Não importa o resultado, este jogo será histórico na história da FIFA, pois será disputado no Estádio 974, que será o primeiro local temporário a sediar uma Copa do Mundo. O local é feito de 974 contêineres reciclados e será usado para sediar partidas durante todo o torneio antes de ser desmontado e transportado para ser reconstruído em Maldonado, Uruguai, para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2030, desde que a candidatura conjunta do país seja bem-sucedida.
Fazendo sua oitava participação consecutiva em Copas do Mundo e 17ª no geral, o México espera marcar esta ocasião especial com uma vitória e garantir a classificação ao mata-mata pela oitava vez consecutiva. No entanto, eles geralmente lutam uma vez nas fases finais, um ponto capturado pelo fato de nenhum time ter disputado mais jogos da Copa do Mundo (57) sem chegar a uma final, enquanto nenhum outro país perdeu mais jogos no torneio (27).
Embora não tenham as credenciais da Copa do Mundo de seu adversário, uma Polônia cada vez melhor buscará aproveitar ao máximo sua nona aparição na Copa do Mundo. A barra está muito baixa para os homens de Czesław Michniewicz causarem uma impressão positiva, já que a Polônia não conseguiu passar da fase de grupos nas últimas três tentativas, perdendo seis desses nove jogos (3V).
As Águias também não têm um grande histórico de começar de forma positiva, não tendo vencido nenhum dos últimos seis jogos de abertura da Copa do Mundo (E3, D3). Elas podem tentar abrir suas asas aqui, no entanto, tendo conquistado confiança ao se classificar com uma vitória por 2 a 0 sobre a Suécia na final do playoff, enquanto também conquistaram uma vitória por 3 a 1 sobre o México na única partida anterior da Copa do Mundo, em 1978.
Jogadores a serem observados: As contribuições do mexicano Raúl Jiménez podem ser vitais, já que seu país venceu as últimas 13 partidas em que ele marcou. O talismã polonês Robert Lewandowski terminou como o artilheiro de seu país durante as Eliminatórias da Copa do Mundo (G9), embora ainda esteja esperando seu primeiro gol na fase final do torneio.
Estatística de destaque: A Polônia não conseguiu marcar no primeiro tempo em nove dos seus últimos 12 jogos.
Curiosidade da Copa do Mundo: O México participou da primeira partida da Copa do Mundo, perdendo por 4 a 1 para a França em 13 de julho de 1930, em Montevidéu, Uruguai.
A primeira boa chance veio somente aos vinte e seis minutos. Hector Herrera alça a bola na área e Alexis Vega (México) supera seu marcador para disparar um cabeceio que passa próximo à trave direita.
A jogada é interrompida e o árbitro Chris Beath deve ter recebido um sinal em seu ponto eletrônico. Ele está indicando que vai utilizar o VAR para analisar a reclamação de pênalti a favor de Polônia. Pênalti confirmado. Robert Lewandowski (Polônia) não tira proveito da cobrança de pênalti. Ele chuta na direção do canto direito, mas Guillermo Ochoa se estica todo e faz a defesa.