FC Kolos Kovalivka é um clube de futebol profissional ucraniano fundado em 2012. Representa a aldeia de Kovalivka (1,6 mil habitantes) na região de Kiev. O presidente do clube é Andriy Zasukha, o treinador principal é Ruslan Kostyshyn, o capitão da equipe é Vitaliy Havrysh, a arena da casa é o Estádio Kolos.
Durante três anos a equipe disputou o campeonato da região de Kiev e por três vezes os “ferreiros” tornaram-se seus donos, apresentando um resultado muito sólido: 82 jogos no calendário (69 vitórias, 4 empates, 9 derrotas), a proporção de gols marcados e sofridos — 264: 49.
Mais tarde, após o triunfo no Memorial Oleg Makarov, o técnico da equipe, Ruslan Kostyshyn, disse à comunidade que o clube entrará no futebol profissional.
Em junho de 2015, o FC Kolos recebeu o estado de “profissional” e um certificado de participação no Campeonato da Ucrânia entre as equipes da segunda liga da temporada 2015/16.
A equipe estreou no campeonato profissional no estádio Kolos com uma vitória indiscutível sobre o Arsenal de Bila Tserkva — 2: 0, e o atacante Oleksandr Bondarenko marcou o primeiro gol.
Em sua temporada de estreia, Kolos, liderado por Ruslan Kostyshyn, conquistou o campeonato antecipado e o direito de jogar na primeira liga da Ucrânia. O PFL da Ucrânia reconheceu Ruslana Kostyshyna como o treinador do ano e o melhor artilheiro do campeonato Oleksandr Bondarenko — o jogador da temporada.
Finalmente, na temporada 2018/19, o Kolos realizou o sonho de sua gerência e de todos os seus torcedores, chegando à Premier League ucraniana no final da temporada.
Em 28 jogos do campeonato da Primeira Liga, o Kolos somou 54 pontos (15 vitórias, 9 empates e 4 derrotas) e ficou com o segundo lugar na classificação, ao bater o Dnipro-1.
No entanto, para chegar à UPL, Kolos teve que jogar duas partidas frente a frente contra o Chornomorets de Odesa. O primeiro jogo aconteceu em Odessa em 4 de junho e terminou com uma pontuação de 0: 0.
O jogo de volta aconteceu em Kovalivka em 8 de junho. Kolos venceu por 2 – 0, ambos os gols foram marcados pelo capitão Vitaliy Havrysh.
O clube de futebol Kolos iniciou a temporada 2019/20 na divisão de elite ucraniana — FAVBET LEASE, escrevendo seu nome na história do futebol ucraniano como um clube de futebol da menor cidade que já jogou na Premier League.
Após os resultados da temporada 2019/20, Kolos conquistou o 6.º lugar no campeonato da UPL e conquistou o direito de disputar o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa nos jogos dos playoffs.
No primeiro, histórico para o jogo de ferreiros na arena Euro “Kolos” na estrada venceu o grego Aris com uma pontuação de 2: 1. Infelizmente, na próxima rodada eles não conseguiram passar o croata “Rijeka”.
O tempo principal foi 0: 0, e na prorrogação os anfitriões conseguiram marcar duas vezes — 2: 0 vitória sobre o Rijeka.
A segunda temporada do “Kolos” na UPL, 14 equipes participaram do campeonato e a luta pela Zona da Eurocopa se intensificou significativamente.
É por isso que foi duas vezes mais prestigioso e agradável para os ferreiros ganhar o direito de representar a Ucrânia na Euroarena. Kolos ficou em 4.º lugar na temporada, o que deu direito a participar de um novo torneio da UEFA — a Liga de Conferências.
Assim, pela segunda temporada consecutiva, Kolos ganhou uma passagem para as Copas da Europa e, no campeonato da UPL, melhorou a conquista do ano passado em duas posições de uma só vez. A temporada 2021/2022 na divisão de elite da Ucrânia mudou de nome e ficou conhecida como Liga VBET.
Infelizmente, a campanha de Kolos na Taça dos Campeões terminou muito cedo esta temporada. Kovalivtsi não conseguiu superar a barreira na forma de um rival do Cazaquistão — a equipe “Shakhtar” (Karaganda).
