Chamado carinhosamente de Holstein Kiel, o Kieler Sportvereinigung Holstein von 1900 e.V. é um time de futebol alemão fundado no dia 7 de outubro de 1900. Sua sede fica localizada em Quiel, Schleswig-Holstein.

Entre as décadas de 10 e 20 do século passado, o clube chegou a dominar o norte de seu país natal, tendo vencido seis títulos regionais e terminando como vice-campeão em outras seis oportunidades.

Para se ter uma ideia, o clube permaneceu na 1ª Divisão até a formação da Bundesliga, que se deu em 1963.

Charmosa casa

Moderno, o estádio do clube é chamado de Holsein-Stadion. Nos últimos anos, o local tem sido palco de partidas válidas pela segunda ou terceira divisão do Campeonato Alemão, já que são nestas categorias que o clube desfila seu futebol.

Estádio de futebol com pessoas ao fundo

Descrição gerada automaticamente
Estádio do Holstein Kiel é moderno e aconchegante (Foto: Fotografien Baleja)

Com arquibancadas azuis e as iniciais da instituição, o Holsein-Stadion é acanhado na medida certa.

Em outras palavras, é como se o estádio unisse hostilidade e beleza nas doses exatas para amedrontar os adversários que visitam o time da casa.

A extensa área verde situada ao redor do estádio também chama a atenção pela imponência.

As cegonhas

“As cegonhas” representa uma das principais alcunhas do Holstein Kiel. Do alemão Die Störche, os animais representam muito a ideologia do Holstein Kiel, que, além de possuir um estádio com capacidade para pouco mais de 15 mil pessoas, também tem em Steffen Schneekloth como seu atual presidente.

Acima dessas relações, vale frisar que os próprios torcedores do clube também são chamados de cegonhas.

Sofredores, mas extremamente apaixonados pelo clube, eles viram o time do coração sofrer um bocado no início dos anos 2000.

De 2001 a 2005, por exemplo, o Holstein Kiel mesclou de 10º a 13º colocado na Regionalliga Nord III.

Em contrapartida, no primeiro ano do período, a agremiação ficou com o primeiro lugar, sendo promovida de categoria.

Jogador de basebol com plateia

Descrição gerada automaticamente com confiança média
A torcida do Holstein Kiel é extremamente apaixonada (Foto: Trivela)

E foi desta forma, entre promoções e rebaixamentos, a exemplo dos que infelizmente aconteceram entre 2006 e 2007, bem como entre 2009 e 2010, que o Holstein Kiel se consolidou como um clube histórico da Alemanha.

É óbvio e notório que seus torcedores não têm tantas glórias quanto os adeptos de times como Borussia Dortmund e Bayern Munchen, por exemplo.

No entanto, nas últimas décadas, não tem faltado apoio aos jogadores da equipe sempre que se fala no desempenho dentro de campo. O Holstein Kiel pode se orgulhar por ter uma torcida fiel, presente e apaixonada, sempre apoiando quando possível.

Elenco com predominância alemã

Também por se comportar como um clube histórico da Alemanha, o Holstein Kiel tem no jovem Jonas Sterner sua principal revelação.

Com apenas 19 anos, o meia central é um dos destaques do elenco atual do clube, que atualmente conta com 29 atletas em seu plantel.

Desses 29, dois defendem seleções. Ademais, conforme dados divulgados por especialistas, a média etária do clube é de 26,6 anos, o que é considerado ideal para um time de futebol profissional.

Por serem seis os estrangeiros, a porcentagem deles diante dos alemães acaba sendo um pouco maior do que 20%.

Já quando se fala em idolatria ou melhores jogadores do elenco, não dá para deixar passar batido a presença de Steven Skrzybski na equipe. O alemão também atua como meia ofensivo e, recentemente, deixou o Schalke 04 para defender as cores do clube.

Ao lado dele, também merece destaque o alemão Fiete Arp, que, embora esteja passando por uma série de lesões no passado recente, veio do Bayern de Munique 2, sendo uma das grandes esperanças do clube para o final desta temporada.

Outros nomes, como o do volante Patrick Erras, também fazem valer a projeção positiva do clube para este restante de ano.

Ele veio do Werder Bremen, um dos mais tradicionais do país, e espera fazer bonito com a camisa do Holstein Kiel nas próximas temporadas.

E o uniforme?

Uma curiosidade interessante a respeito do Holstein Kiel é quanto ao seu uniforme. O atual se parece em muito com as vestimentas da Seleção da França nos anos 90, já que leva azul na camisa, assim como uma faixa diagonal vermelha com outro tom de anil, além de calção branco e meiões vermelhos.

Jogadores do Holstein Kiel comemorando gol (Foto: Imago images / Nordphoto)

Já o segundo é quase que inteiramente branco. Nele, constam apenas alguns detalhes em vermelho.

Por último, o uniforme “Alternativo 2” da equipe é preto e conta com um degradê vermelho que prende a atenção de qualquer apaixonado por camisas de futebol diferenciadas.

Campeão, vice...

O que não faltam são títulos de honra e glória na galeria de troféus do Holstein Kiel.

O time ficou em primeiro lugar em diferentes competições, como Campeonato Alemão de 1912, regional do Norte Alemão de 1910, 1911, 1912, 1926, 1928 e 1930, Gauliga Schleswig-Holstein de 1943 e 1944, Regionalliga Nord de 1965 e 2009, Oberliga Nord de 2008 e Oberliga Hamburg/Schleswig-Holstein de 1998 e 2001.

Já o time reserva da equipe também foi campeão de diferentes torneios, tais como alemão amador de 1961; Schleswig-Holstein-Liga de 1961 e 1994; e Schleswig-Holstein-Liga de 2002, 2008 e 2009.

Termina de compor esta lista alguns vice-campeonatos, como os regionais do norte alemão das temporadas de 1914, 1922, 1923, 1928, 1929, 1931 e 1932. Nesses anos o título bateu na trave.

Marcel Rapp é o nome do comandante

Ex-jogador de futebol, Marcel Rapp, treinador do Holstein Kiel, possui apenas 42 anos. Ele se aposentou dos gramados em 2013 e tem como esquema tático preferido o 3-5-2, que prioriza o equilíbrio entre todos os setores da equipe.

Alemão de nascença e evolução, tanto no futebol quanto fora das quatro linhas, o profissional é considerado um dos mais promissores de toda a juventude de técnicos do país.

Treinador comandando o time no campeonato alemão (Foto: Gettyimages)

Nascido em 1979, o especialista possui a Licença UEFA PRO, que confere a ele a oportunidade de treinar diferentes equipes Europa afora.

Histórico recente

Entre os anos de 2017 e 2020, o Holstein Kiel assumiu diferentes posições na segunda divisão do Campeonato Alemão.

Mais precisamente, a equipe ficou na terceira, sexta e décima primeira posição entre as temporadas.

É positiva a projeção do clube para o restante da temporada (Foto: Reprodução/Instagram Holstein Kiel)

Para o próximo ano, a tendência é que a equipe cresça de produção e faça valer a força de sua camisa tanto dentro quanto quando atua fora de casa!

Compartilhe esse conteudo