Como um garoto pobre e sonhador poderia superar momentos de angústia, solidão e zombarias, ao mudar-se para outro país, com estilo de vida totalmente diferente?

Naby Keita pode nos ensinar!

(en.wikipedia.org) Logomarca clube Liverpool.

O atleta Naby Laye Keita é um jogador guineense de futebol profissional que atualmente joga pelo clube inglês Liverpool, desde 2018. O jogador é um meio campista central que joga com a camisa Nº 8, e tem 1,72m de altura, pesa 66 kg, e é destro.

Além de representar o Liverpool, Naby Keita também participa ativamente em campeonatos internacionais, desde 2012, defendendo o seu país, a seleção da Guiné.

Naby Keita nasceu no dia 10 de fevereiro de 1995, na cidade de Conacri, capital da República da Guiné, na África Ocidental. Conacri é uma cidade portuária muito importante para a economia do País.

Sua família era composta por trabalhadores, de origem bem humilde. Sua mãe, Miriam Câmara, e seu pai, Sekou Keita, logo perceberam que o garoto adorava o futebol.

Naby Keita muitas vezes jogava descalço, com bolas improvisadas e em qualquer lugar, até mesmo nas ruas entre os carros, e onde houvesse colegas dispostos a sofrer com seus dribles.

Com 9 anos de idade, Naby Keita ingressou em uma associação esportiva de futebol amador.

PRIMEIROS CLUBES.

HOROYA ATHLETIC CLUB -

No ano de 2004, o jovem atleta Naby Keita começou a frequentar o clube de especialização em futebol, em sua cidade natal, o Horoya Athletic Club, aos 9 anos de idade.

Ali Keita passou a receber os seus primeiros treinamentos técnicos de futebol, na modalidade juvenil. Posteriormente, o jogador passou a fazer parte das categorias de base com seu time, e seguiu em frente com determinação.

Depois de anos de treinamento intensivo, em 2012, Naby Keita, então com 17 anos, foi considerado um jogador sênior, profissional, pelo clube Horoya.

Porém, mesmo antes dessa promoção ter ocorrido, alguns olheiros e profissionais do futebol já haviam observado o potencial de jogo de Keita. Foi então que surgiu a oportunidade de Naby Keita realizar o seu grande sonho que era jogar na Europa.

Alguns estrangeiros franceses que estavam visitando Guiné e que tinham ligações com o futebol europeu, acabaram fazendo contato com a família do jogador, e mostraram interesse em levá-lo para a França, para o desespero de seus pais.

Naby Keita do Liverpool comemora depois de marcar o primeiro gol durante a partida da Premier League entre Manchester United e Liverpool em Old Trafford em 24 de outubro de 2021 em Manchester, Inglaterra. (Foto de Andrew Powell/Liverpool FC via Getty Images)

FC ISTRES -  

No final do ano de 2012, Naby Keita tomou coragem e foi para a França tentar a sorte. No início ele se ofereceu para fazer testes em alguns clubes, tais como o FC Lorient, que não deu atenção nenhuma ao jovem.

Durante aquelas tentativas frustradas para tentar obter a atenção de algum clube em potencial, alguns jogadores e treinadores zombavam de Naby Keita, e muitas vezes mandavam ele realizar coisas que ele nunca tinha ouvido falar, em seu país de origem.

Naby Keita do Liverpool é desafiado por James Rodríguez e Robert Lewandowski do Bayern de Munique durante a partida de primeira mão da Liga dos Campeões da UEFA de 16 entre Liverpool e FC Bayern Muenchen em Anfield em 19 de fevereiro de 2019 em Liverpool, Inglaterra. (Foto de Stu Forster/Getty Images)

O clube Le Mans FC, porém, adorou o perfil de Keita e o classificou como um jogador de altíssimo nível. Mas infelizmente o clube estava à beira da falência na época, e não pôde contratar o jogador.

Encantado com o potencial de jogo do jovem atleta, o clube Le Mans acabou indicando Naby Keita para um outro clube parceiro, o FC Istres, que contratou imediatamente o garoto, logo depois dos testes.

