O atleta uruguaio Lucas Sebastian Torreira di Pascua, mais conhecido como Lucas Torreira, é um jogador de futebol profissional contratado atualmente pelo clube italiano Fiorentina, por empréstimo, desde 2.021. Porém ele tem contrato assinado com o clube inglês Arsenal, oficialmente, desde 2018.

(en.wikipedia.org) Logomarca clube Fiorentina.

Torreira joga como um meio campista pelo Fiorentina, tem 1,68m de altura, pesa 64 kg, e é um atleta destro.

Além de atuar pelo seu time italiano, o craque também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção do Uruguai, desde 2018.

Lucas Torreira nasceu no dia 11 de fevereiro de 1996, na cidade portuária de Fray Bentos, Uruguai, bem perto da fronteira com a Argentina.

Nascido em uma família de classe média, Lucas conseguiu ajudar bastante seus familiares, depois que se tornou conhecido no mundo todo como um dos melhores jogadores do mundo. O seu pai, Ricardo Torreira, que já trabalhava com comércio de carnes, se tornou um grande exportador de carne após 2017.

PERFIL DO ATLETA.

Lucas Torreira tem uma característica marcante dentro de campo. Sua taxa de trabalho nos gramados é bem alta, e sua velocidade com a bola e seu torque de arrancada estão entre os melhores do grupo.

Durante o ano de 2018, quando o atleta assinou seu contrato com o Arsenal, o redator do jornal The Independent, Jack Austin mencionou o seguinte nas colunas esportivas:

“Torreira é exatamente o tipo de meio campista que o clube Arsenal desejava. Ele fez seu trabalho como o pivô profundo no meio do parque sem nenhum barulho, e toda a disciplina de um jogador que construiu uma boa reputação para si mesmo na Série A".

De acordo com a empresa geradora de estatísticas esportivas, Who Scored, Lucas Torreira é um atleta que possui grande facilidade em chutes de longa distância e que tem grande criatividade em seus dribles e em realizar desarmes.

Apesar de ter que lidar com sua baixa estatura, 1,68m, e apresentar uma certa desvantagem em dominar bolas altas, a sua determinação em brigar pela bola e também fazer cruzamentos com boa precisão, compensam em muito suas poucas limitações em campo.

(gávea news.com) Lucas Torreira em ação durante um jogo do Uruguai (Foto: Reuters)

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

Lucas Torreira nasceu no Uruguai, mas ele possui descendência espanhola, por parte do seu avô paterno, que veio da região da Galiza. O jogador foi convocado para defender a seleção principal do Uruguai, em março de 2018, antes do início do campeonato de futebol internacional, da Copa Gree China Cup, daquele ano.

A sua estreia ocorreu no dia 23 de março, quando o Uruguai enfrentou a República Tcheca, derrotada por 2x0 no jogo da semifinal. No mês de junho de 2018, o jogador foi escolhido entre os 23 melhores atletas do país, na última convocação antes da Copa do Mundo FIFA de 2018, realizada na Rússia.

Durante aquele evento tão importante, Lucas participou em todos os 5 jogos na defesa do Uruguai, e o torneio foi muito relevante para destacar o brilhantismo de Torreira.

Lucas Torreira defendendo a camisa do Atlético de Madrid, em 2020.(Foto: Divulgação/Atlético de Madrid)

PRIMEIROS CHUTES.

CLUBE 18 DE JULHO -  

Lucas Torreira sempre foi um grande aficionado pelo futebol. No ano de 2010, quando o jovem uruguaio fez 14 anos, ele ingressou em um clube de treinamento para futebol localizado em sua cidade, a associação esportiva 18 de julho, em Fray Bentos.

Ali Torreira iniciou seus treinamentos pela modalidade juvenil de futebol e permaneceu no clube até 2013.

MONTEVIDEO WANDERERS -

Depois, no final de 2013, já com quase 17 anos, Lucas ingressou em outro clube por um curto período de tempo, o Montevideo Wanderers, e já jogava ali pelas categorias de base do clube.

