O FC Lyubimets é um dos times da cidade de Lyubimets, do distrito de Haskovo, ao sul da Bulgária. É tradicional na região, com data de fundação em 1921. Em 1993 foi dissolvido e restaurado em 2007 por um empresário local, que também contou com o apoio da comunidade local.

Muitos entusiastas antigos voltaram a torcer para o clube, que já conta com uma pequena legião de fãs na região. Muitos deles são presença ativa no estádio da cidade, a Arena Gradski com capacidade para 4.000 lugares.

As cores do clube são o azul, preto e branco. O primeiro uniforme tem camisa branca e calção preto, enquanto o segundo é formado de camisa azul, calção preto, meião branco com detalhes azuis.

Escudo Lyubimets - créditos da imagem: wikipedia

Em geral, é um dos tantos clubes da Bulgária que passou a maior parte de sua história nas divisões de acesso, principalmente a terceira divisão. Sua melhor colocação foi na temporada 2012-13 quando conquistou uma promoção histórica para o grupo A, a primeira divisão do campeonato nacional.

Atualmente, joga na quarta divisão do sistema de futebol búlgaro, a Liga Regional de Futebol de Haskovo. São mais de 40 grupos, chamados de grupos regionais de futebol A e 19 grupos regionais B, divididos de acordo com a região do país.

Últimas temporadas do Lyubimets

O Lyubimets vinha de 7 temporadas seguidas no Grupo B e com o vice-campeonato temporada 2012-13, conseguiu o inédito acesso à primeira divisão. Apesar da euforia do município, o clube permaneceu apenas uma temporada na elite.

Após a temporada histórica de 2014, o Lyubimets não teve condições financeiras de continuar nas primeiras divisões do campeonato nacional e foi rebaixado para a liga amadora na temporada seguinte.

Até o final da temporada de 2015-16, o clube disputou apenas campeonatos regionais sem muita expressão, até conseguir uma vaga na terceira divisão nos playoffs. A temporada 2016-17 foi a última em que o Lyubimets disputou uma das divisões de acesso.

Em 2017-18 não conseguiu montar um time competitivo e retornou à quarta divisão. O mesmo aconteceu nos anos seguintes e atualmente permanece na divisão regional.

Elenco

O plantel do Lyubimets passou por uma renovação na última temporada para tentar o acesso à terceira divisão. É um elenco bem rodado, com jogadores experientes, muitos deles com mais de 30 anos, mas também há jogadores mais jovens, como é o caso do meio campo Nemanja Ivanov.

Elenco Lyubimets - créditos da imagem: gong.bg

O time vai a campo com o goleiro Zdravko Chavdarov, 34, os zagueiros Petar Stoyanov, 28, e Martin Iliev, 30. Na lateral direita Georg Stefanov, 27, e na lateral esquerda Simeon Ivanov, 24.

No meio de campo, três meias. O primeiro é o meia central Emil Grosev 23, o segundo é o meia esquerda Petar Alyoshev, 26, e o meia ofensivo Emil Argirov. No ataque, o ponta esquerda Tanko Dyaokv, 29, o ponta direita Stylian Nikolov, 22, e o centroavante Tsvetomir Panov, 25.

O técnico é o ex-jogador de futebol Voyn Voynov. É um treinador que gosta de um jogo ofensivo e escala principalmente um time com formação 4 - 3 - 3, com meias bem avançados, que fecham a marcação.

História

O futebol chegou no começo dos anos 1900 na província de Haskova. Em Lyubimets não foi diferente. Por volta de 1920 já existiam alguns clubes na cidade, como o Maritsa Sports Club, que surgiu no início dos anos 1920.

Partida do Lyubimets em 2020 - créditos da imagem: Tourist Link

O antecessor do Lyubimets foi fundado no ano seguinte, em 1921 como uma sociedade nacional de ginástica e esportes. No centro esportivo do clube se praticava uma série de modalidades, incluindo o futebol e o principal esporte praticado na região, o ciclismo.

Foi assim até 1947 quando o clube fundiu-se com uma sociedade local de ciclismo, a Strela e passou a adotar o nome Lyubmets Strela. No final de 1949 outras organizações esportivas voluntárias foram criadas, muitas delas aproveitando o centro municipal.

Mais tarde, em 1957 foram fundidos os clubes Sociedade Maritsa de Cultura Física e Esportes, que mais tarde foi renomeada para Raketa. 3 anos depois, após uma reunião com dirigentes locais, foi novamente renomeado, dessa vez para Football Club Lyubimets.

O time então foi inscrito na quarta divisão do futebol búlgaro e no ano seguinte chegou à terceira divisão. Em sua história, o clube participa principalmente das divisões amadoras do futebol nacional, mas sem muito sucesso.

Em 1994, o FC Lyubimets desmoronou. Atolado em dívidas, o clube não resistiu e encerrou suas atividades sem terminar a temporada. Alguns anos depois, em 2007, o clube foi reconstruído com o apoio do empresário local Atanas Stalev.

Na temporada 2006/07, a equipe retornou sua sede para Lyubimets e adotou o nome Lyubimets 2007. Foram contratados novos atletas e um novo treinador assumiu o posto, o ex-jogador Haskovo Dimcho Markov.

Markov montou um time competitivo, que na temporada 2007/08 terminou em segundo lugar no terceiro escalão e conquistou a histórica primeira promoção no grupo "B". O time conseguiu se manter na divisão de acesso sem dificuldades.

Em 2013 Vaselin Velikov assumiu o cargo de treinador. Até então ele atuava como auxiliar técnico e como já entendia das estratégias do antigo treinador, continuou seu trabalho. Com a liderança renovada conquistou o segundo lugar na temporada 2012-13 e o direito de participar da Primeira Liga na temporada seguinte.

Era a primeira vez que o Lyubimets ia disputar a primeira divisão na sua história. No começo, o time ganhou várias partidas e entusiasmou os torcedores como nunca, mas não conseguiu se manter na elite.

Estádio Gradski - Lyubimets - crédito da imagem: Soccer Wiki

Honras

Apesar de não ter grandes conquistas, o clube conta com algumas honrarias, das quais podemos destacar:

Temporada 2007 - 2008 2º lugar no Grupo "B" de Futebol do Sudeste.

Temporada 2007 - 2008 XVI finalista no torneio da Copa da Bulgária.

Temporada 2008 - 2009 1ª participação no grupo de futebol Oriental "B".

Temporada 2008 - 2009 7º lugar no grupo de futebol oriental "B".

Temporada 2010 - 2011 6º lugar no grupo de futebol oriental "B".

Temporada 2011 - 2012 4º lugar no grupo de futebol Oriental "B".

Temporada 2012 - 2013 vice-campeão no grupo "B" de futebol, ganhou a promoção para o grupo "A".

Temporada 2013 - 2014 14º lugar no grupo de futebol "A".

Compartilhe esse conteudo