No ano de 2013, Keita já estava jogando pelo time principal, como um profissional, e ele realizou a sua estreia em campo no dia 22 de novembro em um jogo contra o clube Nimes Olympique. Keita chegou a marcar 11 gols disputando sua primeira temporada, com sua participação ativa em 23 jogos.

Com uma grande dificuldade para segurar Naby Keita em seu clube, devido ao grande potencial do jogador, o FC Istres acabou cedendo.

RED BULL SALZBURG -

No ano de 2014, um clube austríaco, o Red Bull Salzburg, pertencente

a 1ª divisão do futebol,   acabou levando o jogador para seu clube. Keita fez a sua estreia no dia 26 de julho de 2014 em um jogo contra o Wiener Neustadt.

Ele finalizou a sua temporada com um total de 5 gols feitos e mais 2 assistências num total de 30 jogos. Com isso, o Red Bull venceu o campeonato e a Copa. Na próxima temporada, Naby Keita foi nomeado Jogador do Ano pela Bundesliga da Áustria.

Naby Keita de Liverpool durante a partida da Premier League entre Norwich City e Liverpool em Carrow Road em 14 de agosto de 2021 em Norwich, Inglaterra. (Foto de Marc Atkins/Getty Images)

RB LEIPZIG -

No mês de junho de 2016, o recém promovido para a Bundesliga da Alemanha, o clube RB LEIPZIG, acabou contratando o jogador. Naby Keita começou com tudo no seu novo clube, e logo em sua estreia, em um jogo contra o clube Borussia Dortmund, Keita marcou o gol da vitória naquela partida, e posteriormente marcou mais 7 gols na sua temporada de estreia na Bundesliga.

Naquele período ele foi nomeado na equipe da Liga da temporada, e durante os jogos da UEFA Europe League para 2017/2018, Keita também foi nomeado no elenco daquela temporada com a sua equipe seguindo rumo às quartas de final.

LIVERPOOL FC -

No dia 28 de agosto de 2017, o Liverpool redigiu um contrato para Naby Keita para obter o jogador, e pagou a taxa de transferência no valor de 48 milhões de Libras e mais um outro prêmio não revelado.

Foi oferecido ao atleta também a camisa de Nº 8 que foi do lendário jogador

Steven Gerrard, que havia migrado para o clube LA Galaxy em 2015.

Logo em sua estreia pelo Liverpool, Naby Keita disputou um jogo contra o

West Ham United onde ele contribuiu muito para que seu colega egipcio, Mohamed Salah, fizesse o primeiro gol da partida, que terminou em 4x0, no dia 12 de agosto de 2018.

Em maio de 2019, o Liverpool conquistou o seu primeiro título pela

Liga dos campeões, quando derrotou o Tottenham Hotspur, no jogo final.

PERFIL DO JOGADOR.

Naby Keita é um meio campista central, dinâmico, altamente capaz de arremessar a bola com extrema precisão e longo alcance. Muitos comentaristas o comparam com o jogador N’Golo Kante, e também com o grande craque brasieleiro/portugues, Deco.

O comentarista David Usher, da ESPN, citou Keita como um meio campista incisivo, rápido e certeiro, com ótimas qualidades defensivas, que permitem-lhe jogar tranquilamente como um titular.

Usher também mencionou que Keita se mostra habilidoso, criativo e determinado dentro de campo, a roubar bolas ao máximo de sua força. Seu poder de dribles também é algo surpreendente e que encanta até mesmo torcedores rivais.

NOTÍCIAS RECENTES.

Em janeiro de 2022, Keïta ajudou a seleção da Guiné a se classificar para as oitavas de final da Copa das Nações Africanas de 2021 em Camarões. Suas atuações o levaram a conquistar um lugar entre os onze melhores do torneio da fase de grupos.

Naby Keïta possui um irmão mais novo que se chama Petit Keïta, que estava anteriormente no time alemão Inter Leipzig. Porém rumores acabaram aparecendo sobre a possibilidade de ambos jogarem pelo Liverpool futuramente.

Em setembro de 2021, Naby estava na Guiné quando um golpe de estado ocorreu lá. Porém depois o jogador conseguiu retornar para a Europa em segurança.

Compartilhe esse conteudo