Lokomotiv Sofia, o primo pobre de Sofia.

Arthur
Arthur,
5 em minutos de leitura
Lokomotiv Sofia, o primo pobre de Sofia.

Conheça agora mesmo a história de uma das equipes mais emblemáticas e tradicionais de toda a Bulgária. A história do Lokomotiv Sofia começou no dia 2 de setembro de 1929 quando o clube que era chamado de Railway Sports Club foi criado por um grupo de trabalhadores ferroviários, não é atoa que o time carrega em seu escudo uma locomotiva antiga que era muito usada na época.

Mal sabendo os envolvidos na formulação do clube do gigante que nascia naquele momento, pois após a criação o time seguiu impressionando tanto seus torcedores quanto seus rivais.

Escudo do Lokomotiv Sofia (Foto: Wikipédia)
Escudo do Lokomotiv Sofia (Foto: Wikipédia)

A primeira partida competitiva que a recém criada equipe disputou foi contra o Zora Sofia no dia 3 de outubro de 1929, com uma vitória por 2x1 em um jogo bem pegado.

O valente time que apesar de ser qualificado e ter um grande potencial, é conhecido hoje como o “Primo Pobre” de Sofia, pois o clube é um dos quatro representantes da importante capital no Campeonato Búlgaro e na Copa da Bulgária.

O que de certa forma não faz muito sentido, pois, por mais que o Lokomotiv Sofia não tenha tantas conquistas como seus “primos mais nobres”, o mesmo passou a maior parte da sua história na primeira divisão do Campeonato Búlgaro, o que claramente não é qualquer time que consegue fazer.

E uma outra curiosidade, é que durante um tempo, o Lokomotiv chegou até mesmo a ser fundido com um de seus familiares “mais requintados”, o Slavia Sofia, que é hoje um dos maiores times do país, as duas equipes se mantiveram unidas durante um tempo, até o período de 1971, quando houve a separação entre os dois times.

Um dos primeiros elencos que o Lokomotiv teve em sua história comemorando após a conquista do Campeonato Nacional em 1977-78.   (Foto: Canal #Sports)
Um dos primeiros elencos que o Lokomotiv teve em sua história comemorando após a conquista do Campeonato ‌ ‌Nacional em 1977-78. (Foto: Canal #Sports)

Hoje Os Ferroviários vem de uma sequência não muito boa de jogos, somando ao longo de suas 5 últimas partidas uma marca de 3 derrotas, 1 empate e apenas 1 vitória, o que obviamente acaba deixando os torcedores mais fanáticos e afobados um pouco apreensivos com o que pode acontecer com o time daqui pra frente.

As partidas relatadas acima foram todas disputadas pelo Campeonato Búlgaro de futebol. Competição que hoje o Lokomotiv disputa com mais 13 times que buscam a glória eterna de se tornarem campeões nacionais.

O valente time hoje se encontra na décima segunda posição da tabela com apenas 18 pontos conquistados na campanha, estando assim distante do atual líder Ludogorets que hoje esbanja seus 42 pontos.

E pelo fato dos ferroviários estarem a duas posições de serem os lanternas da competição, logo vem um ar de insegurança e aflição, porque por mais que os torcedores e os jogadores não gostem de pensar, o risco de um rebaixamento é um perigo iminente e deve ser observado.

Mas hoje o elenco e o treinador vem cada vez mais se esforçando para evitar esse problema que causaria muita dor de cabeça e prejuízo para o time que hoje sonha em voltar para as primeiras colocações do campeonato nacional, para assim disputar de igual para igual com clubes como o CSKA Sofia, o Slavia Sofia, e o Ludogorets.

Torcedores do Lokomotiv Moscou mostrando todo o seu apoio e lealdade ao time do coração durante uma partida.   (Foto: Football Tripper)
‌ ‌Torcedores do Lokomotiv Moscou mostrando todo o seu apoio e lealdade ao time do coração durante uma partida. ‌ ‌ (Foto: Football Tripper)

E é claro que um time tão destemido e esforçado como o Lokomotiv Sofia tem ao longo de sua trajetória várias conquistas e momentos de glória, entre os canecos já conquistados pelo elenco búlgaro podemos citar alguns como:

As 4 conquistas do Campeonato Búlgaro de futebol que é conhecido também como Liga Profissional Búlgara de Futebol nos anos de 1945, 1946, 1964 e 1978, sendo hoje o sexto time que mais ganhou a competição na história, ficando atrás apenas de equipes como o CSKA Sofia, o Levski Sofia, o Ludogorets, o Razgrad e o Slavia Sofia.

Podemos citar também as 4 conquistas da Copa da Bulgária nos anos de 1948, 1953, 1982 e 1995, sendo o quinto clube que mais ganhou a competição, ficando atrás do mesmo grupo de gigantes citados acima, grupo que inclusive abrange os 3 “primos” do Lokomotiv Sofia.

