A história do Clube Santos Laguna foi iniciada no ano de 1982, na época o Instituto Mexicano de Segurança Social (IMSS) adquiriu a equipe dos Tuberos de Colima que, nesse período, estavam localizados na região de Santa Cruz, Tlaxcala.

Lá os cidadãos eram chamados de “Santos”, em referência ao nome da cidade, o que fez, posteriormente, com que o time passasse a ter o nome de Club Santos Laguna, com as cores verde e branco em seu uniforme.

Com o final das negociações para a aquisição do time, o IMSS levou a equipe durante a temporada de 1982-1983 para a região da Comarca Lagunera, onde passaram a se chamar Santos IMSS.

Ainda durante o ano de 1983 a equipe conquistou o Torneio Nacional IMSS, que, apesar de não ser oficial, garantiu o acesso à segunda divisão B, apenas dois degraus abaixo da atual Liga Mexicana.

A primeira vitória no profissional mexicano

Na temporada seguinte, o Santos IMSS venceu sua primeira partida oficial contra o Bachilleres pelo placar de 2x0, no Estádio Corona. Nesse torneio o time teve um saldo de 19 vitórias, 8 derrotas e 11 empates.

Após essa primeira participação de Los Guerreros - como são conhecidos - em sua competição profissional inaugural, eles conseguiram subir mais um degrau e partiram para a segunda divisão A.

Apesar dos bons resultados até então, o IMSS se desvinculou do futebol e a equipe foi vendida aos empresários Salvador Necochea e Juan Abuzaid que, na temporada de 1988-1989, compraram, também, o Los Angeles de Puebla.

Com essa aquisição, os dois times foram combinados para criar uma nova equipe na primeira divisão do campeonato mexicano.

As conquistas nacionais dos santistas mexicanos

Los Guerreros da equipe do Clube Santos Laguna conquistaram seu primeiro título importante no Torneio de Inverno de 1996, ano em que o futebol mexicano teve sua estrutura sazonal modificada de um para dois torneios curtos por ano, o de verão e outro de inverno.

O título veio após uma vitória contra a equipe do Necaxa, no Estádio Corona, casa do Santos Laguna.

O segundo título oficial do time aconteceu somente cinco anos depois do primeiro, em 2001, quando eles conquistaram o Torneio de Verão em uma vitória contra o Pachuca, nos minutos finais do jogo, mais uma vez jogando em casa.

Depois dessa conquista, o Laguna passou por um período de jejum, com direito a quase um rebaixamento e uma mudança na diretoria. Além disso, o nome dos torneios também havia mudado, o de inverno passou a se chamar “Apertura” e o de verão “Clausura”.

Foi somente no ano de 2008 que a equipe conseguiu levantar a taça novamente e conquistar seu terceiro título, o segundo de verão, dessa vez chamando-o de Clausura, com uma vitória sobre o Cruz Azul.

Mais um título veio para a bagagem do Clube Santos Laguna, o quarto da história foi em 2012, três anos após a inauguração da casa nova da equipe mexicana, o Território Santos Modelo, um dos complexos esportivos mais modernos das Américas.

Dessa vez a vitória foi contra a equipe do Monterrey, o que deu o troféu de mais uma Clausura para Los Guerreros.

Em 2014, após duas eliminações nas disputas finais da Liga dos Campeões da CONCACAF e na Copa Libertadores, o Santos Laguna conseguiu mais uma taça, a Copa MX no Apertura.

Três troféus em menos de um ano

A conquista da Copa MX no Apertura, em 2014, veio após uma vitória contra o Puebla na disputa por pênaltis, o que garantiu o quinto título do torneio para eles.
Club Santos Laguna levanta a taça a Apertura de 2014 – Foto por: desconhecido
Club Santos Laguna levanta a taça a Apertura de 2014 – Foto por: desconhecido

No ano seguinte, após uma reestruturação da equipe com a saída de alguns ídolos e a chegada de outros jogadores importantes, o Santos ganhou mais um Clausura, agora com uma vitória contra o Querétaro na disputa final.

