Mehdi Taremi: Ganhador do prêmio “Gol da Temporada” da UEFA Champions League 2021

Mehdi Taremi é natural de Bushehr no Irã. Nascido em 18 de julho de 1992, o jogador de 29 anos tem 1,87m de altura e atua como atacante do Porto (clube português da Primeira Liga) e da seleção iraniana.

O atacante do Porto iniciou sua carreira quando tinha apenas oito anos de idade, no time de futebol juvenil de sua cidade natal, o Shahin Bushehr, sob a orientação de seu pai, Alireza Taremi. Nessa época, chegou a participar de competições estudantis mundiais defendendo a camisa da Seleção do Irã no torneio da Turquia.

Permaneceu no Shahin Bushehr de 2010 até 2013, realizou 7 partidas pelo time e marcou um gol em todos os jogos.

Para a temporada de 2013-14, juntou-se à equipe do Iranjavan e terminou como segundo artilheiro da Liga Azadegan ao marcar 12 gols em 22 partidas.

Taremi foi eleito o melhor Atacante da 14ª Liga Profissional do Golfo Pérsico (Liga Pro do Irã). Fonte: desporto.sapo.pt

Após o ótimo desempenho na Liga Azadegan, Taremi recebeu propostas para participar dos principais times do país, mas o Persepolis Football Club foi quem conseguiu firmar contrato de dois anos com o atacante iraniano para o período de 2014 a junho de 2016.

A temporada de 2014-15 seguiu sendo um jogador exemplar, sempre marcando muitos gols pelo time e fornecendo assistências decisivas em campo. Sua desenvoltura lhe rendeu o título de Melhor Atacante da 14ª Liga Profissional do Golfo Pérsico (Liga Pro do Irã).

Nas competições de 2015-16, Taremi fez dois gols que garantiram a vitória por 2 x 0 contra o Foolad, salvando o time do rebaixamento. Em agosto de 2015 foi escolhido pelos torcedores como o jogador do mês no programa de televisão iraniano Navad.

Em dezembro de 2015, marcou os dois gols que deram a vitória do Persépolis contra o Rah Ahan. Na primeira metade do campeonato, Taremi já era considerado artilheiro, tendo feito 9 gols em 12 partidas.

Em abril de 2016, o Persépolis se manteve em terceiro lugar no campeonato, graças mais uma vez aos dois gols marcados por Taremi contra o Siah Jamegan, no placar de 3x2.

Se manteve como artilheiro da Liga, terminando a temporada com 16 gols. Mas, mesmo com todos os esforços e o bom desempenho no clube, o Persépolis não conseguiu conquistar o título do campeonato.

Para o período de 2016-17, o jogador iraniano cogitou não renovar com o time e seguir para uma equipe europeia, mas acabou renovando com o Persepolis por mais dois anos, o que gerou uma disputa contratual entre os times.

Nessa época, Taremi tornou-se artilheiro pela segunda temporada consecutiva marcando 18 gols e ainda ajudou o time a se classificar para as oitavas de finais da Liga dos Campeões da AFC de 2017.

Enquanto a temporada de 2017-18 acontecia, Taremi seguia em disputa contratual entre o time Çaykur Rizespor da Turquia e o Persepolis, após a sua desistência em ir para o clube turco e ter renovado o contrato com o time iraniano para as competições de 2016-17.

Nessa disputa, a FIFA decidiu em benefício do Çaykur Rizespor, suspendeu Taremi por quatro meses e ainda puniu o Persepolis que ficou proibido de contratar jogadores nas próximas duas janelas de transferências (período usado pelos times para reposições e ajustes nos elencos).

A era fora dos times iranianos, estreia nos clubes portugueses e a camisa da Seleção do Irã

Taremi marcou um hat-trick (três gols na mesma partida) em sua primeira aparição na Primeira Liga com a camisa do time português Rio Ave. Fonte: tvi.iol.pt

Em janeiro de 2018, o jogador iraniano assinou contrato de um ano e meio com o clube do Qatar Al-Gharafa Sports Club. Seu primeiro gol pelo time foi na partida da Liga dos Campeões da AFC de 2018 contra o Al Jazira dos Emirados Árabes Unidos e seguiu marcando gols nas competições seguintes.

Em julho de 2019, estreou no clube português Rio Ave, para um contrato de dois anos. Em sua primeira partida na liga portuguesa “Primeira Liga”, marcou três gols contra o CD Aves deixando os torcedores e a imprensa animados. Sua primeira temporada no time português foi finalizada com 18 gols.

Para a temporada de 2020-21, Taremi firmou contrato de quatro anos com o FC Porto e conquistou sua primeira medalha europeia quando foi campeão da 42ª edição da Supercopa de Portugal (também conhecida como Supertaça Cândido de Oliveira - jogo anual de futebol português disputado entre os vencedores da Liga Portuguesa e Taça de Portugal).

Em fevereiro de 2021, tornou-se o primeiro iraniano a marcar na primeira fase eliminatória da Liga dos Campeões da UEFA. Em abril marcou um gol de bicicleta nas quartas de finais contra o Chelsea que foi eleito o melhor gol da temporada da Liga dos Campeões pelos torcedores e ainda ganhou o prêmio de “Gol da Temporada da UEFA” com quase 30% dos votos.

A primeira temporada no FC Porto não poderia ter sido melhor, terminando com o saldo de 16 gols marcados e 11 assistências.

Taremi representou o Irã nos níveis sub-20, sub-23 e na equipe sênior. Fonte: wikimedia.org

Taremi representou o Irã nos níveis sub-20 e sub-23. Em 2015 estreou na equipe sênior no amistoso contra o Uzbequistão e participou das Eliminatórias da Copa do Mundo em junho de 2015 contra o Turcomenistão.

Na rodada final das eliminatórias, marcou o único gol da vitória do Irã contra o Catar e em junho de 2018 foi convocado para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Com uma carreira marcada por muitos gols e assistências decisivas em campo, Taremi já ganhou muitos títulos e não pretende parar.

Os títulos mais recentes foram os de: Atacante do Mês da Primeira Liga (fevereiro de 2021) o terceiro já da carreira; “Jogador do Mês da Primeira Liga” (janeiro de 2021); “Jogador do Mês da SJPF” (janeiro de 2021) e o já mencionado “Gol da Temporada” da UEFA Champions League (temporada 2020-21).

Se você quiser saber mais notícias sobre o mundo dos esportes, acesse o blog do Bets. Aqui você encontra notícias sobre a equipe do seu coração e curiosidades sobre as demais equipes de diversas categorias esportivas!

Compartilhe esse conteudo