Os Missouri Southern Lions - história

Os Missouri Southern Lions, também conhecidos como os Leões do Sul do Missouri, representam a Universidade Estadual do Sul do Missouri no atletismo intercolegiado. Ao todo, são doze equipes que representam a universidade nos jogos.

A equipe masculina, atualmente, compete na NCAA, Division ll e são membros da Mid-America Intercollegiate Athletics Association.

A NCAA é uma organização dos Estados Unidos responsável por administrar os atletas e os esportes universitários.

Foi criada em 1906, com o objetivo de elaborar regras para o futebol americano e outros esportes universitários. Hoje, também regulamenta os jogos de outros esportes, como é o caso do basquete.

Logo do time Missouri Southern Lions. Fonte: Google Imagens (Missouri Southern Lions logo - Bing images)‌ ‌

Já a Mid-America Intercollegiate Athletics Association, sigla: MIAA, é uma conferência atlética colegiada, com sua sede localizada em Kansas City - Missouri. A associação possui quatorze membros, dentre eles, os Missouri Southern Lions.

A maioria de seus membros são provenientes de universidades públicas, sendo de universidades privadas apenas dois membros. A associação compete na NCAA - Division ll para todos os esportes.

A MIAA é uma organização sem fins lucrativos e foi fundada no ano de 1912, já com quatorze membros. Aliás, dois desses membros ainda continuam como membros atuais na Associação.

Durante os anos e as diversas temporadas, algumas das universidades que fazem e faziam parte da Mid-America Intercollegiate Athletics Association foram reclassificadas para a NCAA - Division l.

O diretor atlético dos Missouri Southern Lions, até o ano de 2021, foi Jared Bruggeman, que atuou na equipe desde o ano de 2009. Jared Bruggeman foi muito importante para o desenvolvimento do time, não apenas em relação aos campeonatos, mas também quanto à evolução das instalações.

O diretor, além de trabalhar de forma exemplar com os atletas com foco nos campeonatos, também lutou por melhorias nas instalações do campus, realizando até mesmo arrecadação de fundos.

Após a saída de Jared Breuggeman, a diretoria atlética passou para Cori Reid, que assumiu a equipe em março de 2021.

Em relação à arena de basquete dos Missouri Southern Lions, a mesma recebe o nome de Centro Atlético Leggett & Platt. A arena foi fundada no ano de 1999. O nome vem de um dos maiores doadores para a construção da arena: a empresa de fabricação de Cartago.

A empresa Leggett & Platt possui sua sede em Cartago - Missouri. Sua fundação é do ano de 1883 e a empresa é responsável por produzir vários componentes e produtos que são encontrados, geralmente, em casas e automóveis.

A arena Leggett & Platt acomoda cerca de 3.200 pessoas para assistir aos jogos de basquete e outros esportes. A arena também conta com uma instalação de atletismo e pista coberta.

O mascote do time de basquete, assumido pelo time a partir de 2012, recebeu o nome de Roary, o leão. O mascote fez sua estreia durante um dos jogos do time no mesmo ano. Roary, o leão é bastante conhecido e utilizado nos campeonatos e nas publicações do time.

Em relação à canção de abertura oficial dos campeonatos, o nome da mesma é: Southern Fight Song. A música foi escolhida durante um concurso realizado no ano de 2012 e, desde então, é a música oficial dos times de Missouri Southern Lions.

Os times de atletismo dos Missouri Southern Lions possuem alguns anos marcantes para sua história e, infelizmente, não são marcas para se comemorar.

Jogador do Missouri Southern Lions em partida. Fonte: Google Imagens (Missouri Southern Lions baskteball jogadores - Bing images)

No ano de 2005, o treinador dos Lions, John Ware, enquanto trabalhava em sua sala no campus da Universidade de Missouri, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Alguns funcionários administraram manobras de RCP no local, mas o treinador não resistiu.

Em 2011, dois jogadores do time de futebol do Sul de Missouri morreram em um acidente automobilístico, e outros dois atletas ficaram feridos. O veículo em que estavam os jovens saiu da estrada na Interestadual 44.

Além disso, em 2013, o treinador de futebol Derek Moore do Sul de Missouri foi baleado ao lado de fora de um teatro em sua cidade. O treinador foi socorrido, mas não aguentou aos ferimentos, vindo a óbito no hospital.

Os anos citados acima foram de grande tristeza para toda a Universidade, sendo lembrados até os dias atuais pelas grandes perdas que ocorreram.

O elenco masculino do time do Missouri Southern Lions

Em relação aos atletas da temporada atual, 2022-2023, do basquete de Missouri Southern Lions, podemos contar com os seguintes nomes para a escalação:

Jogador do time de basquete do Missouri Southern Lions. Fonte: Google Imagens (Missouri Southern Lions baskteball jogadores - Bing images)
  • WINSTON DESSESOW
  • MARTIN MACENIS
  • ALEX JONES
  • LAWSON JENKINS
  • DONALD COATS
  • JALEN PARKER
  • ISAIAH HOLDEN
  • CHRISTIAN BUNDY
  • AVERY TAGGART
  • NDONGO NDAW
  • ODELL WILSON
  • TYRIQE JACKSON

Para mais informações sobre o time de basquete masculino e feminino, assim como das outras equipes do Missouri Southern Lions, acesse o link do site oficial.

Você encontrará informações sobre os atletas, as estatísticas do time, o calendário de jogos e até mesmo notícias sobre o time. Vale a pena conferir!

Jogo de basquete do Missouri Southern Lions. Fonte: Google Imagens (Missouri Southern Lions baskteball elenco - Bing images)

A Universidade Estadual do Sul do Missouri

A Universidade Estadual do Sul de Missouri (Missouri Southern State University) é uma instituição pública, localizada em Joplin - Missouri, Estados Unidos.

Sua fundação data do ano de 1937. Nesta época, a universidade recebia o nome de Joplin Junior College, e contava apenas com 114 alunos e 9 docentes.

Foi apenas no ano de 1964 que a Universidade conseguiu construir seu campus universitário atual, que foi inaugurado três anos depois, em 1967. Já no novo campus, a instituição contava com cerca de 2.399 alunos e 95 professores.

Neste mesmo ano de inauguração no novo campus, a Universidade contava com seis prédios. Até a atualidade, a universidade já construiu e inaugurou alguns novos prédios em suas instalações, como o prédio de ciências da saúde.

Em 2011, a cidade de Joplin sofreu com a devastação de um tornado, que destruiu grande parte da cidade. Desta forma, o Centro Atlético Leggett & Platt foi usado como local de abrigo de emergência para as vítimas.

Em relação ao atletismo, os times da universidade são conhecidos como Missouri Southern Lions. Ao todo, a instituição oferece sete esportes masculinos e sete femininos.

Antes de ingressar no NCAA, no ano de 1989, o time jogava na NAIA e, neste período, era membro da Conferência Intercolegiada dos Estados Centrais.

Compartilhe esse conteudo