Kylian Mbappé e Erling Haaland estão com todos os holofotes da Champions League 2022/23 apontados para eles. Jovens, habilidosos, goleadores e sempre assumindo o papel de protagonismo em seus times, mesmo rodeados de vários outros craques.
Os recordes de gols estabelecidos por Cristiano Ronaldo e Lionel Messi na UEFA Champions League pareciam insuperáveis há pouco tempo. Agora, dois jogadores da próxima geração de estrelas que valorizam a competição estão sendo cobrados para confirmar suas conquistas a longo prazo. O reinado de Messi e Ronaldo parece estar ficando para trás com a chegada destes dois jovens atacantes.
Em nossa análise das estatísticas, damos uma olhada nas performances da primeira rodada dos dois melhores jogadores do futebol europeu – Kylian Mbappé e Erling Haaland – enquanto seu apetite feroz e implacável por gols continua a ajudá-los a subir nas tabelas de pontuação de todos os torneios.
Havia pouco a escolher nas estatísticas entre o atacante de vinte e três anos do Paris Saint Germain, Mbappé, cujos gols saíram na vitória por 2 x 1 em casa sobre a Juventus, e o atacante de vinte e dois anos do Manchester City, Haaland, que marcou duas vezes no jogo de 4 x 0, superando o Sevilha.
Ambos tem números muito parecidos, pois marcaram duas vezes, cada um teve três chutes a gol e a dupla também trocou três chutes fora do alvo, enquanto tiveram uma grande chance de gol desperdiaçada para cada um.
A única diferença em suas estatísticas na zona de desempenho foram os passes, com maior eficiência para o jogador francês, tendo 85% de precisão nos passes realizados. Apenas Robert Lewandowski, do Barcelona, marcou mais do que o artilheiro do Paris Saint Germain na primeira rodada, com Haaland em quarto lugar no ranking.
Essas performances foram acompanhadas por mais recordes para a jovem dupla. Aos vinte e três anos e duzentos e sessenta dias, Mbappé se tornou o jogador mais jovem a atingir trinta e cinco gols na Liga dos Campeões – superando Messi por quarenta e sete dias e Cristiano Ronaldo por mais de três anos.
Haaland, por sua vez, fez apenas vinte jogos para marcar vinte e cinco gols na Liga dos Campeões, superando o recorde anterior de trinta jogos de Ruud van Nistelrooy. O norueguês também se tornou o mais jovem a atingir esse número – superando Mbappé por trinta e três dias.
Espera-se que Mbappé e Haaland marquem mais gols no decorrer do torneio e tirem recordes um do outro à medida que suas carreiras e rivalidade de gols continuam no futuro.