O atleta Moussa Diaby é um jogador de futebol profissional que joga atualmente pelo clube alemão, Bayer Leverkusen, da Bundesliga, desde 2019. Ele joga com a camisa Nº 19 e sua posição em campo é de lateral esquerdo. O jogador tem 1,70m de altura, pesa 68 Kg, e é canhoto.

(en.wikipedia.org) Logomarca do clube Bayer Leverkusen.

Diaby também disputa jogos e participa em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da França, desde quando começou em 2016, pela seleção SUB-20.

O atleta

Moussa Diaby nasceu no dia 7 de julho de 1999, na cidade de Paris, França.

Porém seus pais vieram de Mali, na África Ocidental, a fim de buscarem uma vida mais segura para seus filhos. Ao chegar em Paris, a família, de origem humilde, só conseguiu um local para morar na Rue du Maroc, um subúrbio em Paris onde havia problemas com drogas e viciados, naquela época.

Porém, os pais de Diaby souberam incutir nele, bons valores morais.  

PRIMEIROS TREINAMENTOS.

ESPERANCE PARIS 19 -

O jovem Moussa Diaby sempre foi louco por futebol, desde bem jovem. Quando eles moravam no subúrbio em Rue du Maroc, havia uma associação esportiva de futebol, a Espérance Paris 19, que coordenava grupos de jovens africanos imigrantes, para jogar futebol amador e aprender técnicas esportivas.

A associação era dirigida por um professor de matemática do ensino médio, chamado Moustapha Gerache, e que muitas vezes usava seu próprio dinheiro para garantir a continuidade daqueles treinamentos. Foi o professor Gerache quem deu todo o apoio a Diaby para ele se tornar um grande jogador.

(life bogger.com) Associação Espérance Paris 19 - Mantida pelo professor de matemática, Moustapha Gerache. Ali o craque Moussa recebeu toda a sua base para trilhar um caminho de sucesso.

Moussa Diaby, com 10 anos de idade, começou a frequentar aquela academia em 2009 e permaneceu nela até 2013.

PARIS SAINT GERMAIN -

No ano de 2013, o jovem Moussa, então com quase 14 anos, acabou sendo observado por olheiros profissionais de alguns clubes europeus. Eles ficaram encantados com o potencial de jogo do jovem atleta.

Por isso, naquele mesmo ano, 2013, o PSG convidou o jogador mirim para ingressar em seus treinamentos, pela modalidade juvenil, e Moussa passou a levar a sério aquela oportunidade.

Depois de ser bem treinado junto às equipes nas categorias de base, Moussa finalmente passou a jogar pela categoria sênior, como um jogador profissional, no ano de 2017, aos 18 anos de idade.

Moussa começou jogando pela equipe reserva do PSG, para jogadores iniciantes, e logo foi homenageado com a conquista do prêmio Titi d’Or, que é uma premiação anual, concedida pela associação filiada ao PSG, para os melhores e mais promissores atletas jovens da academia.

FC CROTONE - (empréstimo)

Durante a metade da temporada de jogos da série A, 2017/2018, Moussa Diaby foi jogar no clube Crotone por empréstimo. O jogador realizou sua estreia profissional ali em um jogo contra o Genoa FC, no dia 14 de abril de 2018.

Depois de 84 minutos de jogo, Moussa Diaby foi convocado para entrar em campo e substituir Marcelo Trotta. O Crotone naquele jogo foi derrotado em 1x0, jogando fora de casa. E no dia 18 de abril, Moussa realizou mais uma participação pela equipe principal, em uma disputa contra o campeão daquela época, o Juventus FC, que empatou no final em 1x1.

Moussa Diaby do Bayer Leverkusen comemora seu gol enquanto o goleiro do Nice Walter Benítez se deita durante a partida da fase do Grupo C da UEFA Europa League entre OGC Nice (OGCN) e Bayer 04 Leverkusen no estádio Allianz Riviera em 3 de dezembro, 2020 em Nice, França. (Foto de John Berry/Getty Images)

PARIS SAINT GERMAIN -

No dia 14 de setembro de 2018, o jogador retornou para o PSG, e em um jogo contra o AS Saint Etienne, Moussa Diaby marcou 1 gol aos 86 minutos, dando ao PSG uma vitória sublime em 4x0. Posteriormente Diaby tornou- se o 124º graduado pela associação, a jogar pelo time principal.

