A quarta edição do Legacy Fighting Alliance no Brasil contou com um card todo composto por atletas brasileiros. O veterano Léo Leite, de 44 anos, fez sua despedida do MMA com vitória por decisão unânime contra Patrick Quadros.
O LFA 132 contou com lutas eletrizantes, bem casadas e que surpreenderam o público que compareceu ao Qualistage, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Na luta principal os pesos leves Ítalo “Chipa” Gomes e “Melk” Costa duelaram para saber quem avança para uma possível disputa de cinturão ou contrato com o UFC.
Antes da luta principal, outros oito combates aconteceram com destaque para a despedida de Léo Leite do MMA. O carioca foi multicampeão no jiu jitsu, judô e MMA, inclusive chegou a ser campeão do peso médio e meio pesado do LFC, que deu origem ao LFA.
Ao receber o convite para se aposentar do octógono, Léo não pensou duas vezes e começou a treinar com intensidade para sua última luta. Com 44 anos, mas com fôlego de quem ainda não chegou aos 30, o ex-campeão buscou o embate contra Patrick Quadros durante toda a luta.
Apesar dos dois atletas serem faixa-preta de jiu jitsu, a maior parte da luta aconteceu em pé, com trocação franca entre os dois. Léo chegou a derrubar o adversário duas vezes, mas não levou adiante a luta ao solo. No final, deu Léo Leite por decisão unânime.
Ítalo Gomes x Melk Costa
Já a luta principal do evento entre Ítalo Gomes e Melk Costa não foi tão empolgante e contou com somente alguns lampejos de brilho. A luta começou com os dois adversários se estudando, com muitos chutes na área da cintura, mas que eram defendidos pelos rivais. E com pouca ação, o primeiro round foi para a conta.
No início do segundo round, um pouco mais de ação, com Ítalo tentando a luta agarrada, no entanto, seu adversário. Ele chegou a derrubar o rival, encaixou alguns golpes e trabalhou a luta agarrada até acabar o segundo round.
No terceiro, houve pouca ação e o árbitro chegou a separar os lutadores em mais de uma ocasião. Nos últimos cinco minutos, os lutadores “acordaram”, Ítalo encaixou uma sequência que fez Melk balançar, depois o derrubou para administrar a vantagem até o fim do embate.
No final deu Ítalo. O macaense venceu por decisão unânime (triplo 30-27). Essa é a terceira vitória seguida e agora conta com um cartel de 11 vitórias e 2 derrotas. Já Melk, teve a sequência de cinco vitórias seguidas interrompida.
O próximo LFA (133) será realizado no próximo dia 3 de junho na Universidade de Denver, em Denver, Colorado.