O jogador do Arsenal Lucas Torreira a esquerda, desafia Gabriel Jesus do City durante a partida da Premier League entre Manchester City e Arsenal FC no Etihad Stadium em 03 de fevereiro de 2019 em Manchester, Reino Unido. (Foto de Stu Forster/Getty Images)

FC DELFINO PESCARA CALCIO -

Porém foi somente depois que Lucas se mudou para a Itália, e conheceu o clube italiano Delfino Pescara, que sua carreira começou a deslanchar.

Durante a temporada de 2014/2015, Lucas já havia sido convidado para ingressar na equipe principal do clube Pescara, e no dia 25 de outubro de 2014, durante um jogo, ele permaneceu junto ao banco dos reservas pela primeira vez.

Depois de permanecer por cerca de mais 1 ano junto aos italianos, como um atleta amador, em equipes reservas, no início de 2015, Lucas Torreira passou a se tornar um jogador sênior, profissional do futebol, com 19 anos.

E no dia 16 de maio de 2015, Lucas fez a sua estreia como um profissional na série B, em um jogo contra o clube Sportiva Varese Cálcio, jogando como um titular. Naquela partida Lucas jogou os 58 minutos inteiros antes de ser substituído por Matteo Politano.

UNIONE CALCIO SAMPDORIA -  

No dia 1º de julho de 2015, o clube italiano Sampdoria arrematou o jogador Torreira por 1,5 milhão de Euros. Porém, o jogador continuou jogando com o Pescara através de empréstimo, na temporada de 2015/2016, para ganhar mais experiência, visto já estar entrosado com a equipe.

Durante aquela temporada, Lucas marcou seu primeiro gol como um atleta profissional, no dia 9 de agosto de 2015, ao disputar contra o FC Sudtirol, na Copa da Itália.

No dia 1º de julho de 2016, o empréstimo de Lucas ao Pescara chegou ao fim. O jogador ingressou de vez no clube Sampdoria e fez a sua estreia na série A, no jogo de abertura contra o clube Empoli FC, que aconteceu no dia 21 de agosto de 2016 no estádio Carlo Castellani. Naquele jogo, Lucas participou em 100% do tempo.

Lucas Torreira acabou se tornando o titular da equipe e seguiu brilhando dentro de campo, e obtendo vitórias sucessivas contra rivais poderosos.

ARSENAL FC -

Depois de muito assédio dos clubes sobre o atleta, a equipe inglesa, Arsenal FC finalmente bateu o martelo e ofereceu um contrato oficial para Torreira, por um valor não revelado. Alguns comentaristas chegaram a mencionar valores em torno de 26 milhões de Libras.

O craque uruguaio ganhou a camisa Nº 11, que era do fabuloso jogador Mesut Ozil, que passou a usar a camisa 10, depois da saída de Jack Wilshere.

Durante a temporada de 2018/2019, Lucas Torreira fez a sua estreia na Premier League, no dia 12 de agosto, em uma disputa contra o Manchester City, que saiu vitorioso por 2x0 naquele jogo. E fez depois a sua estreia na Liga Europa, no dia 2 de setembro, em um jogo contra o FC Vorskla Poltava, que foi derrotado por 4x2.

Durante toda aquela temporada Lucas recebeu vários prêmios.

Ele ganhou a nomeação de homem do jogo em um empate com o Liverpool. No dia 8 de dezembro Lucas marcou um gol de bicicleta contra o Huddersfield Town, e foi premiado como o melhor jogador em campo pela 5ª vez consecutiva. Posteriormente, a ESPN através de Bill Barnwell citou o jogador Lucas como sendo a 3ª melhor contratação da temporada da Premier League.

No dia 5 de outubro de 2020, Lucas migrou para o Atlético de Madrid por empréstimo para 1 temporada. Em uma partida do dia 17 de outubro ele participou contra o Celta de Vigo na La Liga, e o Atlético venceu por 2x0. E contra o Osasuna no dia 31 de outubro, uma nova vitória ocorreu, em 3x1, com o primeiro gol de Lucas.

No dia 25 de agosto de 2021, o craque foi enviado ao Fiorentina que o contratou por empréstimo até 2022, e com uma chance de compra por 13 milhões de Libras.  

Compartilhe esse conteudo