Há algum movimento se formando na última olhada nos principais candidatos ao Kia MVP.
O apito parou a ação aos 58 segundos do segundo tempo, e quando a bola passou pelo aro e saiu de seu ombro direito, Nikola Jokic descansou as duas mãos nos quadris e suspirou.
A falta nº 5 acabou de acumular mais agonia em um déficit de 13 pontos na estrada que logo aumentaria para 18.
Mas há uma razão para Jokic possuir o título de duas vezes Kia MVP.
“Eu sei que [ele fez] um trabalho muito bom ao longo de sua carreira jogando com quatro, cinco faltas”, disse o técnico do Denver Nuggets, Michael Malone. “Graças a Deus ele foi capaz de fazer isso de novo esta noite.”
Jokic marcou 24 pontos - incluindo 11 no decisivo quarto quarto - em apenas 21 minutos para ajudar o Denver a se recuperar de um déficit de 18 pontos na quarta-feira, quando o Nuggets venceu o Indiana por 122 a 119 , pela quarta vitória consecutiva faltando quatro jogos da rodada que começa sexta-feira no TD Garden de Boston contra uma equipe do Celtics liderada por um par de candidatos a MVP em Jayson Tatum e Jaylen Brown.
Depois de cometer sua quinta falta no início do terceiro quarto, Jokic não voltou a entrar na disputa até a marca de 9:08 do quadro final, com seu time agora perdendo por cinco. Denver voltou ao jogo por trás dos arremessos no terceiro trimestre de Kentavious Caldwell-Pope e Bones Hyland, que combinaram para acertar 66,7% de distância. Jokic, de 27 anos, rapidamente marcou sete pontos em um minuto e 30 segundos.
“Eu sabia que não poderia esperar muito mais para colocar Jokic de volta ao jogo porque ele está sentado em tempo real, tipo 45 minutos”, explicou Malone. “É difícil dizer a um cara que está sentado há 45 minutos: 'Tudo bem, agora entre e ganhe o jogo para nós.' ”
Embora você não possa conceder crédito exclusivo a Jokic pelo retorno de quarta-feira à noite, seu desempenho diante de circunstâncias adversas na rodada é o material de que são feitas as candidaturas a MVP – o cansaço do eleitor que se dane. Mesmo que a pontuação de Jokic (21,2 ppg) e os números de rebotes (9,9 rpg) estejam abaixo de suas duas últimas temporadas de MVP, seu 9,0 apg seria o recorde de sua carreira se se mantiver.
Os Celtics entram na partida de sexta-feira liderados por uma dupla explosiva de Tatum e Brown, que somaram um total de 11 partidas de 30 pontos nos primeiros 11 jogos. Boston venceu três disputas por 15 pontos ou mais, enquanto arremessava 50% ou mais em cinco delas.
Tatum dá uma leve sacudida entre os cinco primeiros da Kia Race to the MVP Ladder desta semana, saltando quatro posições para o 3º lugar, enquanto Jokic avança para o sétimo lugar, partindo do nono. O duas vezes MVP Giannis Antetokounmpo mantém sua posição no ranking número 1, e o guard superstar do Phoenix, Devin Booker, cai para o sexto lugar.