Sabemos que o mundo do futebol não é nada agradável com times e seleções sem tanta tradição no esporte mundial! Luxemburgo passou por isso, mesmo possuindo bastante tempo de história, mas acabou impondo respeito por seu futebol!

Confira toda a trajetória da Seleção cujo esporte já foi chamado de “saco de pancadas do futebol mundial”, virou o jogo e foi evoluindo ao longo dos anos, fazendo parte agora dos times considerados emergentes no futebol mundial.

FLF generic CoA.png
Escudo da Seleção de Luxemburgo Fonte: Wikipédia


História da Seleção Luxemburguesa de Futebol

Embora tenha sido chamada por apelidos desagradáveis por muito tempo, a Seleção Luxemburguesa conta também com algumas conquistas curiosas. Um bom exemplo é que Luxemburgo foi a única seleção que participou de todas as vinte eliminatórias da Copa do Mundo.

Mesmo assim, a seleção de Luxemburgo nunca disputou uma edição da Eurocopa. Essa é uma triste realidade para as menores seleções da Europa, já que o continente possui disparado muitas das melhores seleções do mundo, dificultando bastante a participação de quem ainda está crescendo.

O mais próximo que Luxemburgo chegou de uma Eurocopa foi no ano de 1964, quando venceu os Países Baixos por dois gols a um após ter empatado o primeiro jogo.

Mesmo assim, perdeu para a Dinamarca no jogo que seria o desempate de sua chave!

Por nunca ter chegado também a uma Copa do Mundo, Luxemburgo se tornou uma seleção bastante deixada de lado no cenário mundial de futebol. Esse fato o fez praticamente desaparecer entre 1995 a 2006.

As 100 derrotas

Disputar todas as eliminatórias talvez não seja tanta vantagem assim quando em nenhuma das edições a seleção consegue chegar ao campeonato, de fato. A marca de 100 anos com 100 derrotas tornou- se uma parte triste, mas conhecida da Seleção de Luxemburgo.

O fato ocorreu quando a Seleção Luxemburguesa estava na posição de número 157 do ranking da FIFA, mesmo sendo uma das mais antigas de todo o mundo.

O curioso da história da Seleção de Luxemburgo é que o país foi um dos fundadores da FIFA, através de sua Federação Luxemburguesa de Futebol. No ano de 2008, Luxemburgo completou 100 anos com sua seleção, mas com uma marca dura de carregar, 100 derrotas também foram comemoradas nas Eliminatórias de 2010.

http://bp3.blogger.com/_sj1ksmAkNmQ/SC8WdsYA93I/AAAAAAAAARs/SHovlthZPHw/s400/selecaoluxemburgo.jpg
A amarga derrota de número 100 Fonte: futebolhistoria.blogspot.com

Claro que esses “títulos” foram sempre lembrados e relembrados por outros países, adversários diretos ou indiretos de Luxemburgo. Se tem uma coisa que torcedores e admiradores do futebol sabem fazer é comemorar vitórias e bons momentos, mas também criticar mais temporadas.

Mas tudo bem porque é disso que se vive o futebol. Não teríamos vitórias sem derrotas e precisamos considerar que Luxemburgo é também um país muito pequeno situado na Europa, fato que influencia diretamente o desempenho de sua seleção.

Com apenas 77 mil habitantes e pouco mais de 2 quilômetros quadrados e meio de área, não seria possível que o país formasse com muita facilidade uma seleção vitoriosa.

Tradição no futebol europeu

Ainda assim, Luxemburgo possui longa tradição no futebol europeu, isso é inegável! O Campeonato Luxemburguês de Futebol é disputado há mais de 100 anos, desde o ano de 1910!

O país possui, ao todo, quatorze times que se enfrentam anualmente em esquema de pontos corridos. Os poucos habitantes do território torcem fervorosamente por seus times e é certo que amam muito o futebol, fato esse que fez com que Luxemburgo nunca desistisse de disputas mundiais e continentais.

É preciso se considerar que a dificuldade para chegar à Copa do Mundo disputando as eliminatórias pela Europa é bem maior. Um bom exemplo é Israel, que permanece na UEFA como convidado, apesar de estar situado na Ásia.

Desde que a seleção israelense chegou à UEFA sua vida se complicou bastante. E vamos pensar que Israel já foi vencedor de uma das Copas da Ásia!

Assim é que Luxemburgo tenta, sem sucesso, desde o ano de 1934 passar pela muralha de times europeus que participam das Eliminatórias da Copa do Mundo, incluindo gigantes como Itália e Alemanha.

Os resultados em gols também não são nada animadores. A seleção fez 50 gols durante as Eliminatórias e levou 256!

Como Luxemburgo impôs respeito ao seu futebol

No entanto, a história da Seleção de Luxemburgo tem mudado aos poucos. Os feitos do país incluem uma pontuação bem maior nas últimas eliminatórias para o Grande Mundial.

Fez oito pontos na eliminatória do ano de 2010 e 9 nas de 2014 e 2018. Nessa última, a Seleção venceu logo em sua estreia, fazendo a marca de um a zero contra a Irlanda dentro do país adversário!

Além desse resultado inesperado e positivo, Luxemburgo também alcançou o segundo lugar de sua chave na Liga das Nações! Com esses resultados, Luxemburgo subiu durante algum tempo, dando 157 posição para a 98 no ranking da FIFA.

Ainda assim, analistas de futebol acreditam que o futebol de Luxemburgo precisa evoluir um pouco mais até que o país apresente condições concretas de chegar até uma Copa do Mundo, passando pelas Seleções mais difíceis do mundo, sem contar Argentina e Brasil, que possuem ótima classificação, mas não se situam na Europa.

Daniel da Mota, descendente de portugueses, é uma das estrelas da seleção do Luxemburgo e até marcou
Luxemburgo enfrenta Portugal em 2012 Fonte: dn.pt Diário de Notícias

Investimento nas bases

Como o território de Luxemburgo é muito pequeno e a população, pouca, não surgem muitos jogadores de talento pelo país. Sabendo disso , o Luxemburgo passou a investir pesado nas categorias de base.

Fundando uma escola de futebol internacional, a FLF começou a observar e contratar jogadores de qualidade inquestionável e de diversas nacionalidades. A aposta na juventude também é algo recente e inovador na história do país.

Outro acerto de Luxemburgo foi ter feito acordo com países europeus para manter jovens em suas escolas e times de bases ou profissionais, que um tempo depois vão jogar nas seleções europeias.

Isso já ocorreu com a Bélgica, Alemanha e França, vizinhas que participaram do “acordo das bases” proposto sabiamente por Luxemburgo. O nível dos jogadores da Seleção Luxemburguesa aumenta a olhos vistos, mas com certa demora.

Rodrigues comemora após marcar para Luxemburgo sobre a Irlanda
Vitória sobre a Irlanda, em 2021 Fonte: espn.com.br

No entanto, a mudança de mentalidade tem surtido efeito no futebol do país, que já conta com a maioria de jogadores profissionais em seus times, o que não acontecia anteriormente.

Certamente, o dinheiro e disposição para crescer investidos em Luxemburgo surtirá ainda mais efeito com o passar dos anos e novas conquistas virão uma das seleções mais antigas do mundo!

Compartilhe esse conteudo