Depois de abrir com uma derrota por 2 a 0 do anfitrião Catar, a segunda partida do Estádio Al Bayt na Copa do Mundo da FIFA vê o Marrocos lançar mais uma tentativa de melhorar sua melhor campanha de todos os tempos, quando chegou às oitavas de final em 1986, e se tornou a primeira nação africana a liderar um grupo da Copa do Mundo. Mas tendo terminado no último lugar do seu grupo de 2018 com um ponto, as probabilidades são empilhadas contra os homens do antigo internacional marroquino Walid Regragui, apesar de uma série de sete jogos internacionais sem derrota (V5, E2).
Vários deles ainda não tinham nascido na última vez que um treinador local liderou o time em uma fase final da Copa do Mundo em 1994, enquanto alguns - como o campeão da Ligue 1 e da Serie A Achraf Hakimi - ainda não tinham nascido na última vez que seu país levou três pontos da Copa do Mundo em junho de 1998! O sucesso em questão (3 a 0 contra a Escócia) é memorável, mas o recorde histórico de Marrocos contra nações ativas da UEFA atualmente no top 40 da FIFA continua muito sombrio (V8, E9, D18).
Graças principalmente ao vencedor da chuteira de ouro Davor Šuker, a Croácia conquistou a medalha de bronze no mesmo torneio 'França 98'. Não deixando que a aposentadoria o impedisse, a nomeação do atual técnico Zlatko Dalić durante um período de nove anos como presidente da Federação Croata de Futebol (2012-2021) também alimentou um aumento nas fortunas, levando ao segundo lugar na 'Rússia 2018'.
Liderado em campo pelo 'Melhor Jogador' da Rússia 2018 e capitão confiável Luka Modrić, o alto senso de autoestima da Croácia foi mais recentemente sustentado por eles terem alcançado as finais da Liga das Nações da UEFA de 2023 no início deste ano, depois de terminar o Grupo A1 com quatro vitórias. Portanto, haverá muita determinação, especialmente com metade dos 12 jogadores de linha usados na derrota por 4 a 2 para a França na grande final, há quatro anos, viajando para o Catar ao lado do treinador Dalić.Modrić também chegou a 150 partidas pela seleção em junho, tornando-se o segundo europeu mais jogos por sua seleção no Catar, atrás de Cristiano Ronaldo. Sua experiência certamente será crucial se a Croácia, 12ª colocada, tiver alguma chance de contribuir para uma tendência que remonta a 16 anos, onde os três lugares do pódio foram consistentemente bloqueados por equipes que iniciam seus respectivos torneios no top 20 da FIFA.
As coisas boas vêm em pequenas embalagens? Com apenas 1,57m, Ilias Chair, do Marrocos, é o jogador mais baixo do torneio. Enquanto o homem do QPR tem apenas um gol internacional em seu nome, que ele marcou em outubro de 2021, outro que mora em Londres, Ivan Perišić é a principal arma ofensiva dos croatas com 32 gols internacionais. A chegada de verão europeu dos Spurs pode muito bem acabar voando alto no deserto, já tendo exercido seu ofício como jogador profissional de vôlei de praia.
Aos dezessete minutos o primeiro lance realmente perigoso. Um chutaço de longe de Ivan Perisic (Croácia). Infelizmente para ele, o chute passa pouco acima do travessão.
Luka Modric (Croácia) chegou na bola na extremidade da área e disparou um chute de primeira que passou muito acima do travessão.
Dominik Livakovic consegue uma brilhante defesa no cabeceio de Noussair Mazraoui (Marrocos) a queima roupa. A finalização ia no canto esquerdo, mas não passou pelo goleiro.