O brasileiro passou quinze anos no UFC e agora quer fazer sua luta final na organização, independente de quem seja seu adversário. Para isso, ainda treina pesado em diferentes modalidades e não só o jiu jitsu.
Demian Maia está preparado para se afastar definitivamente do MMA, após mais de 20 anos de carreira. Atualmente com 44 anos, o atleta inicialmente do jiu jitsu quer que sua última luta no octógono seja no UFC, organização que o tornou conhecido em todo o mundo.
Se o pedido for atendido, Demian dará adeus ao mundo das lutas. Sua última luta no UFC foi uma derrota em junho de 2021 para Belal Muhammad pelo peso-médio. Desde então, o brasileiro até disputou o BJJ 8 e venceu Alex Cowboy por finalização.
A grande questão é que Demian se recusa a lutar em outra organização a não ser que seja pelo Ultimate. Seu desejo é que a promoção o contratasse apenas para esta última apresentação.
Em entrevista recente, o lutador disse que não está oficialmente aposentado: “Quero fazer mais uma luta no UFC, mas não quero lutar em nenhum outro evento, porque o UFC é minha casa. Foi minha casa nos últimos 15 anos. Então, se eu tiver outra chance, farei mais uma luta lá”, afirmou Demian.
Duas chances de título
Durante o período que permaneceu no Ultimate, Demian Maia foi desafiante do título em duas oportunidades. Na primeira, em 2010, perdeu para Anderson Silva em uma luta muito contestada pela atitude do Spider, que se irritou com a falta de ímpeto de Maia. A segunda foi contra Tyron Woodley no meio-médio e de novo o brasileiro perdeu.
“Ainda treino MMA. Ainda estou fazendo boxe e boxe tailandês com quedas e esse tipo de coisa, então ficarei de olho se precisar fazer mais uma luta. Mas, ao mesmo tempo, estou focando muito no jiu-jitsu esportivo novamente, porque quero competir mais nesse tipo de regras, disse Maia.
Em relação a um adversário, o paulista não tem alguém em mente. Segundo ele, seu último oponente seria Ben Askren no contrato anterior e naquele momento já iria buscar a aposentadoria, mas como seguiu vencendo, fez um contrato com mais lutas.
"Depende muito mais do UFC do que de mim, mas eu faria mais um. Claro que eles gostariam de fazer, com certeza, um contrato mais longo, mas para mim, posso fazer um contrato mais longo, mas não importa porque eu faria [só] mais uma luta”, finalizou.
Durante sua carreira no MMA, Demian Maia construiu um cartel de 28 vitórias, das quais 14 foram por finalização, 3 por nocaute e 11 por decisão dos juízes. Entre as vitórias estão Jorge Masvidal, Ben Askren, Chael Sonnen, Carlos Condit, Neil Magny, Jon Fitch, e Matt Brown.