Que a belíssima e exótica Suíça é hoje um dos melhores países para se viver e visitar quase todas as pessoas do mundo já sabem. Mas você, caro leitor, sabia que o país carrega consigo muitos outros elementos além de suas culturas únicas e de suas paisagens dignas de aplausos?

E é claro que eu estou me referindo ao mundo esportivo, e não apenas o futebol do país, que inclusive é muito conhecido no mundo por suas várias equipes de ponta.

Eu estou me referindo ao basquete, tendo a Suíça vários representantes de peso no basquete mundial, continue acompanhando para ficar por dentro de todos os detalhes que giram em torno de uma das equipes mais icônicas do belo país.

Vem com a gente e conheça agora mesmo o emblemático Lugano Tigers, time este que é um dos mais populares e destemidos de todo o antigo país, e como você deve imaginar, hoje a poderosa equipe busca marcar mais ainda o seu forte nome na história do basquete local, buscando obviamente o seu devido espaço em meio aos gigantes do basquete suíço.

A Associazione Lugano Basket, que é popularmente conhecida pelo nome Lugano Tigers pelos mais íntimos, é um clube profissional de basquetebol situado na comuna de Lugano que é a maior cidade da região de Cantão de Ticino, que fica situada na Suíça.

Imagem do imponente escudo do Lugano Tigers. Créditos da imagem: Wikipédia.

O honroso Lugano Tigers foi fundado há muitos anos atrás, para ser mais exato, no ano de 1981 após fusão entre 2 times, sendo esses o Federale Lugano e o Viganello, junção essa que inclusive deu muito certo, o que certamente impressionou a várias pessoas da região na época.

E um detalhe interessante é que o primeiro deles já possuía alguns títulos nacionais, o que mostra que desde os primórdios da equipe, a mesma já era predestinada ao grande sucesso que viria alguns anos mais tarde, e assim o time suíço seguiu sua trajetória no basquete local, levando muita alegria e orgulho para o povo suíço.

Por volta de 2003, quando a equipe ainda era conhecida como Lugano Snakes, chegou ao time um grande fracasso financeiro, o que fez com que o nome do time fosse trocado para Lugano Tigers, nome este que acompanha o clube até os tempos atuais.

E um fato interessante é que na época poucas pessoas acreditavam que o emblemático clube iria conseguir superar esta forte crise que afetou o time de forma acentuada.

Mas como você deve imaginar, o time surpreendeu a todos novamente, superando assim o problema de forma impressionante, dando inclusive uma grande volta por cima, fazendo participações em várias competições de alta relevância no basquete suíço, o que certamente era um forte indício de que em um futuro não muito distante iria começar a surgir os frutos dessas proveitosas campanhas.

E agora que você conferiu alguns detalhes de como o Lugano Tigers foi criado, veja agora todos os nomes que o time teve durante a sua trajetória, para assim ficar mais fácil a assimilação dos mesmos.

FV Lugano

de 1981 até o ano de 1999

Lugano Snakes

de 1999 até o ano de 2003

Lugano Tigers

de 2003 até os dias atuais.


Confira agora como anda a situação atual do emblemático clube de Lugano, além de ver também que competições o imponente time joga hoje.

Hoje, o time suíço vem de uma péssima sequência de partidas, somando ao longo de seus 5 últimos jogos uma marca de 4 derrotas e apenas 1 vitória, o que certamente acaba deixando alguns torcedores mais “afobados” um pouco angustiados e aflitos com a situação que a equipe se encontra hoje.


As partidas relatadas acima foram todas disputadas pela Liga Suíça de Basquete, sendo essa a mais importante e acirrada competição de basquete de todo o antigo país.

Pela Liga Suíça de Basquete, hoje o Lugano Tigers se encontra na décima posição da tabela, sendo essa a última colocação da competição. O clube suíço ainda carrega consigo uma marca de apenas 4 vitórias e 15 derrotas em um total de 19 jogos, o que claramente não é nada bom.

O que certamente é motivo de alerta e preocupação, pois se os jogadores e o treinador da equipe quiserem ao menos tentar conquistar o almejado título suíço no fim desta temporada, todo precisam se unir e mudar a postura do clube. Além de, claro, mudarem as táticas do time na tentativa do mesmo de superar essa terrível má fase que hoje vem assombrando a valente equipe.

E tão concreta quanto a má fase que o clube vive hoje é a fé dos jogadores e dos torcedores do Lugano Tigers, pois, tanto um quanto o outro acreditam fielmente que ainda há tempo para uma subida extraordinária do destemido clube, o que querendo ou não acaba trazendo um certo alívio para os fãs e simpatizantes do clube.

Jogo entre o Lugano Tigers e Fribourg Olympic. Créditos da imagem: Flickr.

Agora que você conferiu como anda a situação do valente time suíço hoje, te convido neste momento a um passeio pelo respeitoso e honroso acervo de conquistas que o Lugano Tigers construiu durante esses vários anos de trajetória no basquete suíço.

Entre as conquistas do Lugano Tigers podemos citar algumas como as 8 conquistas da equipe pela Liga Suíça de Basquete, tendo o poderoso time vencido a importante competição nos anos de 1999-00, 2000-01, 2001-02, 2005-06, 2009-10, 2010-11, 2011-12 e 2013-14, fazendo parte hoje dos clubes que mais ergueram o almejado título.

Podemos citar também as 6 conquistas do time suíço pela Copa da Suíça de Basquetebol, tendo o Lugano faturado os importantes títulos nos anos de 1982, 2001, 2002, 2011, 2012 e 2015.

E por último, mas não menos importante, vem as 2 conquistas do clube pela Copa SBL, tendo o Lugano Tigers vencido a competição nas temporadas de 2011 e 2012.

Enfatizando assim o quão grandioso e respeitoso é o Lugano Tigers no basquete suíço, já que obviamente não é qualquer equipe que consegue construir um salão de troféus tão recheado e glorioso assim.

Imagem dos jogadores do Lugano Tigers comemorando a conquista da Liga Suíça de Basquete no ano de 2014. Créditos da imagem: RSI.

E é claro que para hoje o Lugano Tigers estar entre os times mais bem qualificados e vitoriosos de todo o basquete suíço, vários gênios do mundo das quadras já passaram pela equipe, agregando assim cada vez mais e mais o elenco do clube.

Entre os grandes nomes que já passaram pela equipe podemos citar alguns como o de Dušan Mlađan, Derek Stockalper, Christophe Varidel, Alon Stein, Michael Efevberha, Todd Mitchell, Travis Walton, Travis Watson entre vários outros nomes de peso que fizeram história no icônico clube suíço.

O que você acha que irá acontecer daqui até o fim desta temporada com o Lugano Tigers?

Será que veremos o emblemático time superando essa tremenda má fase que afeta o clube hoje?

E além de dar a volta por cima, será que veremos o Lugano Tigers conquistando a Liga Suíça de Basquete no fim desta temporada ainda?

Fique por dentro de tudo que acontece no basquete suíço e mundial com a Bets!
Pois aqui, você não perde um lance sequer!

Se você curtiu este artigo não se esqueça de deixar o seu valioso comentário e claro, não se esqueça de compartilhar com a galera também!
Um abraço e até a próxima!

Compartilhe esse conteudo