Conheça a história de uma das equipes recentes acumulou boas campanhas na Liga de Futebol do Azerbaijão

Fundado em 1990, o time do Karvan teve destaque no futebol do Azerbaijão no começo deste século, e foi uma das equipes que mais acumularam boas campanhas dentro da principal competição nacional.

O fim de suas atividades acontece, por conta de más gestões dentro da equipe, e que ocasionam em problemas financeiros graves ao time azeri, que encerrou suas atividades após a temporada 2013/14.

A equipe que teve na primeira década desse século grandes campanhas, também participou de competições da UEFA, e encarou os playoffs iniciais da Europa League, com bastante força e persistência, quase eliminando times de países mais tradicionais no futebol europeu.

Os primeiros anos são marcados pela dificuldade em se firmar na principal competição do Azerbaijão

Com campanhas em divisões inferiores do futebol local, a equipe do Karvan FK estreia nas competições nacionais em 1990, pela segunda divisão do futebol do Azerbaijão. Mesmo estreante, a equipe consegue não ser rebaixada para divisões menores, e se mantém na disputa da Série B local.

O acesso da equipe à primeira divisão nacional, acontece em 2004. Vindo de uma boa temporada de 2003/04, o clube azeri conquista uma vaga na principal divisão do futebol do Azerbaijão, e disputará o Campeonato Azeri na próxima temporada.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadores perfilados. Foto: Karvan

Assim, a temporada seguinte, marca a equipe com a expectativa pela estreia do clube na grande divisão nacional. Um desafio enorme, e jamais encarado pelo clube do Karvan. Além disso, a Copa do Azerbaijão, passa a ser encarada como uma grande oportunidade para a equipe, se firmar de vez, entre os grandes times locais.

2004/05: estreia e boa campanha

Logo de cara, o clube do Karvan emplaca a terceira colocação no Campeonato Azeri de Futebol. A surpresa do campeonato, que somou 76 pontos em 34 partidas, acabou ficando atrás apenas de Netfçi Baku e Khazar Lankaran, que fizeram 78 pontos cada.

A campanha do Karvan teve o ataque como principal destaque, por ser o segundo melhor do torneio, com 66 gols marcados. A boa equipe montada pelo clube do Karvan, também teve uma defesa sólida, com apenas 18 gols sofrido ao longo da competição.

O time do Azerbaijão teve em 34 jogos disputados, 23 vitórias, sete empates e quatro derrotas, e fechou o torneio com um saldo de gols positivo em +48, além da classificação para a Copa Intertoto da UEFA.

Pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogador leva cartão durante partida. Foto: Qarabag Official

A classificação para uma competição continental, foi algo além do esperado pelo clube azeri, que naquela temporada, alcançava a melhor colocação em um torneio nacional, em sua história. Vale ressaltar, que pena Copa do Azerbaijão, o clube do Karvan parou nas quartas de final.

Porém, aquela temporada, serviria de preparação para a equipe, que chegaria forte na próxima edição do Campeonato Azeri, e faria ali, a melhor campanha de sua história na competição nacional.

2005/06: melhor campanha e o nome na história do futebol nacional

A boa campanha da temporada anterior, aliada ao ótimo time montado pela equipe, foi o combustível necessário para fazer com que o Karvan tivesse sonhos maiores no cenário do futebol do Azerbaijão.

Entre eles, o sonho da conquista da Liga do Azerbaijão. Pensando alto, e querendo realmente se firmar entre as grandes potências locais, o time do Karvan entra no campeonato nacional, com força máxima.

Ao todo, foram 26 jogos disputados na principal competição nacional, e 57 pontos conquistados. A campanha da equipe azeri, teve destaque no ataque do clube, que foi um dos mais efetivos da competição nacional, com 50 gols marcados.

Pessoas de uniforme jogando futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogo da extinta equipe azeri. Foto: SportsFM

A defesa, foi considerada uma das grandes muralhas entre os times locais, e sofreu apenas nove gols em 26 jogos. O time do Karvan ainda somou 17 vitórias, seis empates e três derrotas do clube no Campeonato Azeri.

Aquele ano também, marcaria o vice-campeonato do clube na Copa do Azerbaijão. A derrota na final foi um detalhe, que não abalou a confiança dos torcedores do time do Karvan. Já para a temporada de 2006/07, o clube que conquistou a classificação para a Europa League, na temporada anterior, iniciava a disputa do torneio.

Com duas vitórias sobre o Spartak Trnava (Eslováquia) por 1 a 0 em cada jogo, o Karvan avança nos playoffs iniciais da competição continental. Na sequência, o Slavia Praga (República Tcheca), acaba com o sonho do clube do Azerbaijão em avançar no torneio nacional, vencendo o primeiro jogo por 2 a 0, e empatando o segundo por 0 a 0.

Para os anos seguintes, a queda do clube é brutal, e resulta em temporadas ruins, até a falência

Os investimentos feitos para as temporadas de destaque da equipe, deram retorno em um curto período. Porém, nos anos seguintes, o time do Karvan passa a frequentar as posições mais baixas da tabela de classificação do Campeonato Azeri.

E o fraco desempenho da equipe, resulta no rebaixamento da equipe para segunda divisão nacional, na temporada de 2009/10. Dali em diante, o que se veria falar sobre o time do Karvan entre as notícias locais, é a frequente falta de dinheiro do clube.

Passados quatro anos, em 2014, a equipe azeri decretou falência, alegando não conseguir honrar com seus compromissos, e colocava um fim em uma das histórias mais emergentes e com pouca duração no futebol do Azerbaijão.

Grupo de pessoas posando para foto com bola de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadores comemoram vitória da equipe. Foto: SportsFM

Vale ressaltar, que pela segunda divisão nacional, a última campanha do clube, na temporada de 2013/14, foi marcada pela 8ª colocação na tabela de classificação, com 42 pontos em 30 jogos disputados, sendo 12 vitórias, seis empates e 12 derrotas para o Karvan.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol no Azerbaijão? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado em tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo