(Logo oficial do clube) Foto: Wikemedia

FC Kolos Kovalivka é um clube de futebol profissional ucraniano fundado em 2012. Representa a aldeia de Kovalivka (1,6 mil habitantes) na região de Kiev. O presidente do clube é Andriy Zasukha, o treinador principal é Ruslan Kostyshyn, o capitão da equipe é Vitaliy Havrysh, a arena da casa é o Estádio Kolos.

Durante três anos a equipe disputou o campeonato da região de Kiev e por três vezes os “ferreiros” tornaram-se seus donos, apresentando um resultado muito sólido: 82 jogos no calendário (69 vitórias, 4 empates, 9 derrotas), a proporção de gols marcados e sofridos — 264: 49.

Mais tarde, após o triunfo no Memorial Oleg Makarov, o técnico da equipe, Ruslan Kostyshyn, disse à comunidade que o clube entrará no futebol profissional.

Em junho de 2015, o FC Kolos recebeu o estado de “profissional” e um certificado de participação no Campeonato da Ucrânia entre as equipes da segunda liga da temporada 2015/16.

A equipe estreou no campeonato profissional no estádio Kolos com uma vitória indiscutível sobre o Arsenal de Bila Tserkva — 2: 0, e o atacante Oleksandr Bondarenko marcou o primeiro gol.

Em sua temporada de estreia, Kolos, liderado por Ruslan Kostyshyn, conquistou o campeonato antecipado e o direito de jogar na primeira liga da Ucrânia. O PFL da Ucrânia reconheceu Ruslana Kostyshyna como o treinador do ano e o melhor artilheiro do campeonato Oleksandr Bondarenko — o jogador da temporada.

Finalmente, na temporada 2018/19, o Kolos realizou o sonho de sua gerência e de todos os seus torcedores, chegando à Premier League ucraniana no final da temporada.

Em 28 jogos do campeonato da Primeira Liga, o Kolos somou 54 pontos (15 vitórias, 9 empates e 4 derrotas) e ficou com o segundo lugar na classificação, ao bater o Dnipro-1.

(Kolos FC comemorando seu acesso a 1 divisão ucraniana) Foto: koloskovalivka.com

No entanto, para chegar à UPL, Kolos teve que jogar duas partidas frente a frente contra o Chornomorets de Odesa. O primeiro jogo aconteceu em Odessa em 4 de junho e terminou com uma pontuação de 0: 0.

O jogo de volta aconteceu em Kovalivka em 8 de junho. Kolos venceu por 2 – 0, ambos os gols foram marcados pelo capitão Vitaliy Havrysh.

O clube de futebol Kolos iniciou a temporada 2019/20 na divisão de elite ucraniana — FAVBET LEASE, escrevendo seu nome na história do futebol ucraniano como um clube de futebol da menor cidade que já jogou na Premier League.

Após os resultados da temporada 2019/20, Kolos conquistou o 6.º lugar no campeonato da UPL e conquistou o direito de disputar o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa nos jogos dos playoffs.

No primeiro, histórico para o jogo de ferreiros na arena Euro “Kolos” na estrada venceu o grego Aris com uma pontuação de 2: 1. Infelizmente, na próxima rodada eles não conseguiram passar o croata “Rijeka”.

O tempo principal foi 0: 0, e na prorrogação os anfitriões conseguiram marcar duas vezes — 2: 0 vitória sobre o Rijeka.

A segunda temporada do “Kolos” na UPL, 14 equipes participaram do campeonato e a luta pela Zona da Eurocopa se intensificou significativamente.

É por isso que foi duas vezes mais prestigioso e agradável para os ferreiros ganhar o direito de representar a Ucrânia na Euroarena. Kolos ficou em 4.º lugar na temporada, o que deu direito a participar de um novo torneio da UEFA — a Liga de Conferências.

Assim, pela segunda temporada consecutiva, Kolos ganhou uma passagem para as Copas da Europa e, no campeonato da UPL, melhorou a conquista do ano passado em duas posições de uma só vez. A temporada 2021/2022 na divisão de elite da Ucrânia mudou de nome e ficou conhecida como Liga VBET.

Infelizmente, a campanha de Kolos na Taça dos Campeões terminou muito cedo esta temporada. Kovalivtsi não conseguiu superar a barreira na forma de um rival do Cazaquistão — a equipe “Shakhtar” (Karaganda).

