Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla se classificaram para a próxima Champions League
Agora que o Campeonato Espanhol terminou, é hora de saber tudo o que rolou na última rodada de La Liga. O Real Madrid foi o grande campeão, com 86 pontos, tendo um aproveitamento de 75,4% dos pontos. Foram 26 vitórias e apenas 4 derrotas. Os merengues fecharam a participação com um empate sem gols diante do Betis no Santiago Bernabeu.
O jogo marcou também as possíveis despedidas de Isco e Marcelo, que devem deixar o clube no fim da temporada. Antes da bola rolar, houve um “passilo” duplo: os jogadores de ambos os clubes fizeram um corredor e aplaudiram os outros. O Madrid, pelo título nacional, e o Betis, pela conquista da Copa do Rey, sobre o Valencia.
Além disso, o Betis pode comemorar também o quinto lugar, que lhe dá uma vaga na próxima Liga Europa da UEFA, bem como a Real Sociedad, que perdeu para o Atlético de Madrid, por 2 a 1 em casa, mas manteve o sexto lugar, com 62 pontos.
Já o Atlético de Madrid assegurou o terceiro lugar, um ponto à frente do Sevilla. O time de Diego Simeone enfrentou muitos problemas ofensivos na reta final da temporada. Suárez deixou o clube, enquanto João Félix e Antoine Griezmann não renderam como o esperado. O que deu mais chances ao brasileiro Matheus Cunha, que pode ir até a Copa do Mundo do Catar pela seleção brasileira no fim do ano.
O Barcelona ficou com o vice. Foi a maior diferença de pontos para o campeão em muitos anos. Nunca o Real Madrid havia tido 13 pontos a mais do que o Barça. De qualquer modo, a mudança no comando técnico (saiu Ronald Koeman, veio Xavi Hernández) resultou num excelente segundo turno para o time catalão.
O Villarreal, de excelente campanha na Champions League (semifinal, eliminado pelo Liverpool), venceu o Barça na última rodada e garantiu uma vaguinha na Liga Conferência da UEFA. Unai Emery terá nova chance de levantar um caneco europeu, mesmo que no terceiro escalão do continente.
Na parte inferior da tabela, Alavés, com 31 pontos, Levante, com 35, e Granada, com 38 pontos, foram os rebaixados. O Levante parecia que poderia se salvar, tendo um bom desempenho, mas sem resultado: muitos pênaltis perdidos e muitas chances desperdiçadas custaram muito caro.
Quem se salvou no apagar das luzes foi o Cádiz: a vitória por 1 a 0 sobre o lanterninha neste domingo (22/5) garantiu a permanência na Primeira Divisão.