Vítima da vez foi o Nacional, que apesar de perder, vendeu cara a derrota por 1x0
O Libertad entrou em campo, no estádio La Huerta, sabendo do resultado do clássico entre Cerro Porteño e Olimpia. Com isso, apenas uma vitória importava, para manter a diferença de 6 pontos para “El Ciclón” - apelido dado ao Cerro.
E ela veio, mas com muito sufoco para os donos da casa que só puderam comemorar no fim do jogo.
Ao apagar das luzes, Roque Santa Cruz, eleito o melhor da partida, marcou aos 46 minutos da etapa final.
Com um a menos em campo Libertad vence no fim
O Libertad começou a partida com mais vontade de vencer que o Nacional. E nos primeiros minutos teve uma clara chance de gol, com Roque Santa Cruz passando para Merlini que desperdiçou a oportunidade.
“Los gumarelos” eram melhores no jogo, principalmente atacando pelo lado direito, com uma boa exibição de Héctor Villalba. Porém, a primeira dificuldade surgiu aos 16 minutos do primeiro tempo, quando o time ficou com 10 em campo.
Alexander Barboza fez uma falta dura em Carlos Arrúa e o árbitro Derlis López não pensou duas vezes para mostrar o cartão vermelho para o defensor do Libertad.
Mesmo com um jogador a mais o Nacional seguiu jogando de maneira defensiva não levando perigo ao adversário, uma vez sequer ao gol defendido por Ignacio Dom.
Ainda no primeiro tempo mais uma baixa para os donos da casa: Héctor Villalba, o jogador que mais perturbava a defesa do Nacional, foi substituído nos acréscimos por conta de uma lesão, dando o lugar para Iván Franco.
No segundo tempo, o Libertad continuou atacando para buscar a vitória necessária, porém a pontaria dos atacantes não estava em um bom dia.
Ivan Franco também teve chance de abrir o placar, mas errou. Porém, o gol mais claro perdido pelo Libertad saiu dos pés de Matías Espinoza que invadiu a área sem marcação e chutou de maneira incrível para fora do gol.
Quando tudo parecia perdido, a estrela de Roque Santa Cruz brilha mais uma vez em sua carreira e o atacante conseguiu furar a defesa do Nacional, marcando o único gol do jogo nos acréscimos da segunda etapa.
Próximos duelos de Libertad e Nacional
O líder do Apertura volta a campo pelo Campeonato Paraguaio no sábado (28/05), diante do Guarani. Antes disso, na quinta (26/05), a equipe enfrenta o The Strongest pela Libertadores da América.
Já o Nacional, que ocupa apenas a 7ª colocação, também joga no sábado (28/05), contra o Tacuary, atual 8º colocado no Apertura.