Depois do Marrocos ter acabado com 36 anos de desilusões na Copa do Mundo ao finalmente avançar para a fase eliminatória do torneio, o treinador Walid Regragui desafiou os seus jogadores a "mirar no céu" e sonhar em erguer o famoso troféu, e por que não?! Graças a uma boa exibição no Grupo F, que resultou no Marrocos liderando o grupo, a equipe de Regragui está invicta nas últimas quatro partidas da Copa do Mundo (V2, E2) e pode se tornar a primeira nação africana desde Camarões em 1990 a ficar cinco jogos consecutivos invicta na Copa do Mundo.
O sucesso do Marrocos até agora se baseou em sua defesa robusta, que sofreu apenas um gol na fase de grupos, um recorde que nenhum time na competição conseguiu superar antes da fase eliminatória. Isso ampliou o recorde do Marrocos de não sofrer gols em seis das últimas sete partidas, o que talvez dê a eles uma plataforma para vencer a Espanha.
Tendo derrotado a Bélgica, segunda colocada no ranking da FIFA, o Marrocos provavelmente não temerá a Espanha, sétima colocada, embora o time espanhol de Luis Enrique possa pelo menos se gabar de ter evitado a derrota em cada um dos três confrontos anteriores entre esses dois times (V2, E1). Embora o confronto mais recente na Copa do Mundo da Rússia em 2018 tenha terminado em 2 a 2, com um empate no último minuto na fase de grupos salvando a Espanha da derrota.
A Espanha foi eliminada nas oitavas de final pela Rússia naquele torneio, e não avança para as quartas de final desde 2010 - o ano em que conquistou seu único título da Copa do Mundo. Talvez isso dê à Espanha um incentivo maior aqui para perseguir o que poderia ser um bom presságio, e você deve esperar que eles darão mais um passo no caminho para uma possível coroa da Copa do Mundo, já que estão invictos em quatro das últimas cinco partidas da Copa do Mundo contra nações africanas (V3, E1).
O atacante marroquino Youssef En-Nesyri quer se tornar o primeiro jogador de seu país a marcar três gols em uma única Copa do Mundo, enquanto dos jogadores que já marcaram três ou mais gols na Copa do Mundo no Catar, nenhum jogador pode melhorar a relação minuto-gol de Álvaro Morata (minutos por gol: 42) pela Espanha.
Marco Asensio (Espanha) não hesita e chuta de dentro da área após receber de Jordi Alba um passe sob medida. A finalização é boa, mas passa apenas à esquerda do gol.
Ótima bola passada por Sofiane Boufal. Nayef Aguerd (Marrocos) deveria ter feito melhor com seu cabeceio à queima-roupa, mas a bola apenas passou perto do travessão.
Um bom passe acaba encontrando Walid Cheddira (Marrocos) com espaço dentro da área. Ele levanta a cabeça e chuta rasteiro em direção ao meio do gol, mas Unai Simon reage de maneira soberba para impedir.
Disputa de pênaltis
Abdelhamid Sabiri (Marrocos) bate o pênalti no canto direito da meta, tirando todas as chances do goleiro Unai Simon.
Pablo Sarabia (Espanha) falha na cobrança do pênalti e acerta apenas a trave direita.
Hakim Ziyech (Marrocos) marca com um chute poderoso no meio do gol enquanto o goleiro tentou adivinhar o canto.
Carlos Soler (Espanha) perde a cobrança de pênalti. O goleiro se esticou para o canto esquerdo e fez excelente defesa.
Badr Benoun (Marrocos) cobra o pênalti no canto esquerdo, mas Unai Simon impede o gol com uma defesa fantástica!
Sergio Busquets (Espanha) desperdiça o pênalti. Ele chutou a bola no canto esquerdo do gol, mas o goleiro conseguiu uma tremenda defesa ao mergulhar para impedi-lo de marcar.
Achraf Hakimi (Marrocos) coloca a bola para vencer o goleiro após um pênalti bem executado