Meses depois, nesse mesmo ano, Los Guerreros conquistaram o torneio Campeones de Campeones, onde ocorreu uma partida entre o campeão do Apertura e do Clausura para decidir o melhor da Liga MX.

O Club Santos Laguna derrotou a equipe do Club América pelo placar de 1x0, em partida disputada em Dallas, no Texas, o que deu o terceiro troféu ao time em menos de um ano.

O sexto título foi conquistado em 2018, quando o clube mexicano venceu mais um Clausura ao ganhar do Tigres nas quartas de final, o Club América nas semifinais e o Toluca na final.

Laguna e seus craques históricos

Um dos jogadores mais importantes da história do Club Santos Laguna foi Jared Borgetti, o “matador mexicano”, que fez história no time ao se sagrar artilheiro por três vezes ao longo das sete temporadas que esteve na equipe.

O atacante, que marcou seu primeiro gol pelo time logo na estreia contra o América, foi um dos heróis das conquistas nacionais de Los Guerrerros em 1996 e 2001.

(Jared Borgetti em partida pelo Club Santos Laguna – Foto por: JAM MEDIA)
(Jared Borgetti em partida pelo Club Santos Laguna – Foto por: JAM MEDIA)

Outro importante nome a passar pelo time foi o atacante Vuoso, consagrado como o segundo maior artilheiro da história do Santos Laguna, que ficou atrás apenas do ídolo Borgetti.

Além deles, também jogaram no time o atacante Ludueña e importante jogador na campanha de 2007, além do ex-goleiro da seleção mexicana, Oswaldo Sánchez, que disputou três copas do mundo.

Inauguração da casa nova contra o xará BR

Em 12 de novembro de 2009, na cidade de Torreón, o Club Santos Laguna inaugurou seu novo estádio, o Território Santos Modelo, em uma disputa amistosa contra seu xará brasileiro o Santos FC, que, apesar de contar com Neymar e companhia, foi derrotado pelo time da casa pelo placar de 2 a 1.

Na ocasião, quem deu o pontapé inicial da partida foi o Rei Pelé. Na arquibancada estavam presentes o presidente mexicano, Felipe Calderón, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, entre outras celebridades da bola.

Estádio Corona, Território Santos Modelo. Casa de Los Guerreros da Liga MX – Foto: Cortesía
Estádio Corona, Território Santos Modelo. Casa de Los Guerreros da Liga MX – Foto: Cortesía

Campeão em duas categorias no mesmo ano

O Club Santos Laguna é a primeira e única equipe mexicana da história a conquistar dois títulos nas categorias Sub-17 e Sub-12 no mesmo torneio.

As duas conquistas, em ambas as categorias, aconteceram no Apertura de 2015 e no de 2018.

Os próximos objetivos de Los Guerreros

Na última temporada 2020-2021 o Club Santos Laguna ficou em 8º lugar no Apertura, com um total de 7 vitórias, 6 derrotas e 4 empates, em 17 partidas disputadas e somou 25 pontos.

Já no Clausura a equipe conquistou 26 pontos em 17 partidas, com 7 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, o que deixou o time em 5º lugar na tabela de classificação final.

Recentemente, no Apertura da temporada 2021-2022 o time terminou, também, em 5º lugar com 5 vitórias, 9 empates e apenas 3 derrotas, com um saldo final de 24 pontos.

Agora o Santos Laguna se prepara para iniciar mais um Clausura e, para isso, conta com mais dois reforços contratados na última janela europeia de transferência.

Um deles é o centroavante Alessio da Cruz, que veio emprestado do Parma, time da série B do campeonato italiano e o goleiro Joel Garcia, que era defensor do Tampico Madero, equipe mexicana.

Dessa forma o Club Santos Laguna busca conquistar seu sétimo título e, quem sabe, vencer sua primeira competição internacional.

Compartilhe esse conteudo