Além também de 1 conquista da Copa dos Balcãs no ano de 1973, e 2 conquistas da Copa dos Ferroviários da Europa nos anos de 1961 e 1963, que obviamente é um campeonato de menor relevância se comparado com os outros.

Além dos búlgaros também terem figurado em competições de grande magnitude durante sua história, como no caso da tão sonhada Champions League, da UEFA Europe League e da Taça dos Vencedores dos Vencedores, o que claramente é de se aplaudir, pois são poucas as equipes da bulgária que conseguem chegar nesses campeonatos mais disputados e acirrados.

E é óbvio também que para um time ter chegado no patamar que o Lokomotiv chegou, ao longo de sua trajetória vários craques da bola vestiram a honrosa camiseta vermelha e preta do time búlgaro, entre os grandes nomes podemos citar alguns como:

Peter Argirov, Vencislav Arsov, Ivan Bandalovski, Giorgi Berkov, Ivan Dimitrov, Nicola Kotvot, Giorgi Peyev, Ivan Deyanov, Boycho Velichkov, entre vários outros nomes de grande prestígio no futebol nacional e internacional.

Hoje Os Ferroviários tem como casa o Lokomotiv Stadium que fica na capital búlgara Sofia e foi inaugurado no ano de 1985. O palco dos shows futebolísticos além de obviamente ser a sede de várias partidas de futebol, é usado também para a realização de grandes shows de rock de uns anos pra cá.

Foto tirada antes de uma entrega de prêmio. ( Foto: Visit Sofia)
Foto tirada antes de uma entrega de prêmio. ( Foto: Visit Sofia)

O Lokomotiv Stadium hoje tem capacidade para suportar até pouco mais de 22.000 torcedores apaixonados, dos quais 17.500 ficam sentados, graças às várias reformas que foram feitas desde sua criação, para assim o clube pode oferecer um local muito agradável e confortável para sua fiel torcida rubro negra.

O que será que o futuro guarda para o valente time vermelho e preto?

Com a chegada da reta final do Campeonato Búlgaro, será que o Lokomotiv Sofia vai ressurgir como uma fênix e conseguir disparar rumo às primeiras colocações, para assim cravar mais ainda seu nome na história do futebol local?

E quando o Lokomotiv Sofia realizar tal feito, será que Os Ferroviários vão conseguir  se manter vivos na tão almejada Champions League, para assim tentarem um título até então inédito até mesmo para os maiores times da Bulgária?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol búlgaro e mundial com a Bets!!
Deixem suas opniões!!

ARTIGOS RELACIONADOS

FC Velbazhd Kyustendil: conheça o time da Bulgária da quarta divisãoFC Velbazhd Kyustendil: conheça o time da Bulgária da quarta divisão
FC Velbazhd Kyustendil: conheça o time da Bulgária da quarta divisão

O FC Velbazhd Kyustendil é um dos clubes da cidade de Kyustendil, no extremo oeste da Bulgária. Foi fundado em 1919 e durante seus mais de 100 anos de história passou por altos e baixos, e chegou a dissolução, mas com esforços dos torcedores, voltou...

Robison
5 em minutos de leitura
#Bulgária,#Bulgaria First Professional League,#Nesebar,#Futebol

Tudo sobre o FC Montana, o time da Bulgária que está em 9º lugar da 2ª Linha Búlgara

O FC Montana, comumente apelidado de “A Glória” pelos próprios cidadãos búlgaros, possui sua sede localizada na cidade de Montana, na Bulgária, próxima do Rio Danúbio. A cidade p...

Lucas Dadalt

5 em minutos de leitura

#Bulgária,#Tetra Liga,#Football Club Pavlikeni,#Futebol

Saiba mais sobre o Football Club Pavlikeni, time da Treta Liga da Bulgária

O Football Club Pavlikeni, ou só Pavlikeni, é um dos clubes de Pavlikeni, cidade de pouco mais de 100 mil habitantes no norte da Bulgária. Atualmente compete na Treta Liga, A Terc...

Robison

5 em minutos de leitura

#Futebol,#Bulgária,#Tetra Liga,#Volov Shumen

Saiba tudo sobre o time Volov Shumen, que disputa o campeonato búlgaro

O Football Club Volov Shumen 1929 ou apenas Volov Shumen é um dos times formados na cidade de Shumen, cidade de pouco mais de 90 mil habitantes no oeste da Bulgária. O clube passo...

Robison

5 em minutos de leitura

#Futebol,#Bulgária,#Bulgaria First Professional League,#Cherveno Zname

O Cherveno Zname Sofia foi um time de futebol da Bulgária, que se juntou ao gigante CSKA Sofia

Conheça a história do clube búlgaro que se uniu a um dos gigantes do futebol local. Um clube antigo da Bulgária, que para não deixar de existir, se uniu a um dos maiores times d...

Victor Simonelli

4 em minutos de leitura