Conheça agora a história da franquia Memphis Redbirds, uma equipe que participa da Liga Menor do Triple A East, e também é afiliado da St. Louis Cardinals na Triple-A.

A franquia se localiza na cidade de Memphis, no estado de Tennessee, sendo nomeados para sua equipe afiliada, os Cardinals, na MLB – Major League Baseball.

Memphis Redbirds - Wikipedia
Logo da Equipe Memphis Redbirds. Fonte: Wikipedia

Os Redbirds possuem seu estádio, o AutoZone Park, e disputam os jogos em casa. Estádio inaugurado no ano 2000 na cidade de Memphis, sendo assim, anteriormente a equipe disputava no Tim McCarver Stadium.

Apenas em 1998, a equipe Redbirds foi reconhecida como uma franquia de expansão da PCL – Pacific Coast League – Triple-A. A Major League Baseball junto com a Minor League Baseball, no ano de 2021 a equipe foi inserida no Triple-A East.

A franquia apareceu na pós-temporada sete vezes, e venceram quatro vezes o campeonato PCL, nos anos 2000, 2009, 2017 e 2018. Também no ano de 2018, a equipe levou o Triple-A National Championship Game.

A História do Baseball em Memphis

A primeira equipe profissional de baseball na cidade de Memphis foi a Memphis Reds, que participava da League Alliance, em 1877. Em 1885, outro time de baseball foi criado na cidade, e foram membros fundadores da Southern League.

Essa nova equipe de baseball era conhecida como Grays, no ano de 1886, os Browns em 1887, os Memphis em 1889, os Fevers em 1893, os Gigants em 1894 e por fim, os Lambs Gigants em 1895.

O mais antigo time de baseball da cidade de Memphis, os Memphis Egyptians, foi fundado em 1901, também como membro fundador da Southren Association, em 1912 a equipe ficou conhecida como Chicks.

A equipe permaneceu na liga até o ano de 1960, conquistaram um campeonato de playoffs, oito galhardetes e um título da Dixie Series. O estádio dos Chicks, o Russwood Park foi destruído por incêncio em 1960.

Com todo o custo que a equipe ia ter para fazer a reconstrução da casa, os Chicks saíram da Liga após a temporada de 1960.

Após 7 anos sem uma equipe profissional de baseball em Memphis, em 1968 a cidade se tornou anfitriã dos Memphis Blues, uma equipe da Liga do Texas, Double-A.

Após seis temporadas, no ano de 1974 a equipe Blues passou a disputar a International League Triple-A. Entretanto, em 1976 a equipe, devido à alguns problemas financeiros, foi revogada da Liga.

A cidade de Memphis ganhou uma equipe em expansão para disputar a Southern League Double-A, de 1978 até 1997.

Os Memphis Redbirds

A franquia Memphis Redbirds foi criada para ser uma franquia de expansão da PCL Triple-A no ano de 1998. No início a franquia não possuía fins lucrativos, era de uma entidade comunitária chamada Memphis Redbirds Baseball Fundation.

E foi operada assim até o ano de 2009, quando sua gestão passou para o Global Spectrum, uma empresa da Comcast. Enquanto a construção do novo estádio não terminava, o Memphis Redbirds disputou as duas primeiras temporadas no Tim McCarver Stadium.

A equipe Redbirds, se tornaram logo a principal afiliada do St. Louis Cardinals da MLB – Major League Baseball. O logotipo, as cores, o uniforme e até o nome dos Memphis foram baseados na franquia dos Cardinals.

Redbirds Reveal New Primary Logo, Uniforms |
Uniforme dos Memphis Redbirds. Fonte: BallPark Biz

Na primeira temporada dos Redbirds, o clube estava sob administração do Gaylen Pits.

O primeiro jogo fora de casa da equipe foi contra o Omaha Royals, na cidade Omaha, no estádio Johnny Rosenblatt Stadium, sendo um jogo de rodada dupla, os Memphis perderam por 3 a 2.

