Descubra os números das campanhas que envolvem o país que fica próximo ao sul da Itália.

A ilha de Malta é um território independente que fica próximo ao litoral sul da Itália. A influência italiana nos costumes e história da população local, são notadas em pontos da cultura local, como o amor ao futebol.

O país, que tem em Michael Mifsud o principal jogador da história da nação de Malta, é uma das menores seleções europeias, quando falamos de tradição no futebol. E a falta de força no esporte, faz com que Malta sofra nas competições de disputa por vaga em Eurocopa ou Copa do Mundo.

A seleção nacional detém o recorde negativo de passar toda as Eliminatórias Europeias para a Copa de 2010 sem marcar um gol sequer em 10 jogos disputados. Entre as campanhas mais recentes, Malta tem sido um dos países a conseguir o menor número de pontos na disputa continental por uma vaga nos Mundiais.

Em um dos grupos mais complicados na disputa por 1994, Malta termina em penúltimo lugar

A campanha da Seleção Maltesa em busca do Mundial disputado nos Estados Unidos, foi marcada pelos confrontos do grupo 01, que contava com Itália, Suíça, Portugal, Escócia e Estônia.

O país teve a segunda pior colocação do grupo, terminando em 5º lugar na disputa do grupo 01, com apenas três pontos em 10 jogos disputados. Ao todo, Malta teve apenas uma vitória, um empate e oito derrotas.

Por curiosidade, desse grupo sairia a vice-campeã mundial, que perdeu a final para o Brasil em 1994, Itália. Comandada por Roberto Baggio, a equipe italiana cresceu durante a Copa do Mundo e na final contra o Brasil, perdeu o título nos pênaltis.

Para o caminho de 1998, outro grupo complicado no caminho de Malta

Espanha, Iugoslávia, República Tcheca, Eslováquia, Ilhas Faroe e Malta foram os integrantes do grupo 06 das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 1998 realizada na França.

Os espanhóis sobraram no grupo, e garantiram a primeira colocação, se classificando de forma direta para a Copa do Mundo. Entre os demais, a Iugoslávia se destacou e conseguiu a vaga para a repescagem europeia.

Jogador de futebol com jogadores no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador comemora gol pela seleção. Foto: Portal Premier League Brasil

Enquanto isso, Malta fez a pior campanha do grupo, sem pontuar, e fechando sua participação com 10 derrotas em 10 jogos disputados, e um saldo de gols negativo de -35.

Em busca da classificação para o Mundial de 2002, Malta repete a última colocação

O grupo 03 das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2002 foi formado por Dinamarca, República Tcheca, Bulgária, Islândia, Irlanda do Norte e Malta. A Seleção Maltesa foi o pior time do grupo, terminando em último lugar na disputa continental.

Grupo de homens com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente
Mifsud é um ídolo local e foi homenageado antes de jogo. Foto: Trivela

Ao todo, foram 10 jogos, com apenas um ponto somado, pelo empate da seleção com a República Tcheca por 0 a 0. Depois disso, mais nove derrotas marcaram a campanha de Malta nas Eliminatórias, e o sonho de chegar à competição organizada pela FIFA, era adiado novamente.

Na trilha até a Alemanha, novamente o último lugar das Eliminatórias

Repetindo a péssima campanha feita na competição em sua edição anterior, Malta terminou na última colocação do grupo 08, que tinha ainda as seleções da Croácia, Suécia, Bulgária, Hungria e Islândia.

Croácia e Suécia foram as mais bem colocados no grupo, e avançaram para a Copa do Mundo e para a repescagem europeia respectivamente. Já Malta, teve ao longo de sua trajetória na competição, três empates que garantiram os únicos três pontos da equipe no torneio.

O restante dos jogos, foram derrotas esmagadoras, fazendo com Malta terminasse a competição com um saldo de gols de -28. Mas, a pior campanha da Seleção Maltesa, viria na edição seguinte. Um recorde negativo histórico esperava por Malta.

As Eliminatórias da Copa de 2010 marcam um vexame histórico

No grupo 01 formado por Dinamarca, Portugal, Suécia, Hungria, Albânia e Malta, teríamos alguns destaques entre essas seleções em busca da qualificação para o Mundial de 2010, disputado na África do Sul.

A Dinamarca conquista sua vaga direta para a Copa do Mundo, após confirmar o primeiro lugar do grupo. Portugal, a principal seleção e que tinha em Cristiano Ronaldo a grande estrela do selecionado português, foi para a repescagem europeia.

Jogador de futebol de uniforme

Descrição gerada automaticamente
Jogadores comemoram gol de Malta. Foto: Portal Premier League Brasil

Malta foi o destaque negativo do torneio, ao não marcar nenhum gol durante os 10 jogos da competição. O único ponto conquistado pela equipe, acontece em um empate contra a Albânia, por 0 a 0. A Seleção Maltesa encerra sua participação com o saldo de gols negativo em -26.

2014, 2018 e 2022, tem algo em comum e podem ensinar muito a Malta

Entre a disputa por uma vaga na Copa do Brasil em 2014 e a próxima Copa do Mundo que será realizada no Qatar, o que se vê nas Eliminatórias é Malta sendo a última colocada nos grupos em que disputa a vaga.

Para 2014, a Seleção Maltesa disputa o grupo 02 e termina a competição com três pontos em 10 jogos. Com apenas uma vitória no torneio, a seleção conquista o triunfo em cima da Armênia. Porém, perde os outros nove jogos.

Já em 2018, o time de Malta conquista um empate que livra a seleção de ficar sem pontuar nas Eliminatórias. O restante das 10 partidas, foram nove derrotas para o selecionado de Malta, e a última colocação do grupo.

Homens jogando futebol de campo

Descrição gerada automaticamente
Jogadores de Malta em partida da seleção. Foto: Terra

Visando a disputar da Copa desse ano no Qatar, Malta repetiu a última colocação das edições anteriores, mas teve uma campanha de cinco pontos conquistados em 10 jogos, com uma vitória, dois empates e sete derrotas.

Quer ficar ligado em tudo o que rola com as seleções europeias? Acompanhe o Bets, porque, aqui, você não perde nenhum lance!

Compartilhe esse conteudo