O atleta escocês John McGinn é um jogador de futebol profissional, que atualmente está contratado pelo clube inglês da 1ª divisão, Aston Villa FC, da Premier League, desde 8 de agosto de 2018, quando assinou um contrato com o clube, válido até 30 de junho de 2025.

O craque atua dentro de campo como um meio campista, e usa a camisa Nº 7.

John McGinn tem 1,78m de altura, pesa aproximadamente 68 kg e é um jogador canhoto.

(en.wikipedia.org) Logomarca Aston Villa.

McGinn também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da Escócia, desde 2013, quando começou a disputar jogos mundiais, aos 19 anos de idade, pela seleção escocesa SUB-19.

O seu valor atual de mercado é de € 30 milhões de euros.

DADOS FAMILIARES.

John McGinn nasceu no dia 18 de outubro de 1994, na cidade de Glasgow, Escócia, mas foi criado em Clydebank, a 13 km de distância.

Seus pais Stephen e Mary, tiveram 4 filhos. John possui uma irmã gêmea, chamada Katie.

Stephen e Paul, os irmãos mais velhos de John, também são jogadores de futebol de nível profissional, e já estiveram jogando pelo Hibernian no passado.

O avô do craque, Jack McGinn foi o presidente do clube Celtic e também presidente da Associação Escocesa de Futebol.  

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

No ano de 2013, John passou a receber um convite internacional para fazer parte da equipe SUB-19 da seleção da Escócia, para enfrentar a Holanda em um jogo amistoso, e o jogador realizou sua estreia naquela disputa, onde a Escócia perdeu por 2x1.

Posteriormente em outro jogo contra a Sérvia que ocorreu na cidade de Stara Pazova, McGinn passou a ser considerado pela equipe SUB-19 como o capitão do time.

(trivela.com.br) O gol de bicicleta de John McGinn que garantiu o empate com a Áustria, em 2x2, no dia 25 de março de 2021.

Depois de se sair muito bem em alguns jogos, John foi promovido para a seleção escocesa SUB-21, e no dia 5 de março de 2014, realizou sua estreia pela nova modalidade, em um jogo contra a Hungria, no famoso estádio Tannadice, em Dundee na Escócia, que terminou empatado em 2x2. Algum tempo depois, John também se tornou o capitão da equipe SUB-21.

Com o seu progresso em total evidência e sua alta performance dentro de campo, o craque recebeu uma convocação oficial, durante o mês de março de 2016, para fazer parte da seleção principal da Escócia, em um jogo amistoso contra a Dinamarca.

Naquela disputa, que foi a estreia de McGinn, ele contribuiu muito para a vitória da Escócia por 1x0, sendo logo depois homenageado como o homem do jogo.

O primeiro gol internacional de John defendendo sua seleção escocesa aconteceu em setembro de 2019, aos 10 minutos de jogo, em um enfrentamento contra a Rússia, durante um jogo de qualificação para a EURO 2020. Naquela disputa a Rússia venceu no final da partida por 2x1.

Uma outra conquista para John também, foi a realização de seu primeiro hat trick, feito durante os jogos eliminatórios da Euro 2020. No dia 13 de outubro de 2019, em um enfrentamento contra a seleção de San Marino, McGinn garantiu seus 3 gols ainda no 1º tempo.

(birminghammail.co.uk) John McGinn defendendo o Aston Villa em 2022.

Depois, surgiram mais 3 gols durante o 2º tempo, finalizando o placar em 6x0.

Pouco tempo depois, em um outro jogo que ocorreu contra o Cazaquistão em 19 de novembro de 2019, McGinn realizou mais 2 gols, sendo o primeiro aos 48 minutos e outro depois aos 90’ + 1’, finalizando o placar em 3x1. Com aqueles 2 gols o craque obteve em seu saldo final, 7 gols marcados, no grupo de qualificação para a Euro 2020.

Em 2021, John continuou marcando pela seleção escocesa. Durante o mês de março, nos jogos eliminatórios para a Copa do Mundo FIFA de 2022, o craque garantiu 3 gols pela Escócia; um lance lindo de bicicleta que gerou um empate com a Áustria por 2x2, e mais 2 gols feitos em uma disputa contra as Ilhas Faroé, onde a Escócia venceu por 4x0.