A equipe terminou sua primeira temporada com um recorde de 74-70, deixando-os em 2º lugar entre as quatro franquias da sua divisão. A temporada de 1999, os Redbirds terminaram em 3º lugar, garantindo um recorde de 74-64.

No início do século XX, em 2000, os Redbirds finalmente se mudaram para sua casa, o recém construído estádio, AutoZone Park. Já no primeiro jogo da temporada, os Memphis derrotaram a equipe Lowa Cubs por 14-3.

AutoZone Park – Wikipédia, a enciclopédia livre
Estádio AutoZone Park. Fonte: Wikipedia

Conquistaram o campeonato do PCL – Divisão Leste, ficaram em 1º lugar com uma diferença de mais de 13 jogos em relação ao segundo colocado no campeonato.

Temporadas Dos Redbirds

As três temporadas seguintes, 2001, 2002 e 2003, os Memphis ficaram em 4º lugar. A temporada de 2002 foi bastante disputada, entretanto os Memphis terminaram em 2º colocado, com uma diferença pequena de 3 jogos para o campeão, os Oklahoma RedHawks.

No ano de 2003, os Memphis sediaram a temporada do All-Star Game – Triple-A, e alguns jogadores foram eleitos para o All-Star Team.

O jogador Dan Haren, um dos selecionados de 2004, foi considerado como o melhor da Liga PCL All-Star Game, sendo o mais valioso do campeonato naquele ano.

Nesse mesmo ano, a franquia Redbirds terminou a temporada como 2º colocado e uma pequena diferença de 8 jogos em relação ao Oklahoma, campeão da Liga em 2004.

No ano seguinte, em 2005, a equipe ficou em 3º colocado, com apenas 3½ de diferença para o campeão daquele ano. Em 2006 e 2007 os Redbirds ficaram bem atrás na tabela.

Na temporada de 2008, sob nova direção, com o gerente Chris Maloney, ficaram em 2º lugar e ainda garantiram um novo recorde de 75-67. No ano seguinte, em 2009, levaram o título da Divisão e novamente puderam disputar a pós-temporada.

Na conferência americana, os Redbirds venceram os Isótopos de Albuquerque e os Sacramento Rier Cats por 3-0, levando assim, pela segunda vez, o campeonato PCL.

Em 2010, houve um empate no 1º lugar entre os Memphis e os Lowa Cubs, o jogo ficou 82-62, sendo assim, os Memphis levaram o campeonato por vencerem o Lowa na temporada regular.

Em 2011, perderam a pós-temporada, ficando em 2º colocado, garantindo um novo recorde de 77-66. Em 2012 o capitão do time foi contratado pelo St. Louis, o que levou os Memphis a ficar em 3º lugar nessa temporada.

No ano de 2013, os Memphis terminaram em 2º colocado com uma mínima diferença de apenas um jogo atrás do 1º colocado e campeão, os Omaha Storm Chasers.

Em 2014, a franquia Memphis Redbirds foi comprada pelo seu clube da liga principal, os Cardinals. E foram campeões da Conferência Sul Americana. Em 2015 ficaram em 2º lugar, atrás dos Round Rock por apenas 2 jogos.

Em 2018, a franquia Redbirds levou novamente o campeonato PCL, vencendo por 5-0 dentro do seu estádio AutoZone Park. 18 anos após sua primeira vitória da Liga.

Equipe dos Rebirds – Vencedores da PCL 2018. Fonte: MILB

Triple-A East

Depois da temporada de 2020, A MLB – Major League Baseball assumiram o controle da Minor League Baseball, esse movimento foi feito a fim de aumentar o salário dos jogadores da Liga Minor.

Como resultado dessa transação, a PCL foi diluída e os Memphis foram colocados para a Triple-A East com outras 20 equipes. Ainda assim os Redbirds continuaram servir seu clube principal, os Cardinals.

Compartilhe esse conteudo