Julian Draxler é um jogador de futebol alemão que atua como meio-campista e ponta-esquerda e que defende o Paris Saint-Germain. Além do time francês, Draxler, como é conhecido, também atua com a camisa da Seleção Alemã.

O jogador nasceu no dia 20 de setembro de 1993 em Gladbeck, uma pequena cidade com cerca de 70 mil habitantes.

O seu caminho no futebol foi iniciado em 1998, com apenas cinco anos, no BV Rentfort, um pequeno clube de sua cidade natal. Por lá ficou dois anos, quando se transferiu para o SSV Buer 28/07, em Gelsenkirchen.

No ano seguinte, com apenas oito anos, se transfere para o Schalke 04, onde completaria a sua base como jogador de futebol. Foi na mesma equipe que Draxler despontaria para o futebol profissional, alguns anos depois.

Draxler começa a carreira profissional no Schalke 04

A sua estreia como jogador de futebol profissional acontece antes de Draxler alcançar a maioridade, quando tinha 17 anos, em uma partida entre o Schalke 04 e Hamburger SV. Porém, em seu primeiro jogo a equipe acabou derrotada, no dia 15 de janeiro de 2011.

Apesar da derrota, Draxler começa com alguns recordes na sua carreira. O jogador no momento de sua estreia se tornou o quarto atleta mais novo a atuar pela Bundesliga em todos os tempos e o mais jovem do Schalke 04.

Draxler em ação pelo Schalke 04, seu primeiro clube profissional. (Foto: Divulgação Twitter FC Schalke 04)

Seu primeiro gol como profissional aconteceu 10 dez dias depois, nas quartas de final da DFB-Pokal (Copa da Alemanha) de 2010/2011, contra o 1. FC Nürnberg, no final da prorrogação, garantindo a vitória da sua equipe por 3 a 2.

O seu primeiro gol na Bundesliga aconteceu no dia 01 de abril de 2011 contra o FC St. Pauli. Na final da Copa da Alemanha de 2011 mais um gol para a carreira de Draxler, ao abrir o placar, na goleada por 5 a 0 contra o MSV Duisburg, ajudando na conquista do título pelo Schalke 04.

Alguns números de Julian Draxler em suas primeiras temporadas

Em sua primeira temporada como profissional, Draxler fez 15 jogos pela Bundesliga marcando um gol na competição.

Além disso, foram outras três partidas e dois gols pela Copa da Alemanha e seis jogos na UEFA Champions League, esses sem marcar.

No seu segundo ano como profissional, na temporada 2011/2012, Draxler foi peça chave para a conquista do terceiro lugar na Bundesliga e também para a classificação da equipe para a UEFA Champions League da temporada.

Além disso, o jogador marcou presença na conquista da Supercopa da Alemanha frente ao Borussia Dortmund.

Já na temporada seguinte, em 2012/2013, Draxler continuou sendo importante para o Schalke 04, se tornando o artilheiro da equipe na Bundesliga. Ele também marcou dois gols na Copa da Alemanha e um gol na UEFA Champions League.

Pelo Schalke Draxler realizou um total de 170 partidas, tendo marcado 30 gols e realizado 29 assistências, além de conquistar dois títulos.

Draxler vai para o Wolfsburg

Em 31 de agosto de 2015, Draxler se transfere para o Wolfsburg, com um contrato de cinco anos.

Pela nova equipe, o jogador marcou o seu primeiro gol no dia 15 de setembro de 2015, na vitória por 1 a 0 sobre o CSKA Moscou, na estreia do clube pela UEFA Champions League.

No mês seguinte, o meio campista marca seu primeiro gol pelo Wolfsburg pela Bundesliga, em uma vitória contra o Bayer Leverkusen, quando o jogador saiu do banco de reservas para ajudar a sua equipe.

Apesar do bom início no seu novo time, Julian Draxler não conseguiu alcançar as expectativas em relação ao seu futebol. Em sua primeira temporada foram apenas oito gols e sete assistências em um total de 28 jogos.

Draxler comemora o gol diante do CSKA Moscou pela Champions League. (Foto: Divulgação site oficial da Champions League)

Descontentamento e mudança para o Paris Saint-Germain

Antes de começar a temporada 2016/2017, Draxler avisou para a diretoria que gostaria de deixar o Wolfsburg e o clube permitiria a saída se houvesse alguma proposta atrativa para ambos.

Apesar do interesse de Arsenal e PSG, o jogador não conseguiu a transferência que desejava. No seu retorno ao Wolfsburg, Draxler foi vaiado pelos torcedores da equipe. Em seu retorno teve um total de 45 jogos, oito gols e 10 assistências pelo clube alemão.

No mês de dezembro de 2016, o meio-campista conseguiu a transferência para o PSG, onde joga atualmente.

Os primeiros gols nas competições francesas e títulos

Draxler faz a sua estreia no dia 07 de janeiro pelo Paris Saint-Germain em um jogo da Copa da França. A equipe goleou por 7 a 0 e o jogador marcou o último gol da partida.

Já seu primeiro gol na Ligue 1 aconteceu sete dias depois, em vitória por 1 a 0 contra o Rennes. Pela Champions League, Draxler marcou pela primeira vez na goleada por 4 a 0 sobre o Barcelona, em casa, nas oitavas de finais da competição.

Entre 2018 e 2020, Draxler conquistou muitos títulos pelo PSG, sendo 3 vezes campeão da Ligue 1, 3 Copas da França e outras 3 conquistas na Copa da Liga Francesa.

Draxler celebra a conquista da Copa da França, um dos vários títulos conquistados como jogador do PSG. (Foto: Divulgação Facebook oficial Julian Draxler)

O meia também esteve presente na final da Champions League de 2020, onde o PSG acabou derrotado por 1 a 0 contra o Bayern de Munique.

Em maio de 2021, o jogador estendeu o seu vínculo com o PSG que agora se encerra apenas no ano de 2024.

Pela equipe francesa, além dos títulos já citados, Draxler participou, até o momento de 198 partidas, tendo marcado 26 gols e dado mais 41 assistências.

Jogador conquista o mundo com a Seleção da Alemanha

O meio-campista também se destaca com a camisa da Seleção da Alemanha. Em 2011 iniciou sua carreira no time sub-21, participando da campanha nas eliminatórias da Eurocopa da categoria.

Pela seleção principal, o jogador fez a sua estreia em um amistoso contra a Suíça, em uma derrota por 5 a 3, entrando no lugar de Lukas Podolski.

Porém, foi somente em um outro amistoso, em 2013, contra os Estados Unidos, que Draxler marcou seu primeiro gol pela Alemanha.

O atleta fez parte do elenco campeão da Copa do Mundo de 2014, fazendo seu primeiro jogo, entrando no segundo tempo da vitória da Alemanha por 7 a 1 sobre o Brasil, na semifinal do torneio.

Em 2017, Draxler foi escolhido como capitão da Seleção da Alemanha para a Copa das Confederações, sendo campeão do torneio e premiado com a Bola de Ouro como o melhor jogador da competição.

Draxler foi o capitão da Alemanha na conquista da Copa das Confederações da FIFA de 2017. (Foto: Divulgação Facebook oficial do Julian Draxler)

Na Copa de 2018, Draxler também fez parte do elenco que acabou eliminado na fase de grupos do torneio.

O jogador também participou da campanha vitoriosa da Alemanha pelas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2022. Até o momento são 58 jogos pela Seleção com sete bolas na rede.

E se espera ainda mais do jogador, que no auge da carreira deseja conquistar a Champions League pelo PSG e mais títulos com a sua seleção. Vamos ver se ele consegue.

Compartilhe esse conteudo