Mesmo dependendo apenas de si para garantir o título de campeão inglês, o Manchester City conquistou seu oitavo título nacional (o sexto na era da Premier League) com muito drama.
O time de Pep Guardiola chegou a levar dois gols em sua casa, o Etihad Stadium, mas conseguiu a vitória por 3x2, numa virada sensacional que lhe assegurou o título e deixou o Liverpool, adversário direto pela taça, como vice-campeão.
A vitória veio de maneira dramática, mesmo para um clube que já tinha somado 90 pontos e chegado às semifinais da Liga dos Campeões. Menos com mais posse de bola e mais chances, foi o Aston Villa, treinado pelo ex-jogador do Liverpool Steven Gerrard, quem abriu o placar, com Matty Cash anotando aos 37 minutos.
Apesar disso, o City foi ao intervalo com o título embaixo do braço, já que o Liverpool estava empatando em casa com o Wolverhampton por 1x1. Os dois estavam ficando empatados com 90 pontos, com o time de Manchester levando a melhor no saldo de gols.
Logo depois de colocar o turco-alemao Ilkay Gundogan em campo, Guardiola viu outro ex-jogador do Liverpool, Philippe Coutinho, ampliar o placar para 2x0, aumentando o desespero do torcedor do City no Etihad. Mas o que ninguém esperava era que Gundogan se tornasse o herói do título.
Num intervalo de cinco minutos, entre os 31 e 36 minutos, Gudongan, duas vezes, e o espanhol Rodri anotaram os três gols da virada dos donos da casa, que acabou dando muita alegria aos torcedores que lotaram o Etihad e testemunharam mais uma conquista do Manchester City na Premier League.
Em sua campanha, o Manchester City somou 93 pontos, com 29 vitórias (foi quem mais venceu na temporada), seis empates e três derrotas, anotando 99 gols, sendo o melhor ataque da liga, e sofrendo 26 gols, dividindo com o Liverpool o título de melhor defesa do campeonato. O belga Kevin De Bruyne foi o artilheiro do time na Premier League com 15 gols. O Aston Villa terminou o campeonato em 14º, com 45 pontos.
Na próxima temporada de 2022/23, o Manchester City voltará a disputar a Liga dos Campeões da Europa, representando a Inglaterra na fase de grupos junto de Liverpool, Chelsea e Tottenham.
Arsenal e Manchester United foram os classificados para a Liga Europa, enquanto o West Ham terminou com a vaga da Premier League para a Conference League. Rebaixados, Burnley, Watford e Norwich darão lugar a Fulham, Bournemouth e quem vencer o playoff entre Nottingham Forest e Huddersfield na próxima edição da Premier League.
Continue no Bets e fique por dentro de tudo sobre o esporte em todo o planeta!