A primeira partida da 3.ª pré-eliminatória da Liga de Conferências em Kovalivka em 5 de agosto de 2021. Terminou com uma pontuação de 0: 0.

Na partida de volta, que aconteceu em 10 de agosto na capital do Cazaquistão Nur-Sultan no “Astana-Arena”, as equipes também não marcaram gols no principal ou nos descontos — 0: 0. Nos pênaltis, os anfitriões venceram por 3 a 1 e avançaram para a próxima rodada.

(Kolos Stadium) Foto: koloskovalivka.com

Kolos Stadium é a casa do clube de futebol local Kolos Kovalicka. O Estádio tem um visual moderno sido construído de acordo com todos os padrões europeus, o que permite receber jogos da alta divisão ucraniana e de nível internacional.

Em 17 de novembro de 2020, o Estádio Kolos sediou a primeira partida internacional de sua história.

A seleção nacional de juniores da Ucrânia Sub-21 na fase de grupos da pré-eliminatória para o Euro 2021, a seleção nacional feminina da Ucrânia recebeu a Irlanda do Norte no primeiro jogo dos playoffs pelo direito de jogar na (Euro) 2022 e perdeu por 2 – 1.

O campo onde a equipe treina e se prepara para as partidas da temporada. O relvado tem uma cobertura natural e um sistema de rega automático.  Campo é cuidado pôr agrônomos experientes, por isso fica em ótimas condições em qualquer época do ano e clima.

Durante três anos a equipe disputou o campeonato da região de Kiev e por três vezes os “ferreiros” tornaram-se seus donos, apresentando um resultado muito sólido: 82 jogos no calendário (69 vitórias, 4 empates, 9 derrotas), a proporção de gols marcados e sofridos — 264: 49.

(Kolos FC comemorando seu primeiro título) Foto: koloskovalivka.com

Kolos ganhou seu primeiro campeonato em 2012 com uma vantagem sólida de 10 pontos sobre Chaika (Petropavlivska Borshchahivka), que terminou em segundo. Kovalivtsi então marcou 76 pontos, e seu oponente 66. No ano seguinte, 2013, a diferença do mesmo “Gaivota” era de apenas 3 pontos.

Setenta e dois em “Kolos” e 69 em “Chaika”. Em 2014, as equipes dividiram apenas dois pontos. Kolos marcou 63 pontos em 25 partidas, enquanto Chaika marcou 61. Vale destacar também que nesta temporada o melhor artilheiro da região de Kiev foi o ferreiro Oleksandr Bondarenko, que marcou 20 gols durante a temporada.

Apenas na terceira tentativa Kolos venceu a Copa da Região de Kiev. O único troféu regional que antes era inatingível para ferreiros. Na partida final, que aconteceu em Demidov em 23 de agosto de 2014, Kolos derrotou o FC Bucha graças a um gol de Oleksandr Bondarenko.

Em 2018, Kolos conquistou este prestigioso troféu pela segunda vez consecutiva e pela terceira vez na sua história, tendo passado todo o torneio sem derrotas, perdendo apenas 2 pontos no primeiro jogo da fase de grupos. Kolos venceu seu grupo de 5 equipes, deixando Desna de Chernihiv em segundo lugar.

Em junho de 2015, o FC Kolos recebeu o estatuto de clube “profissional” e um certificado de participação no Campeonato da Ucrânia entre as equipes da Segunda Liga da temporada 2015/16.

Em sua temporada de estreia, Kolos, liderado por Ruslan Kostyshyn, conquistou um campeonato antecipado e o direito de jogar na primeira liga da Ucrânia.  O PFL da Ucrânia reconheceu Ruslana Kostyshyna como o treinador do ano e o melhor artilheiro do campeonato Oleksandr Bondarenko — o jogador da temporada.

Em geral, os números da temporada de estreia do “Colossus” no futebol profissional são assim: 26 jogos, 19 vitórias, 3 empates, 4 derrotas; a diferença de bolas é 62:22; o número de pontos marcados 60; o número de pontos marcados no segundo clube da liga “Veres” 52; média de público de fãs 852.

Kolos comemorou seu campeonato na Segunda Liga muito brilhantemente. Organizando um feriado em grande escala para os fãs em sua terra natal, Kovalivka!

Compartilhe esse conteudo