fato de o clube ter falhado nas últimas partidas em casa: duas vitórias em seis.
O Miami tem jogado muito bem nas últimas partidas: o clube venceu quatro das seis disputadas, embora tenha jogado com adversários bastante fortes. Graças a esses resultados, o Heat conseguiu subir para a oitava colocação na classificação da Conferência Leste. Além disso, ao fazer um prognóstico para o Miami, deve-se atentar para o fato de que o clube tem aprendido a lidar com a pressão dos torcedores rivais: o Heat conquistou seis vitórias nas últimas oito partidas fora de casa.
Phoenix continua em desgraça: o time sem Booker perde para um adversário após o outro, e se aproxima do próximo confronto com uma série de quatro derrotas. No entanto, todos os resultados insatisfatórios foram obtidos fora de casa, e agora o clube jogará em casa. Assim, o Phoenix conseguiu vencer quatorze das dezenove vitórias em casa (o sexto indicador no oeste). Além disso, ao fazer um prognóstico para o Phoenix Suns x Miami Heat, vale ressaltar que o Miami conquistou apenas nove vitórias fora de casa em vinte, e todas as partidas vencidas foram as mais próximas possíveis no placar. Acreditamos que os donos da casa conseguirão impor a luta ao seu adversário.