O Liverpool encerrou o recorde impecável do Napoli na Liga dos Campeões com vitória em Anfield, mas ainda teve que se contentar com o segundo lugar no Grupo A.
A equipe de Jurgen Klopp estava tentando se recuperar da derrota em casa no sábado para o Leeds United e seu ânimo será revigorado pelos gols de Mohamed Salah e Darwin Nunez, que encerraram a impressionante série de 21 jogos invictos do líder da Serie A.
O Liverpool nunca pareceu nem remotamente capaz de garantir a margem de vitória de quatro gols que precisaria contra o Napoli - que exerceu domínio completo sobre o grupo - para terminar no topo, mas esses três pontos servirão como um verdadeiro impulso para o moral.
Thiago Alcântara fez uma defesa do goleiro do Napoli, Alex Meret, no primeiro tempo, enquanto o Napoli pensou que tinha aberto o placar após o intervalo apenas para o cabeceio do zagueiro Leo Ostigard de uma cobrança de falta ser anulado por impedimento após um longo exame do árbitro assistente de vídeo ( VAR).
Um jogo de poucas chances parecia estar a caminho do empate, mas o Liverpool conquistou a vitória quando Mohamed Salah forçou um finalização de perto a cinco minutos do final, com Nunez selando a vitória já nos acréscimos.
"Eu teria gostado muito do jogo mesmo sem os gols", disse Klopp.
"Mostramos uma reação esta noite. Ser compacto faz toda a diferença. Temos desafios na posição certa e somos difíceis de enfrentar. Você vê o que o Napoli é capaz de fazer no momento.
"Foi um jogo muito bom para nós. Muita coragem e bravura, enfrentar desafios e lutar. Dois lances de bola parada nos dão os 15 pontos em um grupo da Champions League é uma loucura".
A vulnerabilidade da defesa do Liverpool, não ajudada por um meio-campo em dificuldades, tem sido uma das características de seu início de temporada decepcionante, mas Ibrahima Konate mostrou o que estava perdendo ao confirmar uma vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões.
A forma e a abordagem do Liverpool foram questionadas após as derrotas do Nottingham Forest e do Leeds United - críticas justificadas pelo quão pobres eles eram, parecendo uma sombra do time que passou quase toda a temporada passada em busca de um quarto título histórico.
A equipe de Klopp ficará muito feliz com a vitória sobre o Napoli, embora o contexto deva ser dado, pois os italianos sabiam que apenas uma margem de quatro gols de derrota faria alguma diferença na classificação do grupo.
Isso removeu um grande elemento de risco do grupo, os gols do Liverpool chegando tão tarde que nunca houve oportunidade para Anfield ser levado a qualquer tipo de frenesi de expectativa.
Isso, no entanto, foi um exemplo do que o Liverpool pode fazer, mas também mostrou as duas faces de sua temporada até agora. Eles venceram o Manchester City e o Napoli em Anfield sem sofrer nenhum gol, mas também sofreram as derrotas danosas para equipes que passaram o início desta temporada em luta, além de perder no Manchester United e Arsenal, duas equipes que puniram pesadamente em temporadas recentes.
O Liverpool parecia mais seguro na defesa, sobreviveu a um susto no VAR quando Odigard pensou que ele havia marcado, e terminou a partida em alta com aqueles dois gols embaralhados no final que funcionarão como uma verdadeira mudança de humor para o técnico Klopp, seus jogadores e os seguidores do clube que estão tão decepcionados com sua forma até agora nesta temporada.
A chave agora é a consistência e o Liverpool enfrenta um sério teste de suas credenciais quando viajar para enfrentar o Tottenham, terminando como líder do seu grupo.