O Lorient não poderia ter começado 2023 de maneira muito melhor, vencendo o Angers por 2 a 1 na Ligue 1 e depois derrotando o La Châtaigneraie por 6 a 0 na Copa da França, apesar de não ter marcado antes dos 40 minutos em nenhum dos jogos. Eles até saíram atrás no placar contra o Angers, mas os lutadores da Bretanha mostraram sua coragem novamente ao conquistar dez pontos (V3, E1, D3) depois de sofrer o primeiro gol na liga nesta temporada.
Dois pontos atrás do Monaco e confortavelmente dentro da primeira metade da tabela de classificação, se quiserem realizar as ambições de qualificação europeia, é necessário um retorno à forma em casa, já que não vencem um jogo da liga aqui desde o início de outubro (E1, D3). Conceder exatamente duas vezes em cada uma dessas derrotas é uma preocupação, especialmente porque outros clubes estão se esforçando para afastar seus atacantes.
O Monaco foi eliminado na Copa da França nos pênaltis pelo Rodez no sábado, então sua confiança foi abalada, mas como eles venceram os dois jogos da liga desde a retomada e marcaram em dez jogos competitivos consecutivos, eles devem aproveitar suas chances aqui. No entanto, eles ficarão cautelosos, pois não venceram nenhum dos últimos três confrontos com o adversário desta rodada (E2, D1) e recentemente venderam o zagueiro Benoît Badiashile para o Chelsea.
Excelentes viajantes, os monegascos perderam apenas um dos últimos 13 jogos fora de casa no campeonato (10V, 2E), uma sequência que inclui empates contra os líderes desta temporada, PSG e Lens. Isso deve dar aos torcedores esperança de que eles possam se recuperar de um dos choques da temporada contra o Rodez, já que o técnico Philippe Clement busca uma reação ao que chamou de resultado "inaceitável".
Procurado pelo Southampton, Terem Moffi marcou dez gols pelo Lorient nesta temporada, mas nenhum deles após o minuto 55. Mais provavelmente perigoso à medida que a partida avança é Aleksandr Golovin, do Monaco, já que todos os seus quatro gols na Ligue 1 nesta temporada chegaram após o intervalo.
O Monaco é o único time da Ligue 1 sem perder no intervalo fora de casa nesta temporada (V3, E5).