O craque realizou 25 aparições pela Liga 1 durante a temporada de 2018/2019, e garantiu 4 gols em todas as competições. Moussa teve uma média de 1 assistência a cada 190 minutos, durante o tempo em que manteve o time entre os melhores do mundo.

20 Moussa DIABY (esquerda) durante o amistoso internacional entre França e África do Sul em 29 de março de 2022 em Lille, França. (Foto de Philippe Le Coeur/FEP/Icon Sport via Getty Images)

BAYER LEVERKUSEN -

No ano de 2019, no dia 14 de junho, um contrato válido por 5 anos foi assinado por Moussa Diaby, para integrar o clube alemão, da Bundesliga, Bayer Leverkusen. Moussa garantiu seu primeiro gol junto à equipe, em uma partida contra o

SC Freiburg, no dia 23 de novembro de 2019. Naquele jogo o resultado foi um empate de 1x1.

No dia 4 de março de 2020, o jogador acabou garantindo o seu 3º gol pelo Bayer Leverkusen, durante os acréscimos, antes da vitória sobre o FC Union Berlin, em 3x1, durante as quartas de final na competição DFB Pokal.

E na rodada seguinte, no dia 9 de junho de 2020, Moussa garantiu o 1º gol do jogo contra o FC Saarbrucken, da 4ª divisão, que foi derrotado pelo Leverkusen em 3x0 durante a semifinal, garantindo uma vaga na final da DFB Pokal de 2020.

JOGOS INTERNACIONAIS.

O jogador Moussa Diaby sempre esteve à frente para representar seu país em campeonatos mundiais. Ele disputou jogos pela seleção da França pelas modalidades SUB-18, SUB-19, SUB-20 e SUB-21.

Durante o Campeonato da Europa SUB-19 em 2018, Moussa marcou 1 gol e ainda produziu 3 assistências, conquistando assim, um lugar de destaque na equipe do torneio.

No período em que aconteceu a Copa do Mundo SUB-20 da FIFA em 2019, o craque conseguiu marcar 1 gol e deu mais 2 assistências em 4 jogos diferentes. Porém infelizmente a França foi eliminada durante as oitavas de final.

A primeira convocação de Moussa Diaby para a seleção principal da França aconteceu no dia 26 de agosto de 2021. Posteriormente, no dia 1º de setembro, o atleta fez a sua estreia internacional em um jogo contra a Bósnia Herzegovina em uma partida de qualificação para a Copa do Mundo FIFA de 2022.

Naquele jogo, Moussa Diaby entrou em campo para substituir Kylian Mbappe.

PREMIAÇÕES.

  • PARIS SAINT GERMAIN - Liga 1…………………………………….2018/2019.
  • Troféu dos Campeões - ………………………2018.

FRANÇA - Liga das Nações da UEFA…………………………….…2020/2021.

PRÊMIOS INDIVIDUAIS - Título de Ouro………………………………….2016.

  • Equipe do Torneio da Europa SUB-19 da UEFA……….2018.


RUMORES SOBRE MOUSSA.

Desde o primeiro momento em que o clube inglês, Newcastle United, foi comprado por um fundo de investimentos da Arabia Saudita, que seus dirigentes decidiram realizar uma reestruturação em toda a sua equipe.

O clube já está visualizando a próxima temporada à frente, e com certeza vai exigir de suas equipes os melhores resultados possíveis, diante dos investimentos altos que foram feitos.

Os diretores do clube já começaram a tomar medidas sérias em relação às contratações de jogadores de peso, tais como Bruno Guimarães, Chris Wood, Kieran Trippier, entre outros.

Porém as contratações milionárias não vão parar por aí.

Rumores já foram ouvidos sobre isso, e pelo que tudo indica, o próximo alvo dos Árabes/Ingleses será a contratação do atacante Moussa Diaby, do alemão, Bayer Leverkusen.

De acordo com o Daily Mail, acredita-se que o clube Newcastle poderá fazer uma proposta em valores próximos a 50 milhões de euros.

Porém, o contrato de Moussa Diaby com o Leverkusen estará em vigor até 2025.

O jornal inglês Daily Mail citou em suas referências esportivas que acredita-se que o Leverkusen poderá exigir uma quantia maior, que pode estar perto de 75 milhões de euros.


















Compartilhe esse conteudo