Fundado em 1921 na Bulgária, o Maritsa Plovdiv é um dos clubes de futebol mais antigos da cidade de Plovdiv. Atualmente atua na Segunda Liga do futebol Búlgaro, mas já teve a oportunidade de disputar jogos na elite.

O time de futebol da Bulgária nasceu de uma fusão entre as equipes Vampir e Trite Konski Sili (que eram clubes menores da região), e desde então já passou por muitos momentos memoráveis em sua trajetória.

O Maritsa Plovdiv recebe esse sobrenome por conta da sua cidade sede, e o primeiro nome também faz relação a ela, visto que, Plovdiv está situada às margens do rio Maritsa, um importante ponto da região.

Melhores momentos do Maritsa Plovdiv

Goleiro do time realizando um lançamento para a sua equipe em uma partida importante para o clube pela segunda divisão (Foto: Reprodução do Facebook oficial Maritsa Plovdiv)

Certamente os melhores momentos do clube búlgaro aconteceu nas vezes em que ele disputava a Primeira Liga da Bulgária. Isso foi ao longo de quatro temporadas, são elas: a de 1967/1968, 1969/1970, 1970/1971 e 1996/1997.

Em sua primeira participação na elite do campeonato búlgaro, fato que aconteceu em 1967/1968, o Maritsa não conseguiu realizar uma boa campanha, e acabou que os seus planos foram por água abaixo. A equipe terminou em último lugar, na 16º colocação, com apenas sei vitórias, cinco empates e 19 derrotas.

Essa posição acabou resultando no tão temido rebaixamento da equipe após a sua única temporada na divisão principal.

Entretanto, mesmo após a tristeza do rebaixamento, o time conseguiu organizar os cacos e obteve o acesso para voltar para primeira divisão um ano depois, onde se manteve por mais dois anos consecutivos.

Embora na última vez que o clube disputou a elite do campeonato ele tenha feito uma das suas piores participações — já que, na quarta temporada do Maritsa pela primeira divisão ele terminou como último colocado, com apenas quatro vitórias e um total de 17 derrotas — o time estima um dia poder voltar para essa divisão e fazer uma passagem mais memorável.

Além dessas quatro temporadas, o Maritsa Plovdiv também conseguiu se destacar ao disputar as semifinais da Copa da Bulgária em 1996/1997, inclusive essa que é a principal competição de copas do país, onde todos os times da Bulgária oficialmente registrados participam. Como efeito de comparação, ela acontece como se fosse a Copa do Brasil.

Estagnação nos segundos e terceiros níveis do futebol

Desde que fez a sua última temporada na elite do futebol búlgaro, o Maritsa Plovdiv não conseguiu se classificar mais para a disputa.

Durante os últimos anos o clube jogou na grande maioria das vezes em categorias inferiores do futebol búlgaro, principalmente no terceiro nível, com aparições ocasionais na segunda divisão, como na temporada de 2021/2022, por exemplo.

Jogos realizados em casa

Estádio Maritsa, onde o clube búlgaro disputa os seus jogos e construiu uma longa carreira (Foto: Dr.Tanne/Europlan Online)

O Maritsa Plovdiv treina e realiza os seus jogos em casa, no estádio que recebe o seu nome. O local conta com um gramado natural e tem capacidade para atender até 5 mil torcedores, que apoiam o clube.

Apesar de o estádio ser reconhecido como a casa do clube atualmente, no passado eles já tiveram que realizar os seus jogos em outro lugar, quando o Estádio Maritsa estava passado por adaptações físicas para receber partidas profissionais.

Para continuar jogando, durante essa reforma em junho de 2017, o clube assinou um contrato com o Botev Plovdiv para colaboração, e além de emprestar 5 de seus jogadores, o Botev ainda permitiu que Maritsa jogasse suas partidas no Complexo de Futebol Botev 1912.

Formação do elenco do Maritsa Plovdiv

Parte do treinamento dos jogadores para obter um melhor desempenho no campo (Foto: Reprodução do Facebook Maritsa Plovdiv)

O clube conta com um elenco médio de 25 jogadores, sendo que nenhum deles é de nacionalidade estrangeira. Ao contrário disso, o time tem uma grande preferência por atletas de origem nacional, ou com dupla nacionalidades, sendo uma delas a Bulgária.

A idade média dos jogadores do Maritsa é de 25 anos, porém o clube também conta com algumas participações de atletas mais experientes, como, por exemplo, o centroavante, Valeri Domovchiyski, o zagueiro, Velichko Velichkov, e o goleiro, Iliya Nikolov, todos com mais de 35 anos, muito provavelmente próximos da aposentadoria.

Entre os destaques de jogadores que já passaram pelo time estão:

  • Hristo Stoichkov;
  • Valeri Domovchiyski;
  • Krassimir Chomakov;
  • Kostadin Vidolov;
  • Aleksandar Aleksandrov;
  • Yordan Todorov;
  • Dinko Dermendzhiev;
  • Petar Kurdov;
  • Zapryan Rakov;
  • Georgi Georgiev;
  • Asen Nikolov.

Vale destacar que, a comissão técnica do clube é formada pelo treinador bulgáro, Nikolay Dimitrov, de 31 anos, pelos treinadores adjuntos, Kiril Andonov e Yordan Vlashki, o analista de jogo, Stoycho Dramov, e o diretor esportivo, Apostol Popov.

Descobrindo novos talentos

Foto: Reprodução

Uma das particularidades do Maritsa Plovdiv é a sua capacidade para descobrir grandes talentos em seu programa juvenil para búlgaros.

Certamente relacionado a isso, os jogadores famosos listados acima tiveram a oportunidade de serem descobertos pelo programa do clube. Após participarem desse programa, nomes como Hristo Stoichkov, Dinko Dermendzhiev e Aleksandar Aleksandrov acabaram se destacando no país.

Vale lembrar ainda que o Maritsa também revelou jogadores, que posteriormente, integraram a seleção búlgara, como Georgi Georgiev, Kostadin Vidolov, Krassimir Chomakov, Valeri Domovchiyski, entre outros!

Desempenho do Maritsa Plovdid na temporada de 2021/2022

Disputando a temporada de 2021/2022 da Vtora Liga, com outros 19 times, o Maritsa faz uma campanha de bons resultados.

Apesar de não ser o mandante da tabela, o clube conseguiu 11 vitórias nos 23 embates que teve, além de cinco empates e sete derrotas.

Nos últimos jogos, o Maritsa Plovdiv tem conseguido se manter no meio da tabela. Ou seja, em segurança para não sofrer o rebaixamento, entretanto, com poucas chances de conseguir o acesso para elite.

Compartilhe esse conteudo