A primeira partida da 3.ª pré-eliminatória da Liga de Conferências em Kovalivka em 5 de agosto de 2021. Terminou com uma pontuação de 0: 0.
Na partida de volta, que aconteceu em 10 de agosto na capital do Cazaquistão Nur-Sultan no “Astana-Arena”, as equipes também não marcaram gols no principal ou nos descontos — 0: 0. Nos pênaltis, os anfitriões venceram por 3 a 1 e avançaram para a próxima rodada.
Kolos Stadium é a casa do clube de futebol local Kolos Kovalicka. O Estádio tem um visual moderno sido construído de acordo com todos os padrões europeus, o que permite receber jogos da alta divisão ucraniana e de nível internacional.
Em 17 de novembro de 2020, o Estádio Kolos sediou a primeira partida internacional de sua história.
A seleção nacional de juniores da Ucrânia Sub-21 na fase de grupos da pré-eliminatória para o Euro 2021, a seleção nacional feminina da Ucrânia recebeu a Irlanda do Norte no primeiro jogo dos playoffs pelo direito de jogar na (Euro) 2022 e perdeu por 2 – 1.
O campo onde a equipe treina e se prepara para as partidas da temporada. O relvado tem uma cobertura natural e um sistema de rega automático. Campo é cuidado pôr agrônomos experientes, por isso fica em ótimas condições em qualquer época do ano e clima.
Durante três anos a equipe disputou o campeonato da região de Kiev e por três vezes os “ferreiros” tornaram-se seus donos, apresentando um resultado muito sólido: 82 jogos no calendário (69 vitórias, 4 empates, 9 derrotas), a proporção de gols marcados e sofridos — 264: 49.
Kolos ganhou seu primeiro campeonato em 2012 com uma vantagem sólida de 10 pontos sobre Chaika (Petropavlivska Borshchahivka), que terminou em segundo. Kovalivtsi então marcou 76 pontos, e seu oponente 66. No ano seguinte, 2013, a diferença do mesmo “Gaivota” era de apenas 3 pontos.
Setenta e dois em “Kolos” e 69 em “Chaika”. Em 2014, as equipes dividiram apenas dois pontos. Kolos marcou 63 pontos em 25 partidas, enquanto Chaika marcou 61. Vale destacar também que nesta temporada o melhor artilheiro da região de Kiev foi o ferreiro Oleksandr Bondarenko, que marcou 20 gols durante a temporada.
Apenas na terceira tentativa Kolos venceu a Copa da Região de Kiev. O único troféu regional que antes era inatingível para ferreiros. Na partida final, que aconteceu em Demidov em 23 de agosto de 2014, Kolos derrotou o FC Bucha graças a um gol de Oleksandr Bondarenko.
Em 2018, Kolos conquistou este prestigioso troféu pela segunda vez consecutiva e pela terceira vez na sua história, tendo passado todo o torneio sem derrotas, perdendo apenas 2 pontos no primeiro jogo da fase de grupos. Kolos venceu seu grupo de 5 equipes, deixando Desna de Chernihiv em segundo lugar.
Em junho de 2015, o FC Kolos recebeu o estatuto de clube “profissional” e um certificado de participação no Campeonato da Ucrânia entre as equipes da Segunda Liga da temporada 2015/16.
Em sua temporada de estreia, Kolos, liderado por Ruslan Kostyshyn, conquistou um campeonato antecipado e o direito de jogar na primeira liga da Ucrânia. O PFL da Ucrânia reconheceu Ruslana Kostyshyna como o treinador do ano e o melhor artilheiro do campeonato Oleksandr Bondarenko — o jogador da temporada.
Em geral, os números da temporada de estreia do “Colossus” no futebol profissional são assim: 26 jogos, 19 vitórias, 3 empates, 4 derrotas; a diferença de bolas é 62:22; o número de pontos marcados 60; o número de pontos marcados no segundo clube da liga “Veres” 52; média de público de fãs 852.
Kolos comemorou seu campeonato na Segunda Liga muito brilhantemente. Organizando um feriado em grande escala para os fãs em sua terra natal, Kovalivka!