O Mallorca, décimo colocado na tabela de classificação enfrenta nesta sexta-feira (20/01/2023) o Celta de Vigo, décimo sexta da tabela.
Mallorca busca diminuir a distância dos líderes
O Mallorca está espremido quase diretamente entre os quatro primeiros e a zona de rebaixamento, tanto em termos de posições quanto de pontos, com muito tempo restante para eles irem de qualquer maneira no que continua sendo seu melhor início de campanha em La Liga desde 2010/11. O técnico Javier Aguirre descreveu a recente visita ao Osasuna como “muito trabalhadora” e “muito organizada”, embora tenha acabado sem gols ou pontos (D 1-0).
Aguirre pelo menos foi lembrado de suas capacidades como técnico quando voltou ao Estádio El Sadar, onde ajudou o Osasuna a chegar nas qualificatórias da Liga dos Campeões da UEFA pela primeira vez em meados dos anos 2000. Esse foi um motivador oportuno antes de um fevereiro difícil, que inclui confrontos na liga com o Real Madrid e o Villarreal. O Mallorca, portanto, precisa aproveitar ao máximo seus jogos com clubes de classificação inferior, como o Celta de Vigo, e com uma série de cinco jogos sem perder (3V, 2E) contra seus adversários galegos no Visit Mallorca Estadi, eles podem sentir que podem colocar um pouco mais de distância entre eles e a brutal batalha do rebaixamento.
Celta de Vigo tenta se recuperar na tabela de classificação
O Celta somou exatamente os mesmos pontos do Mallorca nas últimas quatro rodadas de LaLiga sem derrota (1V, 3E), mas ainda permanece apenas um ponto à frente da zona de rebaixamento. O novo técnico Carlos Carvalhal também conhece a sensação de perder para o Osasuna, como na estreia como técnico do Celta, em novembro. Desde então, ele colocou a defesa de seu time em excelente forma, com apenas dois gols no total sofridos na atual invencibilidade da LaLiga, em comparação com uma média de dois gols sofridos por jogo sob o comando do antecessor Eduardo Coudet.
No ataque, eles continuam super dependentes do astro Iago Aspas, de 35 anos, que na semana passada admitiu que sua aposentadoria está "mais perto do que longe". Até agora, Aspas marcou com cerca de 40% dos gols do Celta em LL pela segunda temporada consecutiva, enquanto a equipe não conseguiu registrar 2+ gols em nenhuma das últimas 13 partidas de LL, deixando Carvalhal apelando para a diretoria por reforços.
Vedat Muriqi já marcou em cinco vitórias para o Mallorca nesta temporada, enquanto Aspas balançou a rede em suas últimas três partidas neste duelo direto.
Os últimos nove jogos de LL envolvendo qualquer um desses clubes produziram menos de 2,5 gols no total.