No mês de setembro de 2021, John disputou uma partida inteira, contra a Áustria, que foi derrotada por 1x0.  Porém, naquele jogo o seu irmão, Paul, foi chamado aos gramados para substituir outro jogador escocês, e eles jogaram juntos pelo resto da partida.

Aquela situação inusitada acabou saindo em todos os jornais porque John e Paul foram apenas a 3ª dupla de irmãos a jogar juntos pela seleção da Escócia, desde a Segunda Guerra Mundial.

(thescottishsun.co.uk) John McGinn atuando a favor do Hibernian em 2018.

 CLUBES PRINCIPAIS.

SAINT MIRREN FC - (futebol amador e profissional)

John McGinn recebeu treinamentos iniciais durante sua infância, pelo clube St Mirren, uma associação esportiva com sede em Paisley, Renfrewshire, Escócia, que atualmente joga pela Scottish Premier League, a SPL.

Porém, a partir de 2012, o craque passou a atuar como um atleta profissional e fez a sua estreia em jogos disputados contra os clubes Carlisle United e Accrington Stanley.

Ele realizou a sua estreia competitiva no dia 26 de novembro de 2011, em uma disputa contra os grandes vitoriosos na época, o clube Celtic FC, que venceu o St Mirren naquele jogo por 5x0. McGinn entrou em campo aos 78 minutos de jogo, como um substituto.

Apesar daquela derrota, muitas outras vitórias aconteceram, com a atuação brilhante de John dentro de campo. Por isso, no dia 29 de novembro de 2012, o clube St Mirren Park redigiu um novo contrato para o jogador assinar, com validade por mais 3 anos, até o verão de 2015.

Durante os últimos jogos que foram realizados na Copa da Liga Escocesa em 2013, o craque participou em quase 90 minutos da última partida final, contra o clube

Heart of Midlothian FC, que foi derrotado naquele jogo por 3x2, dando assim, a vitória do título da Taça da Liga escocesa, para o St Mirren naquela Copa.

HIBERNIAN FC -

No dia 31 de julho de 2015, John passou a integrar o clube escocês, Hibernian FC, ao assinar um contrato válido por 4 anos com o clube.

Durante a Scottish Cup de 2015/2016, John McGinn demonstrou todo o seu potencial dentro de campo, contribuindo muito para diversas vitórias contra rivais fortes, o que levou o Hibernian a vencer o título como campeão da Copa da Escócia naquele ano.

Aquela foi a primeira conquista do clube, naquele tipo de competição, em 114 anos. Com uma “fome” incontrolável para obter mais conquistas, com a atuação de McGinn, o Hibernian conseguiu se classificar para a Premiership Escocesa.

Depois de obter diversas vitórias, o clube Hibernian acabou recebendo várias propostas de compra para levar o craque.

Porém o Hibs chegou a rejeitar 3 vezes as ofertas do Nottingham Forest, no mês de agosto de 2017, e mais 3 ofertas do clube Celtic, em julho de 2018.

Mas no dia 7 de agosto de 2018, o jogador foi convidado para visitar o clube Aston Villa, e ali o clube fez uma oferta de transferência.

ASTON VILLA FC -

No dia 8 de agosto de 2018, o craque assinou um contrato com o Aston Villa, realizando sua estreia no dia 11, em uma vitória de 3x2 sobre o Wigan Athletic.

A sua primeira temporada de jogos com o novo clube foi um grande sucesso, com McGinn realizando gols e vitórias, contra os clubes, Derby County, derrotado por 3x0, o Nottingham Forest, derrotado por 3x1, o Birmingham derrotado por 4x2, e o Bolton Wanderers, derrotado por 2x0.

No dia 11 de dezembro de 2020, McGinn assinou outro contrato com o Aston, válido por 5 anos, e em agosto de 2021, tornou-se o capitão da sua equipe.

Compartilhe esse conteudo