O atleta francês Jordan Marcel Gilbert Veretout, conhecido também apenas como Jordan Veretout, é um jogador de futebol profissional contratado pelo clube italiano da 1ª divisão da série A A.S. Roma, desde 2019/2020.
O jogador atua dentro de campo como um meio campista, jogando com a camisa de Nº 17. Veretout tem 1,77m de altura, pesa aproximadamente 67 kg e é um jogador destro.
O craque francês além de representar muito bem o Roma, também tem uma participação muito ativa em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da França, sua terra natal, desde 2011, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção francesa SUB-18.
Jordan Veretout nasceu no dia 1º de março de 1993, em Ancenis, no departamento de Loire-Atlantique, uma comuna antiga ao oeste da França.
HISTÓRICO DE CLUBES.
BELLIGNE FC - (futebol amador)
O jogador Veretout sempre foi um amante do futebol. No ano de 1999, com apenas 6 anos de idade, seus pais o colocaram para treinar futebol em um clube juvenil local, de sua cidade, o clube Belligné FC, que foi o início de sua trajetória dentro do esporte. Jordan permaneceu na equipe juvenil até o ano de 2003.
FC NANTES - (futebol profissional)
Depois de permanecer junto ao clube francês, FC Nantes, durante 8 anos, treinando como amador, pela equipe reserva e juvenil, e depois passando para as categorias de base, o jogador finalmente foi promovido dentro do clube, para se tornar um atleta profissional, em 2011, passando a jogar pela modalidade sênior, com 18 anos de idade.
No dia 13 de maio de 2011, Jordan Veretout realizou sua estreia pela equipe principal do clube Nantes, em uma disputa realizada contra o Clube francês, Sportif Sedan Ardennes, que venceu naquele dia, por 3x1.
Porém, durante a temporada seguinte, o craque participou em seu primeiro jogo pela temporada, que foi o jogo de abertura naquele torneio, com uma partida vitoriosa de 1x0 em cima do clube francês, Stade de Reims, durante a Copa da Liga.
Naquele período em que Jordan esteve atuando pelo Nantes FC, ele participou ativamente em 146 jogos durante seus 5 anos defendendo a equipe.
ASTON VILLA FC -
Depois de uma ótima experiência jogando pelo Nantes, no dia 31 de julho de 2015, o atleta ingressou no clube inglês Aston Villa, da Premier League, e assinou um contrato válido por 5 anos, para integrar a equipe. Os valores daquela transação não foram revelados, porém, alguns comentaristas lançaram palpites de valores na mídia, em torno de 7 milhões de Libras.
O jogador francês foi muito bem recebido por toda a equipe, que mostrou grande entusiasmo em ter o craque junto a eles. O treinador da equipe, Tim Sherwood, elogiou bastante o jogador recém-chegado, e disse a alguns repórteres: “Eu sei que o Veretout é muito bem avaliado na França. ”
Pouco tempo depois, no dia 8 de agosto de 2015, o atleta fez a sua estreia, jogando pela equipe, em um duelo vitorioso contra o AFC Bournemouth, que foi derrotado naquela partida, por 1x0.
SAINT-ETIENNE FC - (empréstimo)
No dia 23 de agosto de 2016, o Aston Villa fechou um acordo com o clube francês, Saint Etienne, por um empréstimo do jogador Veretout, por um período de 1 ano apenas. Porém, sem opção de compra para o Saint Etienne.
ACF FIORENTINA -
Depois do término daquele empréstimo, Jordan Veretout retornou ao clube Aston, que depois negociou o atleta para o clube italiano, ACF Fiorentina.
No dia 25 de julho de 2017, o craque francês ingressou para a equipe italiana, e assinou um contrato válido por 4 anos, mas com uma cláusula dando a opção para o alongamento de mais 1 ano, dependendo dos resultados do jogador.
O valor daquela negociação entre os clubes foi revelado posteriormente, girando em torno de 7 milhões de Euros.
ASSOCIAZIONE SPORTIVA ROMA -
Alguns anos depois, no dia 20 de julho de 2019, Jordan Veretout passou a fazer parte do clube italiano A.S. Roma, em uma transação de empréstimo que incluía uma cláusula contratual de compra obrigatória para o Roma.
Porém, o clube Roma e seus dirigentes ficaram pasmados com a desenvoltura do jogador dentro de campo. Depois de algumas reuniões com o clube Fiorentina, o Roma mostrou o desejo de antecipar a compra do jogador, antes do prazo final de compra, e assim, arrematou o fechamento do negócio.
No dia 1º de julho de 2020, o jogador foi oficialmente declarado como um membro permanente do clube, assinando um contrato válido por 4 anos, e uma taxa de transferência avaliada em 16 milhões de Euros.
Mais recentemente, no dia 28 de fevereiro de 2021, o jogador atingiu o seu 10º gol feito pela série A, que foi alcançada em uma disputa contra o AC Milan, durante a temporada 2020/2021.
Jordan Veretout acabou batendo um recorde porque foi o primeiro meio campista da França a atingir esse número, desde o período em que Michel Platini bateu essa marca para o clube Juventus durante a temporada de 1985/1986.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.
Na questão de jogos mundiais e torneios internacionais, Jordan Veretout adquiriu uma ótima experiência também, e chegou a participar ativamente em diversas disputas.
Durante sua fase inicial, Veretout começou participando em jogos da seleção juvenil da França, pela modalidade SUB-18 a SUB-21.
O atleta conseguiu obter a vitória durante a Copa do Mundo FIFA SUB-20 no ano de 2013, realizada na Turquia, onde chegou a receber muitos elogios e premiações, devido ao seu alto desempenho dentro de campo.
Porém, Jordan possui uma característica muito marcante que é a sua humildade. Porque ao ser elogiado, naquela época, Jordan acabou citando seus colegas de equipe dentro da seleção, tais como Geoffrey Kondogbia e Paul Pogba, como sendo jogadores com alto poder de decisão final, em um jogo.
Veretout ainda mencionou que seus colegas foram fundamentais e deram grande ajuda na questão do sucesso da equipe e nas conquistas alcançadas pela seleção da França.
Naquele campeonato que foi realizado na Turquia, em 2013, Jordan conseguiu marcar um gol de pênalti que deu a vitória para a França, depois que houve um empate com o Uruguai, na final, por 0x0. Depois, nas disputas pelos pênaltis o resultado final ficou em 4x1, com vitória da França, que levou o título pela 1ª vez, para a SUB-20.
No dia 26 de agosto de 2021, Jordan foi convocado para a equipe principal da seleção Francesa. E no dia 1º de setembro o craque realizou sua estreia internacional pelos jogos eliminatórios da Copa do Mundo FIFA de 2022, enfrentando a Bósnia e Herzegovina.