Esta Copa do Mundo pode ter nos dado o maior número de gols nas oitavas de final desde a reintrodução da fase em 1986, mas depois de um empate em 0 a 0 com a Espanha, foi uma vitória dramática nos pênaltis que garantiu a classificação do Marrocos. Levando a tocha para a África depois de se tornar apenas a quarta seleção do continente, e primeira nação árabe, a chegar às quartas de final de uma Copa do Mundo, eles agora enfrentam Portugal, seleção que os venceu por 1 a 0 na fase de grupos quatro anos atrás.
Walid Regragui, o primeiro técnico africano a chegar às quartas de final da Copa do Mundo depois de derrotar o estimado técnico espanhol Luis Enrique, não deve ficar com medo, considerando que sua equipe sofreu apenas um gol neste torneio. A FIFA afirmou recentemente que ''o futebol marroquino está começando a colher frutos do bom trabalho da Federação'', e parece que o céu é o limite para os Atlas Lions, que agora terão como objetivo se tornar os primeiros semifinalistas da Copa do Mundo do continente.
No entanto, os fabricantes de história enfrentarão um time em forma ameaçadora, com a vitória de Portugal por 6 a 1 nas oitavas de final sobre a Suíça. Foi apenas a segunda vez que eles marcaram mais de seis gols em um grande torneio! Uma grande conspiração para a vitória foi o técnico Fernando Santos optando por colocar Cristiano Ronaldo no banco, uma decisão totalmente justificada por seu substituto, Gonçalo Ramos, de 21 anos, marcando um hat-trick em sua primeira partida como titular na Copa do Mundo.
O jovem atacante é o primeiro jogador a alcançar esse feito em sua estreia na competição desde Miroslav Klose, em 2002, desempenhando um papel vital em um desempenho fluido da equipe que garantiu a primeira vitória da seleção em mata-mata da Copa do Mundo em 16 anos. A crença está crescendo em casa, especialmente porque Portugal é liderado por Santos, que já tem status de herói depois de levar Portugal à glória na Eurocopa em 2016.
Depois de uma comemoração inspirada na NFL na vitória do Marrocos nos pênaltis sobre a Espanha, Achraf Hakimi tentará marcar o touchdown com outra vitória surpresa aqui. O lateral-direito tem o maior número de desarmes (11) neste torneio até agora, mas enfrentará o herói Ramos, que tinha apenas três anos quando Ronaldo marcou pela primeira vez em um grande torneio internacional, mas já marcou mais gols por Portugal em mata-mata de Copa do Mundo.
Joao Felix (Portugal) dispara no rebote da extremidade da área. Ele não consegue pegar a bola através dos jogadores entre ele e o gol. Escanteio. Portugal terá uma oportunidade.
Youssef En Nesyri (Marrocos) altera o placar para 1:0 ao acertar um cabeceio à queima-roupa no lado direito da meta após boa corrida e cruzamento de Yahya Attiat-Allah.
Bruno Fernandes (Portugal) perde uma oportunidade e tanto. Ele chuta de primeira, de dentro da área, e a bola explode no travessão!
Gonçalo Ramos (Portugal) está livre dentro da área e consegue aproveitar um bom cruzamento junto à marca do pênalti, mas de alguma forma ele manda a bola bem perto do poste direito.
Pepe (Portugal) recebe um passe em curva dentro da área e dispara um cabeceio perigoso que passa tirando tinta do poste direito!