Antes desta partida, as equipes conseguiram se enfrentar 46 vezes: Filadélfia conquistou exatamente 25 vitórias e Detroit foi mais forte 21 vezes. Ao fazer o prognóstico para Philadelphia x Detroit Pistons, vale ressaltar que o último jogo, ocorrido no dia 8 de janeiro, terminou com uma vitória confiante do Philadelphia (123 a 111).
Apesar da grande derrota em casa para o Chicago na penúltima partida (112 a 126), o Philadelphia está em grande forma: quatro vitórias em cinco. Com esses resultados, o clube continua ocupando com confiança a quinta colocação na classificação da Conferência Leste. Além disso, ao fazer um prognóstico para o Philadelphia, deve-se atentar para o fato de que o time praticamente não perde em casa: apenas uma derrota nos últimos doze jogos.
Recentemente, o Detroit tem jogado de forma bastante instável: apenas três vitórias nas últimas sete partidas. Por causa desses resultados, o Pistons terminou em último lugar na classificação da Conferência Leste. Além disso, ao fazer um prognóstico para o Detroit, vale destacar que nesta temporada a equipe joga horrivelmente na defesa: em média, os adversários marcam cerca de 118 pontos por partida, sendo este um dos piores indicadores do campeonato.
Essas equipes se enfrentaram há apenas dois dias: na noite de domingo para segunda-feira, o Detroit perdeu pesadamente para a Filadélfia (111-123) em seu site. Vale destacar que Embiid, líder do Philadelphia, perdeu o jogo devido a uma lesão na perna. Mesmo assim, o Filadélfia deu um grande jogo sem ele: o time jogou a bola para o ringue com uma precisão de 48,9%, fez 14 rebotes no ataque e 12 interceptações, concedeu pouco ao seu adversário. E ao fazer o prognóstico para Philadelphia x Detroit Pistons, vale ressaltar que o próximo jogo acontecerá já na casa do Philadelphia, onde o clube praticamente não perde: apenas uma derrota nas últimas doze partidas. Se os Pistons perderem tanto para a Filadélfia em casa, Detroit não terá nada a ganhar na reunião de convidados.