Este jogo, que faz parte de um movimentado programa de Ano Novo, pode ser considerado decisivo na batalha pela sobrevivência da Ligue 1. Nantes e Auxerre tiveram um final miserável para o ano civil de 2022, vencendo apenas um dos últimos 12 jogos da Ligue 1 cada, conquistando apenas nove e seis pontos na liga, respectivamente, durante esse período.
Com até 14 jogos pela frente em janeiro e fevereiro, dependendo de sua sorte na Coupe de France, o Nantes está enfrentando um momento tremendamente difícil. Ainda invicto como favorito em casa nesta temporada da liga (2V, 2E), os anfitriões precisam desesperadamente converter seus quatro jogos da Ligue 1 sem perder em casa (1V, 3E) em muito mais depois de voltar do intervalo com um empate em 0 a 0 em Troyes, particularmente com a zona de rebaixamento expandida de quatro times à espreita apenas um ponto atrás deles.
A primeira tentativa de vários gols do Auxerre em um período de 13 partidas da Ligue 1 não valeu nenhum ponto depois que Eliesse Ben Seghir, do Monaco, assumiu a liderança duas vezes após o intervalo, condenando-os a uma derrota por 3 a 2. A mudança de gestão para o ex-técnico do Lorient, Christophe Pélissier, que descreveu aquela derrota como "uma boa partida" apesar dos erros caros, ainda não rendeu dividendos em campo (V1, E1, D2).Os novatos da Ligue 1 entram neste confronto um ponto atrás do Nantes na zona de rebaixamento. Talvez o mais preocupante seja que eles têm menos pontos nesta fase da temporada (13) do que quando foram rebaixados da primeira divisão da França (15) em 2011/12. O Auxerre também lamenta uma das secas fora de casa sem vitórias mais longas da Ligue 1 (E1, D5), e ao sofrer antes e depois do intervalo em quatro dessas cinco derrotas, parece claro onde estão suas deficiências.
O ala Moses Simon marcou em quatro dos seis jogos em casa do Nantes na Ligue 1 que venceram ou empataram, enquanto M'Baye Niang deu continuidade aos cinco gols em amistosos que marcou em dezembro com o primeiro gol do Auxerre contra o Monaco.
Os últimos cinco jogos do Nantes na liga produziram todos os primeiros tempos sem gols.