A UEFA Champions League deverá ser reestruturada dentro de dois anos, acomodando um 'modelo suíço' que permitirá que mais equipes participem da competição de elite da Europa. Mas quais as mudanças na Champios?
Não há nada como uma noite da Champions League sempre cheia de brilho e glamour. O hino, as multidões, a antecipação, as melhores estrelas do mundo reunindo-se na cena continental para os fãs de todo o mundo ficarem boquiabertos. Realmente não há ocasião como esta.
Claro que há um seleto grupo de equipes que quase sempre se classificam para a fase de grupos. O Real Madrid tem feito isso de forma consistente desde meados dos anos 90, Juventus e Manchester City estão em uma sequência semelhante há uma década, e o Barcelona está há 20 anos.
E, embora a Liga dos Campeões possa ser um livro fechado em termos de certas equipes raramente jogando em alto nível para enfrentar gigantes mundiais como os mencionados acima, a chance de jogar nesses estádios históricos é geralmente o que os fãs continuam sonhando ano após ano.
Portanto, com isso em mente, muitos ficarão encantados ao saber que a Liga dos Campeões está sendo expandida de 32 para 36 equipes para o início da temporada de 2024 - proporcionando a outras equipes do continente a chance de jogar a elite da Europa.
Principais mudanças na Champions League
A Liga dos Campeões não mudou de formato desde 2003/04, quando o Porto venceu a Liga dos Campeões sob o comando de José Mourinho. Sim, isso há muito tempo... e é quase insondável ver uma mudança acontecer em uma estrutura de torneio que as pessoas conhecem e entendem tão bem.
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, afirmou sobre a nova proposta que o formato evoluído "continuará a manter vivo o sonho de qualquer equipe da Europa de participar na UEFA Champions League graças aos resultados obtidos em campo, e permitirá viabilidade a longo prazo, prosperidade , e crescimento para todos no futebol europeu, não apenas um pequeno cartel auto-selecionado."
Aumento no número de times - A principal mudança é que as 32 equipes - atualmente compostas por oito grupos com quatro equipes em cada grupo - passam para 36. No entanto, o formato da fase de grupos em si também será descartado - com uma única liga de 36 equipes em vez de ser o método anterior.
Jogos em casa e fora - Com o novo formato, os clubes envolvidos na competição disputarão mais quatro partidas por temporada - no mínimo. Não haverá jogos em casa e fora como é o caso nos dias atuais; em vez disso, os clubes jogarão com 10 equipes diferentes, sendo cinco em casa e cinco fora.
Competições - A primeira vaga será atribuída ao clube que terminar em terceiro na quinta maior liga da UEFA, determinada através de coeficientes de pontos de nações com bom desempenho em competições europeias, como a Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga da Conferência Europa.
Caminho dos Campeões - A vaga dois será concedida a um dos campeões nacionais do continente, por meio de uma extensão de quatro clubes para cinco em termos de clubes atualmente qualificados através do 'Caminho dos Campeões'.
Nova classificação - E, finalmente, as vagas três e quatro serão atribuídas aos dois clubes com os maiores coefecientes de clubes que NÃO se classificaram para a nova 'fase da liga' da Liga dos Campeões, embora devam ter se qualificado para a fase de qualificação ou Liga Europa/Conferência Europa Liga.
A trilha para a conquista da Liga dos Campeões
Com três pontos por vitória e um ponto por empate, os oito melhores times avançam automaticamente para as oitavas de final, com aqueles que terminarem entre o nono e o 24º lugar entrando em uma rodada de play-off.
As equipes classificadas entre 9º e 16º serão classificadas, enquanto aquelas que ficarem na lacuna entre 17º e 24º serão eliminadas. As doze equipes abaixo disso serão eliminadas.
Os oito vencedores dos play-offs entrarão nas oitavas de final - com a competição mostrando alguma forma de normalidade, pois emula o formato atual daquele ponto em diante.
Fique por dentro das notícias, resultados e análises sobre a Liga dos Campeões aqui no Bets.com.