O tempo decorrido é de 14.075 dias e contando desde que ele chegou ao topo da montanha de pontuação, assumindo a posse quando a NBA pertencia à CBS, os Kings a Kansas City e os Clippers a San Diego, enquanto ele e os Lakers estavam prontos para outra delação em Los Angeles. Na verdade, eles tocaram em Las Vegas naquela noite.
Mas houve normalidade na forma como isso aconteceu, dentro do Thomas & Mack Center, que serviu de lar longe de casa para o Utah Jazz em 1984. O icônico gancho do céu beijou o céu e depois caiu na rede. E com esse tiro em 5 de abril, Kareem Abdul-Jabbar se tornou o líder de pontuação de todos os tempos da NBA.
Oito meses depois, nasceu o jogador agora posicionado para ultrapassá-lo. Cinco anos depois, quando Kareem marcou sua última cesta, o padrão aparentemente inatingível - 38.387 pontos para uma carreira - foi estabelecido.
Por todas as métricas razoáveis, e assumindo boa saúde, LeBron James se tornará o novo rei, por assim dizer, por volta de meados de janeiro. De Kareem a LeBron, quase 40 anos em construção. É uma transferência peculiar, mesmo porque liga duas épocas e homens diferentes que, baseados puramente na ótica, compartilham apenas a mesma bola e uniforme.
Kareem foi criado em direitos civis e no Vietnã, educado na UCLA, acalmado por John Coltrane e preparado na NBA de um grande homem onde ele estava, como seu alter-ego cinematográfico Roger Murdock explicou em “Airplane!”, lá fora arrebentando seus pães todas as noites arrastando Walton e Lanier para cima e para baixo na quadra por 48 minutos. Ele era mal-humorado, desconfiado de estranhos e repórteres, os sintomas de um gigante tímido que não conseguia se esquivar da sociedade se usasse um chapéu e óculos escuros.
LeBron é ampliado pela TV a cabo e dissecado pelas mídias sociais, citado por Drake e voluntariamente atrai a atenção global, embora em seus termos. Seu raro conjunto de habilidades de basquete conseguiu não apenas se adaptar a todas e quaisquer tendências estilísticas do jogo, mas dominá-las.
Há mais: Kareem é um extenso leitor, profundo pensador e escritor poético. Ele fez uma fortuna e perdeu parte dela por meio de uma gestão obscura. LeBron construiu um castelo financeiro maior que o produto interno bruto de países inteiros, sem um diploma ou experiência além do basquete.
Em parte por causa de suas gerações em colisão, eles não têm uma conexão significativa. Além disso: Kareem repreendeu levemente LeBron na primavera passada sobre sua indiferença inicial sobre a vacina COVID-19, que fez com que LeBron se irritasse com as críticas. Embora um pedido de desculpas tenha chegado rapidamente , e Kareem tenha expressado admiração por LeBron, a lista de pontuação de todos os tempos representará a única companhia próxima que eles manterão até novo aviso.
LeBron foi bastante direto recentemente quando perguntado se ele tinha alguma opinião sobre Kareem ou se existe algum relacionamento:
“Eu não tenho pensamentos e não há relacionamento.”
Como costuma ser o caso nessas situações, há mais pontos em comum do que qualquer um deles sabe, mais do que a superfície mostra, o que ajudou ambos em suas respectivas carreiras mais do que imaginam.